Pessoal, sou novo no fórum e dono de um Nissan Tiida SL 2012, gosto muito dele. Vou realizar a primeira troca de óleo e devo dizer que me encontro perplexo com o assunto.
Além disso, sou engenheiro mecânico e tenho alguma base sobre lubrificação. Vou tentar explicar a diferenças entre os tipos de óleo.
Os óleos como conhecemos é indicado na embalagem do tipo Xw-Y, por exemplo 15w50. O número “X” a frente do “w” se refere a viscosidade do óleo na temperatura de partida, já o número “Y” se refere a viscosidade do óleo a temperatura de utilização do motor. A letra w vem da palavra “winter”. Mas atenção, esses números não são de fato a viscosidade nessas temperaturas, e sim apenas um número indicativo. Na minha opinião o correto seria utilizar letras.
Geralmente, considera-se que a temperatura de operação de um motor é de 100ºC. Esse é o motivo dos fabricantes de lubrificantes colocarem em sua ficha técnica a viscosidade do óleo a 100ºC. No entanto em alguns casos, como em uma corrida, ou ao puxar um reboque, essas temperaturas podem aumentar.
Os motores modernos são projetados para trabalharem nessa temperatura de 100ºC, independentemente se você mora no Rio de Janeiro ou no patagônia, portanto a temperatura do motor pouco varia com a temperatura externa, exceto quando o seu motor é refrigerado a ar, como no caso do fusca.
No entanto a temperatura do motor, e a temperatura do óleo, no momento da partida, é equivalente a temperatura externa, após o motor ter esfriado e chegado no equilíbrio térmico. Da mecânica dos fluídos, a viscosidade do óleo é influenciada por sua temperatura, quanto mais frio maior será a sua viscosidade, e portanto o óleo será mais grosso.
Um óleo mais grosso tem maior dificuldade em penetrar nas partes a gerem lubrificadas. Além disso, a bomba de óleo não consegue bombear com eficácia o óleo com maior viscosidade, sendo que grande parte deste óleo no momento da partida não é bombeado para as partes de interesse, passando por uma válvula by-pass e retornando ao cárter do motor. As partes sem lubrificação, em movimento, geram atrito e desgaste das peças, por isso é pouco recomendado altas rotações enquanto o motor ainda está frio.
Por este motivo, as empresas de lubrificantes tentam ao máximo que a viscosidade do óleo no momento da partida seja a mais próxima possível da viscosidade na temperatura de operação 100ºC. No Brasil, essa viscosidade é encontrada na ficha técnica como viscosidade a 40ºC.
Como tentativa de aproximar a viscosidade a frio da viscosidade a quente, é utilizado alguns aditivos no óleo.
Na prática, vamos dar uma olhada na viscosidade de dois óleos, uma 5w-30 e outro 10w-30. Pelo que já foi dito, os dois apresentam a mesma viscosidade na temperatura de operação (100ºC), no entanto no momento da partida (40ºC), o 5w-30 será mais fino permitindo melhor lubrificação. O exemplo será a linha Durablend da Valvoline. O link da especificação técnica é o seguinte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Verifica-se que para 100ºC os dois têm viscosidades próximas, 10 cSt, no entanto no momento da partida, o 5w-30 apresenta viscosidade 58 cSt e o 10w-30 apresenta 71 cSt. Além disso o ponto de fluídez, ou seja a menor temperatura que o óleo flui pelo motor, no caso do 5w-30 é ligeiramente menor.
Ou seja, a viscosidade recomendada para lubrificar o seu motor é de aproximadamente 10 cSt, no entanto, no momento da partida seu óleo encontra-se a mais de 5 vezes este valor, por isso a lubrificação neste momento é pobre. Em casos de temperaturas extremamente baixas, abaixo de zero, ao utilizar um óleo grosso no momento da partida como o 15w50, por exemplo, o motor pode até não partir.
Pode-se pensar que o momento da partida do motor pouco importa para sua vida útil, uma vez que damos partida e rapidamente o motor se esquenta. No entanto, dados comprovam que 90% do desgaste do motor ocorre no momento da partida.
Retornando ao caso da Nissan no Brasil, creio que a utilização de óleo mineral está desuso, uma vez que os aditivos colocados nos óleos minerais para deixá-los menos viscosos no momento da partida se perdem com o tempo, por isso o seu tempo de troca tem que ser menor que o de um óleo sintético. Atenção: o óleo sintético também é mais viscoso no momento da partida, no entanto o óleo mineral perde os elementos que o torna menos viscoso na partida, enquanto a viscosidade do óleo sintético se mantém quase constante em sua vida útil.
A utilização do 15w50 apresenta uma viscosidade muito elevada para o momento da partida, aumentando o desgaste, e na minha opinião, muito elevada no momento da utilização para este motor. Além disso, no próprio manual consta que o óleo a ser utilizado deve ser o 5w30. Perguntei na concessionária qual era a marca do óleo para eu pesquisar as especificações técnicas, e me foi dito que é um óleo da própria marca Nissan. (Não sabia que a Nissan também fabricava lubrificantes).
Percebi que algumas pessoas alegaram que pelo fato de o Brasil ser um país quente, pode-se desclassificar o 5w-30. Acho improvável, pois como já foi dito, o motor foi projetado para operar em uma temperatura constante, independente da temperatura ambiente, pois o mesmo apresenta um sistema de refrigeração a água. Além disso, um óleo mais fino vai ter uma vazão maior na bomba de óleo, sendo assim, com um maior fluxo de óleo nas partes do motor, o mesmo vai ser melhor refrigerado do que o uso de um óleo grosso. Além disso, escrevi a respeito disso em fóruns no exterior, no qual o Tiida e conhecido como Versa nos EUA, e todos utilizam o óleo 5w30. Lembrando que nos Estados Unidos há locais extremamente quentes como no Brasil, a exemplo do Texas e do Arizona, que no verão passam dos 40ºC, assim como aqui no Rio de Janeiro, onde eu moro.
Ao escrever neste fórum americano, as pessoas ficaram perplexas ao falar sobre o uso do 15w50 mineral no Brasil. Lembrando que o Tiida brasileiro, é o mesmo do americano, fabricado em Aguascalientes, no México. Não há nenhum relato da utilização do óleo 15w50 em carros da Nissan na América do Norte, Europa e Ásia.
Indagado, enviei email para o SAC da Nissan do Brasil, e fui informado que o correto é o 15w50 mineral para minha decepção. Bom, se realmente o correto, de acordo com a Nissan, é o 15w50 o manual está errado. Se o manual está incorreto, o mínimo que se espera de uma empresa séria é que nos envie uma nova cópia da última revisão do mesmo, o que não aconteceu.
Como gosto muito do carro, e pretendo ficar com ele por um bom tempo, acabei de abdicar minha garantia, com 4.700 km rodados para não utilizar este óleo mineral 15w50, que na minha opinião é um absurdo para este tipo de motor novo. Até concordaria em utilizar este tipo de óleo neste motor, depois que o mesmo apresenta-se grande desgaste.
Além do óleo não ser o correto na minha opinião, devo dizer que o filtro original (que não passa daqueles filtros FRAM baratos pintados de Nissan) também não é dos melhores. Acabei de encomendar dois novos filtros K&N para colocar na próxima troca. Mais detalhes sobre a qualidade dos filtros está neste site, em inglês:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]A minha conclusão é que a Nissan está aplicando este plano de manutenção, utilização de óleo mineral, é para que a gente tenha que trocar o mesmo com mais frequência, 5.000 km ou 6 meses, pagando valores absurdos de mão de obra. Aqui no Rio, por exemplo, a hora de mão de obra é de R$280,00.
É realmente lastimável pagar este valor de mão de obra para uma simples troca de óleo e filtro, que não leva mais de 5 minutos para ser realizada, que qualquer um pode fazer no quintal de casa, e ainda por cima utilizando produtos de qualidade duvidável sem seguir a especificação do manual da própria Nissan.
Além disso, o óleo 5w30 apresenta melhor refrigeração, menor desgaste das peças em uso e principalmente no momento da partida, além de economia de combustível, sendo recomendando atualmente pela normas européias e norte americanas para veículos de passeio, pois são conhecidos como óleos verdes que denigrem menos o meio ambiente, ao consumir menos combustível e precisar de menos trocas.
Obviamente que utilizar este tipo de óleo recomendado 15w50, com o período de troca de 5.000km não trará danos ao bloco do motor no durante a garantia, assim a Nissan se resguarda neste período. Se você pensa em vender o carro antes deste prazo, recomendo que mantenha a garantia e faça a troca na concessionária, pois vai ajudar no momento da revenda. No entanto eu quero ficar com o carro por mais tempo que isto. Por esse motivo estou abdicando da minha garantia e colocando um óleo que eu considero adequado para meu carro. O ideal seria que nos fizéssemos algo em relação a isso, uma manifestação, boicote, perguntas na hora da troca de modo a deixar os consultores contrangidos, etc.
Já mandei email para o SAC da Nissan pedindo uma explicação técnica sobre o porquê da utilização deste óleo no nosso motor, sendo que no mundo todo é utilizado o 5w-30. No entanto, sem resposta. Mandei email para a Nissan dos EUA sobre este assunto, e não consegui contato com a Nissan no México onde é fabrico o veículo, uma vez que o link do site está quebrado, nem com a Nissan do Japão onde é realizado o projeto, pois a mesma só atende por telefone.
Por fim, gostaria de expressar meu desapontamento com o pós venda da Nissan, pois o carro realmente é muito bom, mas ao tratar os clientes desta maneira, pouco clara, utilizando produtos de qualidade duvidáveis em suas concessionárias e com preços exorbitantes de mão de obra eles acabaram de perder o respeito que eu tinha pela marca.