Tiida Clube - Oficial - BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
LuanaSouza91




Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 16/10/2015

Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Empty
MensagemAssunto: Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"    Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Relagi11Sex Out 16, 2015 11:46 am

Galera, boa tarde!

Adquirir um Tiida 08/08 a pouco mais de um mês. O carro aparentemente estava lindo, porém sou meio "possessa" quando o assunto é cuidar de um carro, quero ele sempre em ótimas condições.
Levei ao meu mecânico de confiança e fiz uma revisão completa. Meu Deus, levei um susto.
O carro estava com bucha, suporte de motor e de caixa quebradas, peças do amortecedor também quebradas, óleo de caixa nunca foi trocado! Resumindo, ficou uma boa parte do meu rico dinheirinho na oficina. Rs
Eu confesso que o carro é lindo, confortável e que superou todas as minhas expectativas, porém eu estou medo do modo que eu tenho utilizado o cambio dele, que é automático. Fui ler o manual e fiquei mais confusa ainda... Rsrs

Meus pais tem um sitio, e eu por ser leiga ainda no assunto, coloco no "D" e vou embora em longas duas horas de viagem, mas estou com medo de estar utilizando de forma incorreta, pois mesmo depois da revisão, quando cheguei ao sitio o carro estava com um cheiro de borracha queimada e isso me assustou, meu mecânico disse que pode ter sido uma maneira incorreta de como eu posso ter utilizado o cambio. Quando vou subir as "ladeiras" da estrada eu aperto o botão overdrive. Isso é errado?
E quando exatamente devo utilizar as opções 1 e 2 do cambio? Existem várias subidas indo para o sitio e existe um trajeto de mais ou menos 7km muito acidentado de estrada de terra.

Quando li o manual o mesmo disse que para o 1 é para ser utilizado até 55km/h e 2 é para ser utilizado para até 100km/h. Tenho que ficar mudando toda hora os comandos?

Estou muito confusa, me ajudem!!
Muitíssimo obrigada!  Wink


Última edição por LuanaSouza91 em Sex Out 16, 2015 6:38 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
tiagosevla

tiagosevla


Mensagens : 16
Pontos : 20
Data de inscrição : 22/12/2014
Idade : 36
Localização : Brasília / DF

Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"    Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Relagi11Sex Out 16, 2015 1:02 pm

Boa tarde!

As opções 1 e 2 são a primeira e segunda marcha. O 1 é para subidas muito acentuadas e o 2 é para subidas acentuadas.
Ir para o topo Ir para baixo
mrb




Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"    Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Relagi11Sex Out 16, 2015 3:50 pm

Luana o cambio AT do tiida pode ser considerado como um câmbio Manual de 4 marchas.

A transmissão tem 4 marchas. sendo a ultima (4°) chamada de longa ou overdrive.
Quando colocado a seletora na posição D, a transmissão esta habilitada a usar as 1° 2° 3° 4° marcha

Quando colocado a seletora na posição D com overdrive desligado, a transmissão esta habilitada a usar as 1° 2° 3°marcha

Quando colocado a seletora na posição 2, a transmissão esta habilitada a usar 1° e 2° marcha

Quando colocado a seletora na posição 1, a transmissão esta habilitada a usar somente a 1° marcha


O que ocorre é que em uma subida mais longa o cambio AT vai passar de 1° para 2° e posteriormente para 3°.  Dependendo da subida essa 3° marcha não sera suficiente para manter a velocidade e então o cambio AT passa para 2° denovo que depois vai tentar passar para 3°.

Para bloquear esse incômodo de troca é aconselhado colocar a seletora em 2 para limitar a troca até a 2° marcha. E dependendo da subida o cambio fica trocando 1° e 2° marcha, nesse caso é aconselhado colocar a seletora em 1 para limitar somente o uso da primeira marcha.

Em descidas tambem é util usar o botão de overdrive ou seletora em 2 ou 1.  Em Drive não há freio motor pois sem esforço o cambio sempre vai engatar a marcha mais alta 4° marcha.

Leia o manual e grave na memória os limites de velocidades das marchas do seu cambio AT.
1 marcha o limite é 55Km/h
2 marcha o limite é 100Km/h
3 marcha se não me engano é 170Km/h ou mais
4 marcha salve se quem puder

Ou seja se voce estiver a 90Km/h com a Seletora em D (drive) e for reduzir, pode engatar tranquilamente a 2° marcha SELETORA EM 2, após reduzir para 50Km/l pode engatar tranquilamente a 1° marcha SELETORA EM 1.
Ir para o topo Ir para baixo
LuanaSouza91




Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 16/10/2015

Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"    Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Relagi11Sex Out 16, 2015 6:36 pm

Muito obrigada, Tiagosevla e MRB!

Vocês foram excepcionais e bem mais claros que o meu manual... Rs

Posso fazer só mais uma pergunta (já fazendo)?

Uma vez que a luz do overdrive está acionada no meu painel, isso quer dizer que tal comando está desligado. Certo?
Ir para o topo Ir para baixo
Glauco




Mensagens : 42
Pontos : 52
Data de inscrição : 17/08/2012
Localização : Santos . SP

Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"    Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Relagi11Dom Out 18, 2015 1:37 am

Exatamente, luz acesa = desligado (OFF).
Ir para o topo Ir para baixo
gabimaxi




Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 25/10/2015

Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"    Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Relagi11Dom Out 25, 2015 10:13 pm

Luana, tenho um também dessa mesma epoca e o meu está proximo de 140 k, quanto a parte de suspensão que vc perguntou te digo: é isso mesmo, a suspensão dele não é em tese muito preparada pro brasil(tropicalizada)...então...tem que trocar mesmo um monte de coisa, já troquei as buchas do quadro, as buchas da bandeja, os coxins que segura o cambio automatico, o limitador de torque, tudo isso estorou ao longo dos anos e principalmente com esse asfalto ruim que tem no brasil, os amortecedores originais são muito tops...entretanto estou trocando por conta de já estar muito rodado mesmo e não acho que dure tanto, os originias são fabricados pela KYB (KAYABA JAPAN) e tem preço bem razoavel...custa certa de 300 reais cada um dos dianteiros...quanto ao cambio automatico, é meio louco esse negocio de não trocar oleo mas creio que seja isso mesmo, conversei com um taxista em sp e ele me disse que rodou 300 k com a livina e nunca trocou, ok?
Ir para o topo Ir para baixo
LuanaSouza91




Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 16/10/2015

Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"    Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Relagi11Seg Out 26, 2015 6:21 pm

Ok, pessoal! Muito obrigada...
Ajudaram muito!

Gabimaxi, sobre essas coisas de óleo eu tenho muito medo... kkk
Por mais nova que eu seja (que não é tanto assim kkk) eu ainda usar o método do : "o seguro morreu de velho".
Prefiro gastar um pouquinho a mais agora, do que ter que ser pega de surpresa depois.
Muito obrigada por seu depoimento, mega válido! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"    Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"  Relagi11

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas sobre o câmbio automático - "Marinheira de primeira viagem"
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiida Clube - Oficial - BR :: Portal :: Portal-
Ir para: