Ola Amigos,
Eu sou Muniz, tenho um Tiida SL automatico 2012/13 prata, peguei zero em maio, esta hoje com 6600 KM,
e so esta com essa Km porque eu fiz um viagem de 3000 KM que não pretendo fazer outra dessa
tão cedo. Minha media diaria é de 6Km.
Quando peguei o carro coloquei, central multimidia, camera de re, tapetes carpetados personalizados,
protetor de carter e alarme com modulo para subir os vidros.
Ganhei a pelicula na concessionaria.
Minha opniao sobre o carro é que ele possue algumas particularidades dificil de achar em outro
carro pois ele é meio que um crossover de hatch e minivan.
Não gosto da ideia brasileira de hatch ser esportivo, gosto mais da ideia europeia, em que
hatch tem a praticidade de não ser comprido e ainda caber bastante coisa no porta-malas
por causa da 5 porta. Desde 2012 o SL já vem com os spoiler , nao gosto prefiro
o parachoque do 2011.
Eu ia comprar um Bravo, estava a meses pesquisando e acompanhando foruns, mas vi que
estava dando uns probleminhas, tinha cambio automatizado, as pecas pareciam frageis,
tudo era opcional , nao tinha taxa zero e o espaço atraz é muito ruim.
O que mais se tem na rua é carro japones automatico. Quando descobri que o Tiida
ja estava vindo com pneus 195, acho 185 nao muito estavel,e com o mesmo preco do
Bravo pegava o SL com couro , teto , chave presecial e ar digital, e num
carro muito superior em qualidade , e ainda taxa zero não pensei duas vezes.
Agora minha impressões com esse 1 ano que estou com o carro.
Negativas, comparado com carro europeu carro Japones tem muita falha em termos ergonomicos e de
acessorios basicos , eu tinha Megane Grand Tour e sinto falta de algumas coisas que
por exemplo Bravo , Focus , Golf tambem teriam
Ex.:
- freio a disco nas 4 rodas (esse é o mais grave, e pior que nem Sentra tem, isso é coisa da Nissan mesmo)
- computador de bordo todo por extenso bem completo e botao de alterar na haste de direção
- trava do vidro traseiro so trava o de traz
- farol duplo
- regulagem do som no volante.
- vidros sobem pelo controle
- CD com bluetooth e USB
- encosto de cabeca nao tão distante
- os 4 vidros de 1 toque para subir e descer
- sensor de chuva , crepuscular e de estacionamento
- cambio automatico de 6 marchas ou CVT (como nos EUA)
Acredito que nao tem CVT no Brasil por causa dessa mentalidade de carro "esportivo".
No modelo americano tem CVT, ESP, 6 air bags, GPS e regulagem do som no volante as mais que o nosso.
Agora os positivos, espaco interno, banco traseiro deslizante , qualidade das peças e montagem padrão americano,
ser um hatch medio automatico com teto , couro e chave presencial por menos de R$ 60 mil ,
motor economico e seguro mais barato entre os hatchs medios
Um outra coisa que gosto é de não ser muito largo e ter pneus 195, gera economia sem perder
estabilidade. Qualquer outro hatch medio é mais largo e tem pneus 205, o que para estrada é bom,
mas não para cidade.
A suspensão apesar de ser macia, não filtra barulhos quando se cai em buracos, a Megane era
silencio total sempre, os parachoques tambem são muito baixos e mais esse esportivo, nunca
raspei nada na Megane. Curioso que a Megane é bem mais baixo que o Tiida mas por baixo tudo
esta bem alto em relação ao solo, isso que faltou no Tiida.
Se fosse trocar o Tiida os unicos carro que vem na minha mente são o SX4 ou Fit.
SX4 tem um seguro impraticavel e o Fit é muito caro e simples não da para compara com o Tiida,
mas tem a vantagem de ser mais urbano , baixa desvalorização e ainda tem os freios a disco nas 4,
no final nao gosto do Fit, e sempre gostei do design do Tiida desde que ele saiu em 2008