Tiida Clube - Oficial - BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Wagner-floripa

Wagner-floripa


Mensagens : 18
Pontos : 24
Data de inscrição : 22/06/2015
Idade : 43
Localização : Florianópolis

Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D Empty
MensagemAssunto: Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D   Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D Relagi11Seg Out 26, 2015 12:02 pm

Boa tarde pessoal, Meu câmbio automático sempre da um tranco quando aciono o R, sendo mais forte quando o carro esta mais frio e bem suave quando esta quente, mas sempre acreditei ser normal. Mas neste sábado (24/10) reparei em um ruído que vem ocorrendo no câmbio. Toda vez que mudo da posição R para D ocorre um barulho de metal, como se o cambio estivesse engrenando a marcha no seco. Experimentei mudar do N para D e o ruído não ocorreu. Só ocorre quando passo do R para D. Outra coisa que reparei é que quando ele esta frio e na primeira arrancada do dia em D ele da um barulho fraco na mudança da primeira para a segunda marcha.


OBS: Meu carro esta com 57 mil KM.
Ir para o topo Ir para baixo
fabianotrombini




Mensagens : 3
Pontos : 3
Data de inscrição : 10/11/2015

Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D   Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D Relagi11Qua Jan 06, 2016 5:03 am

bom dia Wagner
estou exatamente com o mesmo problema com o meu Tiida 49.000 Km, qual foi a solução para o seu ?
Ir para o topo Ir para baixo
Wagner-floripa

Wagner-floripa


Mensagens : 18
Pontos : 24
Data de inscrição : 22/06/2015
Idade : 43
Localização : Florianópolis

Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D   Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D Relagi11Qua Jan 06, 2016 5:23 am

fabianotrombini escreveu:
bom dia Wagner
estou exatamente com o mesmo problema com o meu Tiida 49.000 Km, qual foi a solução para o seu ?

Fui em 2 oficinas especializadas em Cambio automático e consultei o meu mecanico de confiança que tem conhecimento de cambio automático. Meu mecânico e uma das oficinas especilizadas disseram que o barulho é normal. Parece que o tal ruído vem da planetária, sendo que há carros que faz um ruído mais acentuado, mas que não irá me trazer problemas. Já a outra oficina especializada o cara disse que pode ser trizeta como também pode ser outra coisa. Queria que eu deixasse o carro lá. Este último não me passou confiança. Enfim, deixei do jeito que esta, pois o câmbio continua excelente com a passada de marchas no tempo certo e sem trancos.
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielnappi




Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 37
Localização : São Paulo-SP

Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D   Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D Relagi11Qui Mar 31, 2016 1:35 pm

boa tarde caros,

eu tenho um tiida 09/10 com 50 mil KM e tive este mesmo problema recentemente, mas um pouco mais grave, o barulho era extremamente alto de metais raspando quando o veículo estava em P ou N, e quando começava a acelerar no D ou R.

o meu tio é mecânico experiente há mais de 30 anos e pedi para ele verificar. ele constatou que o barulho era dentro da caixa de câmbio, confirmando o que o Wagner-floripa falou, na planetária ou conversor de torque.

como meu tio não mexe nessa parte de cambio automático, ele me indicou uma oficina especializada, e o problema era exatamente este, a planetária e os rolamentos estavam MOÍDOS, e por isso fazia o barulho de metal raspando. eu fui verificar pessoalmente para entender e ver os danos, e é realmente muito complicado, os rolamentos simplesmente viraram "poeira".

no entanto, este problema poderá sim trazer consequencias mais graves, pois quanto mais "raspa", pior fica, e assim vai causando mais danos aos componentes do câmbio, podendo eventualmente parar completamente, forçando uma troca de todo o sistema.

neste momento meu carro está na oficina fazendo a substituição destas peças, porém o problema é crônico do TIIDA, não existe uma causa específica para isso, é provavelmente uma falha de projeto do carro, em que o sistema do câmbio pode não suportar o torque/peso do carro, e que ao longo do tempo tende a ter um desgaste maior do que o normal.

obs: vou gastar R$5.000 de manutenção da planetária, rolamentos e demais componentes que foram afetados.

obs2: o preço do câmbio completo passa de R$10.000 - eu sugiro dar uma olhada nesse barulho com mais carinho Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D   Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D Relagi11

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cambio automático - ruído forte ao mudar de R para D
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O AUTOMATICO DE VOCÊS VIBRA PRA CARAMBA AO MUDAR PARA 3ª EM BAIXA?
» Câmbio automático não para no D
» Câmbio Automático
» Duvida Sobre o Cambio Automatico
» estalo ao trocar as marchas Cambio Automatico

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiida Clube - Oficial - BR :: Geral :: Mecânica e preparação-
Ir para: