"intake valve timing control"
É um dispositivo controlado eletronicamente via módulo de injeção ECM. Não há como o motorista alterar, ligar ou desligar tal dispositivo.
O dispositivo mecânico é controlado hidraulicamente para adiantar a abertura das válvulas de admissão. Uma válvula solenoide eletromagnética faz a transformação de comando elétrico para hidráulico.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Para isso a ECM recebe os sinais:
-Sensor de posição da árvore de manivelas
-Sensor de fase da árvore de comando de válvulas
-Sensor de temperatura do motor
-Sensor de velocidade do veículo via ABS
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Com o processamento desses sinais a ECM controla a válvula solenoide via PWM(controle de largura de pulso elétrico). Com o motor aquecido e em marcha lenta este sinal varia de 0 a 2%(retardo de -5 graus a avanço de +5 graus e acima de 2000rpm varia ate 90%(angulo de avanço de 0 a 40 graus)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Todo esse aparato é para tentar planificar ao máximo a curva de torque entre 2000rpm a 6000rpm, entregando o mesmo torque nessa faixa de rotação.
Ver a curva verde nos gráficos
Exemplo TIIDA torque x potencia x rotação
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Abaixo um vídeo que mostra os componentes do sistema IVT(intake valve timing) NISSAN.
Esta em inglês mais vale pelas imagens do conjunto.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Imagina oque faz uma borra de óleo nesse sistema!