| Filtro de ar + remapeamento | |
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Autor | Mensagem |
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hldaniel123
Mensagens : 4 Pontos : 8 Data de inscrição : 07/08/2012
| Assunto: Filtro de ar + remapeamento Ter Ago 07, 2012 7:21 pm | |
| E aí, pessoal... Tenho um Tiida SL hatch e tava afim de dar uma melhorada nele, como a grande maioria aqui quer né haha... Enfim... eis o que eu estava pensando em fazer: 1) Mudar filtro de ar. Acho que é indispensável, porém, como é o primeiro carro que eu estou mexendo, não entendo muito além do que vcs escrevem aqui... De fato um CAI ia ser uma boa escolha junto com o filtro, mas aí seria um gasto a mais e pode-se observar que o Tiida já vem com um uma entrada de ar bem a frente da dianteira, o que não daria uma importância tão grande a um sistema desses. Então eu pergunto: alguém tem experiência com filtros esportivos cônicos? Se sim, quais vcs recomendam? 2) Um remapeamento no carro seria uma boa, mas estou tendo dificuldades em achar alguma vendedora confiável. E pelo que eu vi nesse e em alguns outros forums, a maioria está tendo a mesma dificuldade. Portanto, queria saber se algum de vcs tem ou conhecem alguma fornecedora de chips de remapeamento destinados ao Tiida, claro. 3) Queria, também, colocar algum tipo de "super fluxo" de ar. Após uma procura, me deparei com esse: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Pelo preço, duvido que seja algo excelente, mas queria saber se alguém aqui já ouviu falar ou conhece algum outro bom. Desculpa pelo post comprido, gente... Espero ter sido claro e agradeço desde já! | |
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YoOdEx_X
Mensagens : 90 Pontos : 100 Data de inscrição : 26/05/2012
| Assunto: Re: Filtro de ar + remapeamento Ter Ago 07, 2012 10:46 pm | |
| Olha, é bem complicado essas modificações. Filtro de ar costuma ganhar muito pouco, ou muito menos do que se divulga, em termos de potência. Você comprando um bom filtro, conseguirá uns 3 cavalos, e talvez um torque melhor em baixa rotação.
Quanto aos chips acho que surte mais efeito sim. Principalmente em motores turbo originais de fábrica. Existe uma empresa a Nascar chips que parece fazer um bom trabalho. Ela modifica muitos carros importados e está sempre aparecendo em revistas e etc.
Agora, a modificação de melhor custo-beneficio é sem dúvida o Turbo. Não conheço nenhum tiida Turbo. Mas com o turbo atuando com uma baixa pressão para não prejudicar a durabilidade do motor, dá para se extrair tranquilamente uns 160 cavalos e uns 23 kgfm de troque, que eu acho que seria o ideal no Tiida para se manter uma boa relação dirigibilidade/consumo/desempenho/durabilidade.
Acho que ficar melhorando fluxo de ar, trocar filtro de ar, modificar escapamento, trocar pistãos, etc, gerá muito pouco resultado na prático pelo investimento que se faz. | |
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Ricardo Franco
Mensagens : 89 Pontos : 95 Data de inscrição : 20/06/2012 Localização : Sao Paulo Gotham City
| Assunto: Re: Filtro de ar + remapeamento Ter Ago 07, 2012 11:35 pm | |
| Tenta achar alguma coisa no ebay, ja vi uns turbokit da nismo p/ o versa,abcs... | |
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Juninho
Mensagens : 1189 Pontos : 1261 Data de inscrição : 11/08/2011 Idade : 38 Localização : Ponta Grossa-PR
| Assunto: Re: Filtro de ar + remapeamento Qua Ago 08, 2012 1:13 am | |
| Filtro se der diferença,somente no bolso,com uns trocos a menos. Se quer melhorar um pouco o resultado, eu faria filtro,escape e remap. Nao adianta vc liberar o fluxo na entrada e barrar na saida,tem q deixar livre. Entrada de ar e saida com fluxo livre e um remap vai render pelo menos uns 20cv. Vai gastar um bocado... Diria que R$1800 chutando +-... | |
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hldaniel123
Mensagens : 4 Pontos : 8 Data de inscrição : 07/08/2012
| Assunto: Re: Filtro de ar + remapeamento Qua Ago 08, 2012 9:11 am | |
| Ah sim, já coloquei um escape maneiro... que, por enquanto, foi a unica modificação. Um filtro e remap são os próximos passos que pretendo dar. E, quem sabe, um turbo mais em frente né.
E outra coisa... se fosse fazer um remap, qual rende mais? Um Unichip ou um chip novo mesmo? | |
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eduardoprox
Mensagens : 65 Pontos : 83 Data de inscrição : 04/04/2012 Localização : Curitiba
| Assunto: Re: Filtro de ar + remapeamento Sex Ago 10, 2012 5:33 pm | |
| Filtro esportivo, pelo que eu vi, precisa da CAI mais pelo sensor de fluxo de ar do que pela construção. Se você não respeitar o sensor, o carro vai falhar. Essa resposta meio que já vale para o ítem 3.
Por isso eu ainda não instalei. Tenho faz um tempo um race chrome em casa, mas se você procurar nos forums gringos tipo o versaforums, vai perceber que precisa fazer bem feito. | |
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Juninho
Mensagens : 1189 Pontos : 1261 Data de inscrição : 11/08/2011 Idade : 38 Localização : Ponta Grossa-PR
| Assunto: Re: Filtro de ar + remapeamento Sáb Ago 11, 2012 6:36 am | |
| O escape que estamos falando é 3polegadas desde o coletor ate o final, nao somente o abafador...
Remap é feito em cima da central original, nada de "chip novo". Unichip é meio caro pra pouco resultado,nao? | |
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hldaniel123
Mensagens : 4 Pontos : 8 Data de inscrição : 07/08/2012
| Assunto: Re: Filtro de ar + remapeamento Sáb Ago 11, 2012 7:13 pm | |
| To com uma dúvida na instalação de um filtro de ar esportivo. Aquele sensor que tem no filtro de ar original é um medidor de fluxo de ar, certo? Mas pra onde ele vai qnd eu colocar o filtro esportivo? E o coletor de ar? Eu tiro ele?
abraços | |
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eduardoprox
Mensagens : 65 Pontos : 83 Data de inscrição : 04/04/2012 Localização : Curitiba
| Assunto: Re: Filtro de ar + remapeamento Qua Jan 30, 2013 11:54 am | |
| Vamos lá: Vou instalar um filtro esportivo no meu. Depois de pensar muito tempo vou instalar uma Short Ram, que ganha menos HP que a CAI, mas tem um ronco melhor. Mas não estou disposto a pagar os $200 e poucos dólares pelos kits da DC, Takeda e etc. Me inspirei no tutorial deste cara, do Versa Forums (gringo) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]O problema seria o sensor MAF. O resto dos tubos até podemos improvisar aqui no Brasil. O que fiz: comprei por $30 uma peça adaptador da Spectre (peça #9405 do catálogo deles) que é um adaptador cônico para prender o sensor. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Este é o adaptador. Vem com vários padrões de tubos e encaixes do sensor.E o resto? O resto, vou fazer com tubos de PVC. Vi várias pessoas em foruns gringos de diversos veículos que fizeram a tubulação com tubo de PVC de 2 1/2" (63mm se não me engano). Este vídeo de outro carro meio que ilustra: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Porém, claro, não irei deixar branco deste jeito. Vou pintar com tinta preta para parecer uma peça do motor e não ficar ridículo. O filtro? É um cônico nacional da Race Chrome (RC087 Twister duplo fluxo, um modelo nacional que até presta) que eu já tinha em casa e usava em outra carro. Se der tudo certo, futuramente compro um cônico da K&N. Por enquanto, só tenho o filtro e estou esperando o adaptador chegar. Se der tudo certo, futuramente posto um tutorial e detalhes conforme for indo! | |
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mrb
Mensagens : 1267 Pontos : 1575 Data de inscrição : 28/10/2012 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Filtro de ar + remapeamento Qua Jan 30, 2013 8:52 pm | |
| Achei o CAI original bem eficiente quanto ao fato de captar ar ambiente. Com monitoramento via OBD2 da para ver que a temp do ar fica sempre em torno de 28 Graus mesmo com o motor já quente a 95 graus. Só quando parado em trânsito pesado que a temperatura do ar sobe, devido ao calor do radiador que é próximo.
Não sei se compensa remover o CAI original para colocar um filtro esportivo do lado da bateria ou interno ao compartimento do motor. Se alguem for fazer isso acho interessante fazer uma medição da temperatura do ar antes e depois.
No meu apenas coloquei um inflow mais por questão de poder limpar o filtro.
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eduardoprox
Mensagens : 65 Pontos : 83 Data de inscrição : 04/04/2012 Localização : Curitiba
| Assunto: Re: Filtro de ar + remapeamento Qui Jan 31, 2013 11:42 am | |
| mrb, os caras do Versa Forums mediram e disseram que é mais eficiente. | |
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| Assunto: Re: Filtro de ar + remapeamento | |
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