Tiida Clube - Oficial - BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Fluido de embreagem

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
KaveraTheOne

KaveraTheOne


Mensagens : 13
Pontos : 21
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP

Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11Seg Fev 08, 2016 2:17 pm

Boa tarde, pessoal.

Os senhores teriam alguma informação precisa sobre o intervalo e necessidade da troca do fluido da embreagem?

Ele é compartilhado com o reservatório do fluido de freio. Quando trocamos o fluido de freio ele renova junto?

Segue print da informação colhida no manual do Versa 2007 EUA (só para tirar o ar do sistema):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Grato.
Ir para o topo Ir para baixo
mrb




Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11Seg Fev 08, 2016 2:50 pm

Embreagem tem que sangrar junto quando é feito a troca do fluído de freio.
A cada 1 ano ou no máximo 2 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
KaveraTheOne

KaveraTheOne


Mensagens : 13
Pontos : 21
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP

Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11Seg Fev 08, 2016 5:27 pm

Obrigado pela resposta. Era o que imaginava.

Nos manuais de reparação tem explícito a troca do fluido de freio, mas não encontrei o procedimento de troca do fluido de embreagem.

As concessionárias parecem desconhecer como realiza esta manutenção. Pelo menos, as que liguei e visitei.

O manual abaixo tem o procedimento, não sei se aplicável, do Versa 2012, mas o motor é diferente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Existe alguma recomendação ou local para realizar a manutenção em SP?
Ir para o topo Ir para baixo
FelipeCP




Mensagens : 5
Pontos : 7
Data de inscrição : 03/01/2014

Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11Seg Fev 08, 2016 7:30 pm

Este tópico apareceu em um ótimo momento!

Estava me preparando para trocar o fluido de freio do meu Tiida, mas estou com dúvida na parte da sangria da embreagem. Mesmo com esse manual de reparação não ficou 100% claro para mim o procedimento.

Coloco abaixo as fotos, se alguém souber e puder ajudar seria ótimo!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

1) Primeiro removo o fluido velho do reservatório e completo com o novo.
2) Depois conecto a mangueira no plug preto. Tenho que apertar esse arame e empurrar o conector para a direita (ou esquerda?)?
3) Aperto e solto o pedal de embreagem até começar a sair fluido novo pela mangueira?
Ir para o topo Ir para baixo
KaveraTheOne

KaveraTheOne


Mensagens : 13
Pontos : 21
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP

Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11Ter Fev 09, 2016 4:29 am

Tenso!
Ir para o topo Ir para baixo
FelipeCP




Mensagens : 5
Pontos : 7
Data de inscrição : 03/01/2014

Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11Qua Fev 10, 2016 2:26 pm

Complicado mesmo, tentei mexer para ver se descobria como funcionava mas não consegui. Pesquisei e vi em fóruns de outros países pessoas que tentaram sangrar a embreagem e tiveram problema depois com pedal baixo. Resolvi não arriscar, troquei o fluido e sangrei os freios somente, gastei ao todo menos de 500 ml de Dot 4.
Com o tempo esse fluido velho do sistema de embreagem se mistura com o novo? Posso fazer uma troca antecipada daqui uns 6 meses mais menos para dar uma "limpeza"..
Ir para o topo Ir para baixo
KaveraTheOne

KaveraTheOne


Mensagens : 13
Pontos : 21
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP

Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11Qui Fev 11, 2016 10:22 am

Tenho exatamente a mesma dúvida. E sua preocupação procede, pois realmente existem casos de problemas após o sangramento. Mas acho que é por incapacitação técnica. Tenho um SAC aberto na Nissan e vamos discorrer sobre o assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
mrb




Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11Qui Fev 11, 2016 3:21 pm

Não é complicado. Problema que mecânico atualmente não sabe mais fazer nem sangria de freio, usa tudo máquina.
Ir para o topo Ir para baixo
KaveraTheOne

KaveraTheOne


Mensagens : 13
Pontos : 21
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP

Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11Sex Fev 12, 2016 5:08 am

Verdade. Mas o esquema técnico também não ajuda. Nos manuais do Tiida não tem essa manutenção explicada.
Ir para o topo Ir para baixo
KaveraTheOne

KaveraTheOne


Mensagens : 13
Pontos : 21
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP

Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11Ter Fev 16, 2016 10:33 am

Boa tarde!

"Segundo a engenharia Nissan este procedimento não é necessário e a mistura de fluidos de DOT3 antigo e DOT4 (novo Nissan) não compromete o sistema e a segurança."

Não confio. Acho que estão enganados ou despreparados.

Mandei o print das imagens dos manuais como resposta para a Nissan (acho que não ajuda nem a eles, hehehehe).
Ir para o topo Ir para baixo
mrb




Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11Ter Fev 16, 2016 3:53 pm

O manual é bem claro, porem como não é aplicado, os mecânicos nem mesmo da Nissan sabem como proceder.

Absurdo isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fluido de embreagem Empty
MensagemAssunto: Re: Fluido de embreagem   Fluido de embreagem Relagi11

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fluido de embreagem
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» troca de fluido de freio e embreagem
» Fluido de Freio e Fluido de Arrefecimento
» Dúvida - Fluído hidráulico do cambio AT
» FLUIDO DE ARREFECIMENTO.
» Substituição do fluído do câmbio AT

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiida Clube - Oficial - BR :: Geral :: Mecânica e preparação-
Ir para: