PortalInícioGaleriaBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

 Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE

Ir em baixo 
AutorMensagem
mrb



Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE Empty
MensagemAssunto: Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE   Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE Relagi11Sex Maio 24, 2013 8:13 pm

"intake valve timing control"

É um dispositivo controlado eletronicamente via módulo de injeção ECM. Não há como o motorista alterar, ligar ou desligar tal dispositivo.
O dispositivo mecânico é controlado hidraulicamente para adiantar a abertura das válvulas de admissão. Uma válvula solenoide eletromagnética faz a transformação de comando elétrico para hidráulico.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Para isso a ECM recebe os sinais:
-Sensor de posição da árvore de manivelas
-Sensor de fase da árvore de comando de válvulas
-Sensor de temperatura do motor
-Sensor de velocidade do veículo via ABS

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Com o processamento desses sinais a ECM controla a válvula solenoide via PWM(controle de largura de pulso elétrico). Com o motor aquecido e em marcha lenta este sinal varia de 0 a 2%(retardo de -5 graus a avanço de +5 graus e acima de 2000rpm varia ate 90%(angulo de avanço de 0 a 40 graus)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Todo esse aparato é para tentar planificar ao máximo a curva de torque entre 2000rpm a 6000rpm, entregando o mesmo torque nessa faixa de rotação.

Ver a curva verde nos gráficos
Exemplo TIIDA torque x potencia x rotação
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Abaixo um vídeo que mostra os componentes do sistema IVT(intake valve timing) NISSAN.
Esta em inglês mais vale pelas imagens do conjunto.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Imagina oque faz uma borra de óleo nesse sistema!
Voltar ao Topo Ir em baixo
JACCJ

JACCJ

Mensagens : 28
Pontos : 32
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 37
Localização : Recife

Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE   Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE Relagi11Ter Jun 11, 2013 3:55 pm

Vale ressaltar que nesse vídeo o sistema apresentado possui o sistema apenas na admissão e no MR18DE o sistema IVT é na Admissão e Escape.

Realmente borras de óleo nesse sistema vai acabar com o trabalho do sistema.

"Acho que esse é o único motor que possui mais potencia que o que o fabricante informa! Normalmente é o contrário com os motores de muitos fabricantes"
Voltar ao Topo Ir em baixo
mrb



Mensagens : 1267
Pontos : 1575
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE   Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE Relagi11Ter Jun 11, 2013 4:48 pm

Jaccj onde se retirou essa informação que é na admissão e escape?

Nas documentações técnicas que tenho do motor MR18DE e tambem fotos do comando de válvula, apenas tem no comando de admissão por isso IVT (INTAKE valve timing)

Motores nissan que tem a chamada Twin variable valve timing control (intake and exhaust) é:
MR16DDT
MRA8DE
MR20DD
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE   Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE Relagi11

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tiida Clube - Oficial - BR :: Geral :: Mecânica e preparação-
Ir para: