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 Substituição do filtro de cabine

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mrb



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MensagemAssunto: Substituição do filtro de cabine   Sab Mar 16, 2013 6:31 pm

Abaixo vídeo com a substituição do filtro de cabine para tiida livina xgear

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mrb



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MensagemAssunto: Re: Substituição do filtro de cabine   Seg Nov 11, 2013 5:12 pm

Venho com este post mostrar onde fica a localização do filtro do ar condicionado do Tiida e em que condições o mesmo se encontra com  6600Km rodados em trecho urbano/estrada. Nunca peguei estrada de terra! Wink


Para acessar o filtro é preciso remover o porta luvas.  Para isso remover os parafusos na parte de baixo, abrir a tampa do mesmo e remover os parafusos da parte de cima ao todo 8 parafusos.

Após a remoção do porta luvas temos essa vista a qual a seta indica a localização do filtro do ar condicionado


Remover o filtro puxado uma aleta no suporte do mesmo.  Eu precisei de um auxílio de um alicate para segurar a aleta pois estava muito preso na trava superior do suporte. É preciso tomar cuidado com a parte de cima do filtro pois o mesmo encavala na caixa. Com ajuda de uma chave de fenda da para encolher essa parte superior e remover sem danificar.



Após a remoção do filtro temos essa visão da caixa onde esta localizado o evaporador do a/c



Aqui esta o filtro do ar condicionado lado entrada de ar externo/recirculação



Do lado externo temos poeira, areia, pedriscos,......



Aqui esta o filtro do ar condicionado lado de saída de ar para o evaporador.



Do lado evaporador temos mofo, fungos,...(detalhes dos pontos em marrom) e um pouco de poeira(parte preta)



Olhando dentro do porta filtro encontramos o evaporador(colmeia de alumínio na foto abaixo) a qual é responsável por esfriar o ar admitido externamente ou internamente caso o re-circulador esta ativado.





Bem para limpeza de tudo comprei LYSOFORM SPRAY a qual tem cheiro de limão e é bactericida ante mofo, fungo.....
É encontrado em farmácias e grandes supermercados e custou 17 reais.

Apliquei uma boa quantidade diretamente no evaporador e deixei agir por pelo menos 10 minutos

Quanto ao filtro de ar vou comprar um novo!!
Mais para não ficar sem ar efetuei uma limpeza com sabão neutro e pincel, deixei secar e apliquei um pouco de LYSOFORM em ambos os lados do filtro.

Filtro de ar após limpeza.



Após montado tudo deixei o ar ligado na velocidade máxima em temperatura ambiente por 5 minutos e com as janelas abertas para retirar o excesso de produto no evaporador/filtro


Para quem quiser fazer a aplicação do LYSOFORM SPRAY para manutenção posterior do sistema,  o Tiida tem um duto de sucção de ar interno localizado acima do acelerador.   NÃO É DO LADO DO PASSAGEIRO!

Para isso colocar o ar para a posição re-circular(somente ar interno) e velocidade máxima em temperatura ambiente jogando ar para saída frontal ou superior.  Não colocar para saída inferior pois o produto vai ser jogado na sua cara!!
Aplicar um pouco do LYSOFORM SPRAY na direção da parte de cima do acelerador.  Com isso o produto vai passar pelo filtro de ar / evaporador / dutos.
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mrb



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MensagemAssunto: Re: Substituição do filtro de cabine   Seg Nov 11, 2013 5:16 pm

Um procedimento que ajuda a não deixar cheiro de cachorro molhado no ar condicionado:
Após usar o ar frio, deixar ligado o ar ligeiramente quente com os vidros abertos e com a função recircular desligada(puxando ar externo) para secar o evaporador. Vai notar que sai um ar extremamente úmido!
É essa umidade que fica no evaporador que cria fungos... e ai vem o cheiro ruim.

Claro dependendo do estado só uma limpeza física no evaporador para acabar com isso. E mesmo limpando, se não fizer o procedimento adequado, em menos de 3 dias volta a proliferação de fungos.

Já tem ar-condicionado de casa, escritório com esse procedimento automático. Ao desligar o ar frio o sistema mantem circulando ar por 2 minutos para secar o evaporador.
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