Tiida Clube - Oficial - BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Xenon - Proibição

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
PET
Admin
PET


Mensagens : 837
Pontos : 866
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 36
Localização : Curitiba

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Ter Ago 23, 2011 10:41 am

Prezados membros,

Como um dos deveres do fórum é o caráter informativo, incumbe informa-los que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a instalação de faróis de gás xenônio em veículos que não saírem de fábrica com esse dispositivo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (7).

Até então essa alteração era permitida mediante autorização prévia do Departamento de Trânsito nos estados e deveria constar no documento do veículo (CSV).

O Contran diz que veículos que tiveram instalados esse tipo de farol com a devida alteração do Detran, "com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta resolução" poderão circular "até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007", que dispõe sobre o sistema de iluminação dos veículos. Por sucateamento, explica a assessoria do órgão, entende-se o quanto o veículo durar. Em caso de necessidade, esses também poderão substituir o equipamento por outro similar.

Lista de proibições
A nova resolução do Contran (384/2011), emitida no último dia 2, inclui a instalação do farol xênon em uma lista de outras alterações em veículos vetadas pelo órgão, dispostas no artigo 8º da resolução 292, de 2008 (veja abaixo). Agora, entre as proibições, figura o item "instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo".

A assessoria de imprensa do órgão confima que o veto vale apenas para instalação do farol de xênon após a fabricação dos veículos -os que já saem da linha de montagem com o dispositivo poderão continuar circulando com ele e substituí-lo por equipamento similar quando necessário.

Segundo o Código Nacional de Trânsito, o desrespeito à regra pode resultar em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

VEJA OUTRAS MODIFICAÇÕES PROIBIDAS PELO CONTRAN
Segundo a Resolução 292/2008

- Utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
- Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
- Substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco,
nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em
motocicletas e assemelhados;
- Alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou
modificação de dispositivos da suspensão;
- Instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores,
excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo

MINISTÉRIO DAS CIDADES
CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO
RESOLUÇÃO Nº 384, DE 2 DE JUNHO DE 2011

Altera a Resolução nº 292, de 29 de agosto de 2008, do CONTRAN, que dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o artigo 12 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer requisitos mais seguros para alteração do sistema de iluminação e sinalização de veículos automotores;

CONSIDERANDO o constante nos processos nº 80001.003214/2008-22, resolve:

Art. 1º Acrescentar o inciso V e parágrafo único ao art. 8º da Resolução nº 292/2008 - CONTRAN, com a seguinte redação:

'Art. 8º ...............................................................................................................

V- A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo.

Parágrafo único. Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007 - CONTRAN.'

Art. 2º Alterar o item 32 do Anexo da Resolução nº 292/2008 - CONTRAN (com alteração dada pela Resolução nº 319/2009 - CONTRAN), que passa a ter a seguinte redação:
32 MODIFICAÇÃO APLICAÇÃO EXIGÊNCIA CLASSIFICAÇÃO DO VEÍCULO APÓS MODIFICAÇÃO
Sistema de sinalização/ iluminação Todos os veículos CSV, inciso V do art. 8º desta Resolução Resolução e nº 227/2007 e seus anexos. Mesmo Tipo/Espécie

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

D.O.U., 07/06/2011 - Seção 1


scratch
Ir para o topo Ir para baixo
https://tiidaclube.forumeiros.com
Juninho

Juninho


Mensagens : 1189
Pontos : 1261
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 38
Localização : Ponta Grossa-PR

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Ter Ago 23, 2011 5:36 pm

Faz uns 4 anos que não utilizo xenon nos faróis principais (luz alta e baixa), e não sinto falta... Hoje o xenon tomou tamanha proporção no mercado e instalam mal e porcamente em carros que não tem regulagem de altura muito menos uns refletores decentes no farol...
Instalei 3000k nos faróis de neblina, mais por estética...
Vejo que não há restrição nenhuma para este farol pois é um acessório, não um item obrigatório no veiculo...
Ir para o topo Ir para baixo
PET
Admin
PET


Mensagens : 837
Pontos : 866
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 36
Localização : Curitiba

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Ter Ago 23, 2011 5:46 pm

Mas os cop tem enchido o saco por causa de xenon nas milhas... Pelo menos eh o que eu ando vendo nas ruas aih!

Nunca te pararam juninho?

To pensando em jogar um 6000k nas milhas e uma luz branca no farol!

O problema eh qual luz branca?!?!
Ir para o topo Ir para baixo
https://tiidaclube.forumeiros.com
Juninho

Juninho


Mensagens : 1189
Pontos : 1261
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 38
Localização : Ponta Grossa-PR

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Qua Ago 24, 2011 5:05 pm

Enchem o saco em relação aos milhas com xenon, acho que devido a este acessório só poder ser utilizado em estrada e não na cidade...
Se pegar blitz com ele ligado na cidade é pepino... Ja na estrada, acho q nem tanto...
Por ser xenon, qualquer uma eles podem invocar e querer dar multa... Não importa a tonalidade...
Coloquei 3000k pq não é tãããão chamativo quanto ao azul...
Ir para o topo Ir para baixo
PET
Admin
PET


Mensagens : 837
Pontos : 866
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 36
Localização : Curitiba

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Qua Ago 24, 2011 5:28 pm

Bem dessa... Sabe de alguma lampada branca boa? Eu sei q num vai chegar ao xenon, mas que ilumine melhor?

Pq eu achei os farois do tiida meio fracos... Sei lah
Ir para o topo Ir para baixo
https://tiidaclube.forumeiros.com
Juninho

Juninho


Mensagens : 1189
Pontos : 1261
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 38
Localização : Ponta Grossa-PR

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Qui Ago 25, 2011 10:11 am

Lampada branca boa, tem as osram e as philips. Uma vez coloquei as diamond vision da philips e não gostei, achei mais fraca q a original e na chuva pior ainda!
Tem as cool blue da osram q ouvi falar bem e as night breaker tambem...

ou xenon mesmo q seja 4300k... mais discreto e ilumina bem mais q a original...
Ir para o topo Ir para baixo
PET
Admin
PET


Mensagens : 837
Pontos : 866
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 36
Localização : Curitiba

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Qui Ago 25, 2011 10:14 am

Mas eu to achando que por enquanto vou ficar nas originais mesmo...

Pq curitiba tah fodaw....inumeras blitz!


Ir para o topo Ir para baixo
https://tiidaclube.forumeiros.com
Juninho

Juninho


Mensagens : 1189
Pontos : 1261
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 38
Localização : Ponta Grossa-PR

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Qui Ago 25, 2011 10:15 am

Ja pegou alguma blitz com o Tiida? Como ficou em relação à altura do carro, ja embaçaram?
Ir para o topo Ir para baixo
PET
Admin
PET


Mensagens : 837
Pontos : 866
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 36
Localização : Curitiba

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Qui Ago 25, 2011 10:18 am

eu passei numa blitz na batel uma vez...

foi meio sussi...mas fikei com o C* na mão...hahaha...

mas se eu tivesse com xenon ou luz azul, certeza que eu tinha me fudido!

Ir para o topo Ir para baixo
https://tiidaclube.forumeiros.com
Juninho

Juninho


Mensagens : 1189
Pontos : 1261
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 38
Localização : Ponta Grossa-PR

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Qui Ago 25, 2011 10:23 am

PET escreveu:
eu passei numa blitz na batel uma vez...

foi meio sussi...mas fikei com o C* na mão...hahaha...

mas se eu tivesse com xenon ou luz azul, certeza que eu tinha me fudido!

To pensando seriamente em legalizar a altura no doc... Eu uso meu carro p/ trabalho, ando pela cidade inteira... Imagine vc q viaja então! Sei la, to pensando muito nisso... Mesmo q daqui uns 4 ou 5 anos eu acabe trocando de carro...
Ir para o topo Ir para baixo
PET
Admin
PET


Mensagens : 837
Pontos : 866
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 36
Localização : Curitiba

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Qui Ago 25, 2011 10:28 am

Juninho escreveu:
PET escreveu:
eu passei numa blitz na batel uma vez...

foi meio sussi...mas fikei com o C* na mão...hahaha...

mas se eu tivesse com xenon ou luz azul, certeza que eu tinha me fudido!

To pensando seriamente em legalizar a altura no doc... Eu uso meu carro p/ trabalho, ando pela cidade inteira... Imagine vc q viaja então! Sei la, to pensando muito nisso... Mesmo q daqui uns 4 ou 5 anos eu acabe trocando de carro...

Eu só num legalizo porque as seguradoras embassam muito!

Prefiro ter seguro, do que carro legalizado!
hahaha...

to pensando em colocar ele na altura jipe por um tempo...até a poeira abaixar um pouco!

Ir para o topo Ir para baixo
https://tiidaclube.forumeiros.com
valds




Mensagens : 261
Pontos : 295
Data de inscrição : 19/02/2012
Localização : Curitiba

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Sáb Fev 25, 2012 7:09 pm

Amigos, apesar de ser advogado, vou violar a lei.
Acabei de comprar pelo ML um kit xenon 6000k h4-2. Aquele que tem a luz alta halogena.
Quando passar pelos cops, aciona a alogena.
Vamos ver se vai dar BO. Se tomar multa eu tiro.

Valds
Ir para o topo Ir para baixo
PET
Admin
PET


Mensagens : 837
Pontos : 866
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 36
Localização : Curitiba

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Seg Fev 27, 2012 8:24 am

Valds,

Engraçado que na carreira de adv, pregamos muito o ditado: " em casa de ferreiro, o espeto é de pau"...

hahahaha...

o meu tmb esta com xenon, mas somente nas milhas...hehehe

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
https://tiidaclube.forumeiros.com
valds




Mensagens : 261
Pontos : 295
Data de inscrição : 19/02/2012
Localização : Curitiba

Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11Seg Fev 27, 2012 8:45 am

É PET....exatamente isso.......
Já usei antes, sem legalizar e vou colocar de novo!!
KKKKKK
Depois da multa eu tiro.!!

ABraço

Valds
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Xenon - Proibição Empty
MensagemAssunto: Re: Xenon - Proibição   Xenon - Proibição Relagi11

Ir para o topo Ir para baixo
 
Xenon - Proibição
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiida Clube - Oficial - BR :: Geral :: Tiida Clube-
Ir para: