Tiida Clube - Oficial - BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Achei a margarida!. Que oléo usar?!

Ir para baixo 
+4
Nelson_Bartolo
ejunior
mrb
mogwar
8 participantes
AutorMensagem
mogwar

mogwar


Mensagens : 164
Pontos : 216
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 51
Localização : Petrópolis

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Qui Mar 05, 2015 1:55 pm

Bem depois de um tempo sem criar tópicos, eis que aqui estou. Não tinha nada de novo em relação ao Tiida, mas, ontem, 04/03/2015, resolvi revisar alguns mitos, questões relativas ao tiida como no caso que óleo usar. Uma questão que ficou muito debatida aqui no nosso clube e sem conclusões dos colegas participantes, que ficaram muito divididos, assim, como as Concessionárias que no Sul manda um tipo de óleo, no sudeste outro e norte nordeste e centro oeste outro diferente do manual e ainda o pessoal que segue a risca o manual.
Pois bem, parece que achei a solução, então vamos lá...
Pra quem não sabe, a Nissan disponibilizou no site oficial em todo o mundo, o manual de seus modelos ainda à venda. Aqui no Brasil não tem mais o manual do Tiida uma vez que o mesmo carro não é mais vendido aqui e sim na Argentina, modelo hatch e no México modelo sedan. Acontece que nestes países existe ainda o manual em pdf pra você puxar e lá fui eu entrar no site do México e baixar o dito cujo e pra minha surpresa lá consta o tipo de óleo a usar neste veículo tanto pro México qto pra Argentina e Brasil.
A Nissan recomenda o 5w30 e o 15w50 que aqui no Brasil é nada menos que o 15W40.
Bem, tanto um qto o outro é aceito pela Nissan e a diferença nada mais é que a temperatura ambiente onde o carro se localiza. Se a Cidade onde você mora é muito fria ou você mora na região serrana de seu estado onde é mais frio, no caso a Região sul o recomendado é 5W30. Caso a temperatura de sua cidade seja acima de 30/40 graus, Rio de Janeiro, Nordeste, o 15W50 ou seja o 15W40 é o ideal.
No mais vocês entrem no site do México e puxem o manual do carro que lá está bem explicativo, bem claro. Agora acabamos com um mito, uma dúvida cruel que todos tinhamos.
Eu possuo um Tiida sedan modelo 2011 que comprei zero. desde o ano de 2011 e uso o óleo do manual o Valora 5W30 sintético e vou fazer 95.000 km rodados e só vou mudar se o carro der algum problema e ou passar dos 100.000 KM, até lá...
Tentei colocar o manual mexicano em pdf aqui, mas, ainda não consegui.

obs.: Tenho as páginas do manual em mexicano quem quiser passe o e-mail que envio imediatamente. Não consegui colocar no tópico.



Ir para o topo Ir para baixo
mrb




Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Qui Mar 05, 2015 4:02 pm

Já disponibilizei isso a um bom tempo aqui no clube.
É bem claro, para economia usar 5W30, brasil flex 5W30

Quem quiser usar a graxa 15W50 pode usar mais vai sentir no bolso o consumo elevado.
Temperatura ambiente só muda a fase fria do motor. Quando quente todo motor vai funcionar no máximo a 100graus. Isso é característica do MR18DE, funcionar de 84 a 100 graus independente da temperatura ambiente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
mogwar

mogwar


Mensagens : 164
Pontos : 216
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 51
Localização : Petrópolis

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Qua Mar 11, 2015 7:28 pm

Fala querido mrb,
Há tempos eu não entro no site e crio tópicos, vc há de convir isto, conferi lá.
Contudo, a sua ajuda é muito bem vinda e me desculpe por estar ausente estes  meses todos e não ler o seu tópico. Pra vc ver, eu agora que estou respondendo a vc.
De qualquer forma o seu tópico reforça ainda mais o que eu achei e publiquei pra galera.
Ah, e a foto do manual mexicano foi bacana, pois, ainda não consigo colocar nada nesta página de criação de tópicos.
No mais, espero não te-lo ofendido e agradeço muito por nos ajudar aqui no site.
"Sem o esforço da busca é impossível a alegria do encontro"
.
Forte abraço,

MOGWAR
Ir para o topo Ir para baixo
mrb




Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Qua Mar 11, 2015 7:38 pm

Ofendeu nada amigo, a ideia é mostrar mesmo todas as informações possíveis do nosso tiida hehe. Very Happy

E ainda essa questão do óleo gera muita dúvida hehe
Ir para o topo Ir para baixo
ejunior

ejunior


Mensagens : 31
Pontos : 41
Data de inscrição : 27/02/2014
Idade : 50
Localização : Sorocaba

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Qui maio 14, 2015 3:47 pm

Olá a todos!!!
Voltando ao assunto "óleo lubrificante". Hoje conversei com um amigo meu, que é chefe de oficina de uma concessionária NISSAN. E ele me disse que a NISSAN "aboliu" o óleo semi-sintético, para toda a linha NISSAN. O óleo usado hoje nas revisões, é somente o sintético. No caso do TIIDA; LIVINA, SENTRA, MARCH. 5W30.(podem consultar o site da NISSAN).
Pesquisando site por site dos fabricantes, e com as especificações do manual na mão, todas especificações e não só a viscosidade. Cheguei a conclusão que as marcas que atendem exatas as do manual são: CASTROL MAGNATEC 5W30; VALVOLINE SYNPOWER 5W30; MOBIL 1 5W30 (TODOS SINTETICOS)
E TAMBÉM OS SEMI-SINTETICOS: VALVOLINE DURABLEND 5W30; MOBIL SUPER ECOPOWER 5W30.
As outras marcas ficam devendo em alguma especificação.
Abraços...
Ir para o topo Ir para baixo
Nelson_Bartolo




Mensagens : 29
Pontos : 33
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 41
Localização : Jaraguá do Sul/SC

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Qua maio 20, 2015 10:54 am

mogwar escreveu:
Bem depois de um tempo sem criar tópicos, eis que aqui estou. Não tinha nada de novo em relação ao Tiida, mas, ontem, 04/03/2015, resolvi revisar alguns mitos, questões relativas ao tiida como no caso que óleo usar. Uma questão que ficou muito debatida aqui no nosso clube e sem conclusões dos colegas participantes, que ficaram muito divididos, assim, como as Concessionárias que no Sul manda um tipo de óleo, no sudeste outro e norte nordeste e centro oeste outro diferente do manual e ainda o pessoal que segue a risca o manual.
Pois bem, parece que achei a solução, então vamos lá...
Pra quem não sabe, a Nissan disponibilizou no site oficial em todo o mundo, o manual de seus modelos ainda à venda. Aqui no Brasil não tem mais o manual do Tiida uma vez que o mesmo carro não é mais vendido aqui e sim na Argentina, modelo hatch e no México modelo sedan. Acontece que nestes países existe ainda o manual em pdf pra você puxar e lá fui eu entrar no site do México e baixar o dito cujo e pra minha surpresa lá consta o tipo de óleo a usar neste veículo tanto pro México qto pra Argentina e Brasil.
A Nissan recomenda o 5w30 e o 15w50 que aqui no Brasil é nada menos que o 15W40.
Bem, tanto um qto o outro é aceito pela Nissan e a diferença nada mais é que a temperatura ambiente onde o carro se localiza. Se a Cidade onde você mora é muito fria ou você mora na região serrana de seu estado onde é mais frio, no caso a Região sul o recomendado é 5W30. Caso a temperatura de sua cidade seja acima de 30/40 graus, Rio de Janeiro, Nordeste, o 15W50 ou seja o 15W40 é o ideal.
No mais vocês entrem no site do México e puxem o manual do carro que lá está bem explicativo, bem claro. Agora acabamos com um mito, uma dúvida cruel que todos tinhamos.
Eu possuo um Tiida sedan modelo 2011 que comprei zero. desde o ano de 2011 e uso o óleo do manual o Valora 5W30 sintético e vou fazer 95.000 km rodados e só vou mudar se o carro der algum problema e ou passar dos 100.000 KM, até lá...
Tentei colocar o manual mexicano em pdf aqui, mas, ainda não consegui.

obs.: Tenho as páginas do manual em mexicano quem quiser passe o e-mail que envio imediatamente. Não consegui colocar no tópico.




Essa história de colocar óleo mais grosso depois dos 100.000 é lenda. Já rodei mais de 200.000 com óleo 5W30 no focus sem qualquer problema.
Ir para o topo Ir para baixo
mrb




Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Qua maio 20, 2015 4:16 pm

Sim foi de onde tirei a foto mais acima com os óleos.

Pra min óleo não muda com temperatura ambiente na fase quente do motor, se o motor do tiida funciona em torno de 100graus limitado pelo controle do eletroventilador, oque muda um ambiente a 10graus, 20graus, 30graus, 40graus.

Então eu uso e sempre vou usar o SAE30 na fase quente
Quanto a fase fria, eu estou agora usando 0W, mais ai pode usar 5W, 10W,...
Ir para o topo Ir para baixo
Nelson_Bartolo




Mensagens : 29
Pontos : 33
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 41
Localização : Jaraguá do Sul/SC

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Qua maio 20, 2015 4:21 pm

mrb escreveu:

Então eu uso e sempre vou usar o SAE30 na fase quente
Quanto a fase fria, eu estou agora usando 0W, mais ai pode usar 5W, 10W,...

Concordo!

Tenho um amigo usando um 0w20 no Sentra dele, sem problemas e ele disse que ficou mais econômico. Não duvido, ouvi casos iguais quando a Honda trocou de 10W30 para 0W20 mesmo em carros com mais de 100.000 rodados.
Ir para o topo Ir para baixo
mrb




Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Qua maio 20, 2015 8:11 pm

No meu tiida não entra graxa, Imagina um 20w50 ou 15w50 tendo que passar nesse mini filtro que usamos no motor. Pra min isso deve gerar tanta restrição que abre até a válvula de segurança e parte do óleo passa sem filtrar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Babi




Mensagens : 7
Pontos : 7
Data de inscrição : 08/04/2015
Localização : Belo Horizonte

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Ter Jul 07, 2015 11:34 am

A dúvida que não quer calar...

Qual marca vcs tem usado?

Eu comprei um Tiida Seminovo, com 17.000Km rodados, troquei o óleo uma vez colocando MOBIL 5W40, trabalho em São Lourenço (Sul de Minas) e as temperaturas no inverno são realmente muito baixas, às vezes preciso dar partida no carro de madrugada para pegar estrada.

Agora chegou a hora da nova troca e continuo com dúvidas, quero um óleo pra chamar de meu.
o 5W30 da Mobil é Semisintético, e prefiro o Sintético.
Vocês tem alguma outra opção de qualidade? Esse Castrol 5W30 possui um bom custo-benefício?
Ir para o topo Ir para baixo
mrb




Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Ter Jul 07, 2015 4:57 pm

mobil ou shell 5w30 vai de boa.
semi ou sintetico
Ir para o topo Ir para baixo
moraesvt

moraesvt


Mensagens : 178
Pontos : 196
Data de inscrição : 28/11/2011
Localização : SP/SP

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Ter Jul 07, 2015 7:33 pm

Srs, aproveitando o tópico, uma dúvida. O oleo semi sintético tb permite troca aos 10k km/ 1ano? Ou seriam 5k km / 6 meses?
Ir para o topo Ir para baixo
mrb




Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Ter Jul 07, 2015 8:54 pm

Andei de boa 8K com o ecopower 5w30 mobil
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudioS




Mensagens : 63
Pontos : 65
Data de inscrição : 14/08/2012

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Sex Out 09, 2015 9:24 am

Bom que a Nissan resolveu adotar o 5w30, mas sinceramente acho muito estranho tantas mudanças ao longo dos anos; estou com um Nissan desde 2011 e pelo que me recorde, no meu motor passou 3 óleos nas revisões:

-  o original não sei qual foi,
- o da 1ª revisão foi SL 15w50 mineral
- depois o SN 10w40 semi sintético
- na 3ª revisão SN 5w30 sintético

Agora já fora da garantia eu vou fixar no SN 5w30 sintético por ser mais moderno e tem algumas marcas que atendem a norma ILSAC GF5 que visa economia e trata melhor os resíduos de água (tem no etanol) e de etanol (tem na nossa gasolina).

Poderia usar o SN 10w40 tranquilo (esse a Nissan recomendava até ano passado), mas como dele só existe semi sintético, não existe sintético (ainda), vou de SN 5w30 sintético e ILSAC GF5; tenho uma lista salva em algum lugar desses óleos que consegui pesquisar, se for do interesse posso postar por aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
mrb




Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Sex Out 09, 2015 2:56 pm

Ainda bem que não ouvi e não obdeci a nissan desde zero.
Ir para o topo Ir para baixo
AlanMassa

AlanMassa


Mensagens : 39
Pontos : 49
Data de inscrição : 10/09/2015
Localização : Salvador/BA

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Sáb Out 10, 2015 3:23 pm

Salve Galera,

Topico muito interessante. Esclareceu bastante minhas duvidas. Meu Tiida está com 32K e estou indo para primeira revisão fora da garantia. Sou de Salvador/BA, então fique muito mais tranquilo depois de ler o topico.

5w30 no motor!!! Seja mobil, shell ou SN sendo SINTETICO ta valendo.

Agora será que os filtros novos tem algum segredo?

Abracos a todos! xD
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudioS




Mensagens : 63
Pontos : 65
Data de inscrição : 14/08/2012

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Sáb Out 10, 2015 6:52 pm

AlanMassa escreveu:


5w30 no motor!!! Seja mobil, shell ou SN sendo SINTETICO ta valendo.


Só um adendo: esse SN não é marca de óleo, é a especificação de API.

Hoje em dia SN é a mais nova e moderna especificação da API em matéria de aditivos e proteção pro motor.
Ir para o topo Ir para baixo
AlanMassa

AlanMassa


Mensagens : 39
Pontos : 49
Data de inscrição : 10/09/2015
Localização : Salvador/BA

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Dom Out 11, 2015 9:13 am

Valeu Claudio S pelo esclarecimento. Rumo a revisao essa semana Wink
Ir para o topo Ir para baixo
AlanMassa

AlanMassa


Mensagens : 39
Pontos : 49
Data de inscrição : 10/09/2015
Localização : Salvador/BA

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Dom Out 11, 2015 10:17 am

Galera estava fazendo uma comparação com os manuais do Tiida aqui no Brasil e o manual do Mexico, já q o nosso é Mexicano.

Nos manuais daqui do Brasil para Tiida 2012/2013 (produção em 2012 - o meu) ele recomendam o 15W-50. Ja para os Tiidas 2013 a recomendação é 10W-40.

Nos manuais mexicanos além do 15W-50, tanto em 2012 quanto em 2013, para o MR18DE eles também recomendam o 5W-30.

Mais uma vez agradeco pelo tópico me incentivou a fazer uma pesquisa.

Abracos a todos e bom feriado.
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudioS




Mensagens : 63
Pontos : 65
Data de inscrição : 14/08/2012

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Dom Out 11, 2015 8:28 pm

Vai para revisão em garantia?
Muito provavelmente na autorizada já vão trocar seu óleo pelo sintético, SN 5w30, Ilsac Gf5.

Em outro fórum comentavamos que a Nissan já tinha adotado essa especificação em substituição ao semi sintético SN 10w40, ACEA A3/B4 e de fato já na metade de 2015 liguei pra css daqui, pra cotar preços de algumas coisas (sempre ligo pra ficar por dentro dos preços e saber se tem promoção) e ao perguntar do SN 10w40, me responderam que estavam trabalhando só com o SN 5w30, como já comentaram aqui.

________________


Como já estou fora da garantia, passei a pesquisar o que usar, ai achei alguns sintéticos SN 5w30 e ILSAC GF5, além do genuíno Nissan que só encontra na rede autorizada e até está um preço convidativo de R$ 30 o litro (antes chegavam a cobrar perto de R$ 50):

AC Delco, GM Dexos1
Elaion F50 D1
Ipiranga F1 Master Sintético
Havoline Sintético (cinza)
Lubrax Valora

Mobil 1
Mobil Super Sintético D1
Selenia KPower
Petronas Syntium 5000

Existem outros SN 5w30, sintéticos ou semi sintéticos, mas que não atendem 100% ao que a montadora estipulou, a tal ILSAC GF5, que por tratar melhor os resididos de alcool e água, a longo prazo protege mais de corrosão e carbonização, além de ser voltado para economia de combustível (energy ou resource conserving, EC ou RC, que vem na etiqueta de alguns óleos).

Eu vou ficar só nos sintéticos por acreditar ser superiores aos semi e também nos ILSAC GF5.
Ir para o topo Ir para baixo
AlanMassa

AlanMassa


Mensagens : 39
Pontos : 49
Data de inscrição : 10/09/2015
Localização : Salvador/BA

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Ter Out 13, 2015 1:10 am

Saquei eu vou comprar essa semana. Só não entendi uma coisa: o ILSAC GF5 se é bom ou não???

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudioS




Mensagens : 63
Pontos : 65
Data de inscrição : 14/08/2012

Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11Qua Out 14, 2015 2:21 pm

GF5 é um novo padrão de norma da ILSAC, presente em óleos mais modernos e superiores; sim isso é bom.
Nos links abaixo explica o porque:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Achei a margarida!. Que oléo usar?! Empty
MensagemAssunto: Re: Achei a margarida!. Que oléo usar?!   Achei a margarida!. Que oléo usar?! Relagi11

Ir para o topo Ir para baixo
 
Achei a margarida!. Que oléo usar?!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Que óleo usar no Tiida...
» Botao no volante - como usar
» Pneus 185/65 para 195/65 ou 185/60
» Embreagem Qual usar?
» Como usar o DVD no carro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiida Clube - Oficial - BR :: Geral :: Mecânica e preparação-
Ir para: