PortalInícioCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mrb



Mensagens : 1236
Pontos : 1510
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

MensagemAssunto: Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE   Sex Maio 24, 2013 8:13 pm

"intake valve timing control"

É um dispositivo controlado eletronicamente via módulo de injeção ECM. Não há como o motorista alterar, ligar ou desligar tal dispositivo.
O dispositivo mecânico é controlado hidraulicamente para adiantar a abertura das válvulas de admissão. Uma válvula solenoide eletromagnética faz a transformação de comando elétrico para hidráulico.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Para isso a ECM recebe os sinais:
-Sensor de posição da árvore de manivelas
-Sensor de fase da árvore de comando de válvulas
-Sensor de temperatura do motor
-Sensor de velocidade do veículo via ABS

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Com o processamento desses sinais a ECM controla a válvula solenoide via PWM(controle de largura de pulso elétrico). Com o motor aquecido e em marcha lenta este sinal varia de 0 a 2%(retardo de -5 graus a avanço de +5 graus e acima de 2000rpm varia ate 90%(angulo de avanço de 0 a 40 graus)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Todo esse aparato é para tentar planificar ao máximo a curva de torque entre 2000rpm a 6000rpm, entregando o mesmo torque nessa faixa de rotação.

Ver a curva verde nos gráficos
Exemplo TIIDA torque x potencia x rotação
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Abaixo um vídeo que mostra os componentes do sistema IVT(intake valve timing) NISSAN.
Esta em inglês mais vale pelas imagens do conjunto.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Imagina oque faz uma borra de óleo nesse sistema!
Voltar ao Topo Ir em baixo
JACCJ



Mensagens : 28
Pontos : 32
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 34
Localização : Recife

MensagemAssunto: Re: Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE   Ter Jun 11, 2013 3:55 pm

Vale ressaltar que nesse vídeo o sistema apresentado possui o sistema apenas na admissão e no MR18DE o sistema IVT é na Admissão e Escape.

Realmente borras de óleo nesse sistema vai acabar com o trabalho do sistema.

"Acho que esse é o único motor que possui mais potencia que o que o fabricante informa! Normalmente é o contrário com os motores de muitos fabricantes"
Voltar ao Topo Ir em baixo
mrb



Mensagens : 1236
Pontos : 1510
Data de inscrição : 28/10/2012
Localização : São Paulo

MensagemAssunto: Re: Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE   Ter Jun 11, 2013 4:48 pm

Jaccj onde se retirou essa informação que é na admissão e escape?

Nas documentações técnicas que tenho do motor MR18DE e tambem fotos do comando de válvula, apenas tem no comando de admissão por isso IVT (INTAKE valve timing)

Motores nissan que tem a chamada Twin variable valve timing control (intake and exhaust) é:
MR16DDT
MRA8DE
MR20DD
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE   Hoje à(s) 5:15 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Sistema IVT (Intake Valve Timing) motor MR18DE
» Revisão motor MR18DE óleo e filtros
» Limpeza e Aprendizado da TBI do NISSAN TIIDA com motor MR18DE
» Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP
» Consumo Exagerado

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tiida Clube - Oficial - BR :: Geral :: Mecânica e preparação-
Ir para: