PortalInícioCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado

Ir em baixo 
AutorMensagem
Juninho

avatar

Mensagens : 1189
Pontos : 1261
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 32
Localização : Ponta Grossa-PR

MensagemAssunto: Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado   Ter Set 27, 2011 5:01 pm

Um assunto importantíssimo, já que nossos Tiida's vem com este acessório indispensável, útil e agradável, resolvi fazer um ctrl+c/ctrl+v dessa informação importante.

O ar-condicionado automotivo, tão requisitado no verão e essencial aos motoristas que só se sentem seguros com os vidros fechados, funciona à base de gás de refrigeração e merece atenção especial.

Ao contrário do que muitos costumam dizer, o gás não gasta nem envelhece, embora não esteja livre de vazamentos (que, aliás, são bastante comuns em nossos pisos para lá de acidentados). Tanto quanto o carro, o ar-condicionado também merece cuidados especiais e, para funcionar bem, deve ser ligado pelo menos uma vez por semana.

Cerca de 70% dos problemas deve-se a vazamentos, mas também são comuns reclamações a respeito da parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, o que pode ser explicado por desinformação do proprietário e serviços não qualificados. Por esse motivo, nada mais indicado que instalar os equipamentos adequados e, sempre, procurar um local onde mecânicos de ar sejam responsáveis pelo serviço.

Alguns hábitos podem melhorar o funcionamento do ar-condicionado e também a vida dos motoristas.

De sol a sol – Depois de deixar o carro estacionado sob o sol forte, nada pior que enfrentar aquele calor dentro do veículo. Muitas vezes, o motorista fecha imediatamente os vidros e liga o ar. O ideal é deixar os vidros abertos por alguns minutos, com o ar-condicionado ligado, e depois fechá-los. Assim, o ar quente é dissipado, dando lugar ao ar mais frio.

Outra dúvida comum diz respeito à utilização correta da recirculação. Esse recurso propicia um resfriamento mais rápido do automóvel e ainda impede que o ar externo entre no carro, o que é ideal para situações de trânsito pesado, com muita fumaça e poluição. Porém, a recirculação deve ficar ativa cerca de quinze minutos e depois desligada, evitando a sobrecarga do equipamento.

O equipamento de ar-condicionado é o mesmo para todos os modelos de carro?

Picapes, sport-utilities, sedãs, carros de luxo, veículos 1.0. O aparelho de ar-condicionado é igual para todos? Não. Na verdade, a diferença está nos modelos 1.0. Para todos os outros, os equipamentos são similares. Nos carros 1000, o compressor tem que ser menor para que não aumente muito o peso do veículo nem altere o rendimento.

Alguns especialistas aconselham os proprietários de modelos 1.0 a comprar o veículo com ar-condicionado de fábrica. Tudo para evitar que tenham dor de cabeça na hora que resolverem instalar o aparelho no mercado paralelo, já que, muitas vezes, as oficinas não utilizam o compressor correto e, por isso, todo o funcionamento do ar (e até mesmo do carro) fica comprometido.

Menos potência – Se, por exemplo, o compressor não for adequado, o carro pode perder tanta potência que o motorista corre o risco de ficar na mão em pleno trânsito. Isso mesmo. O carro pode parar no meio da rua por falta de potência. Daí o perigo.

Dica: preste atenção no funcionamento do ar-condicionado durante o ano inteiro. Procurar os problemas só durante o verão pode causar ainda mais dificuldades: as oficinas ficam lotadas e o serviço não é tão atencioso quanto poderia ser.

Fonte: http://www.wollokoclube.com.br/index.php/dicas-para-manter-a-qualidade-do-ar-condicionado-automotivo/

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
PET
Admin
avatar

Mensagens : 837
Pontos : 866
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 30
Localização : Curitiba

MensagemAssunto: Re: Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado   Qua Set 28, 2011 8:48 am

Fato as informações!!!

Ficar sem AR num rola mais!!!...
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://tiidaclube.forumeiros.com
thiagotfb



Mensagens : 29
Pontos : 35
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 33
Localização : São Leopoldo

MensagemAssunto: Re: Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado   Seg Out 24, 2011 11:36 pm

Valeu pelas informações!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Juninho

avatar

Mensagens : 1189
Pontos : 1261
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 32
Localização : Ponta Grossa-PR

MensagemAssunto: Re: Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado   Ter Nov 01, 2011 4:56 pm

MAIS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Uso do carro e do ar condicionado.

Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter de 400-800 mg. de Benzeno. Se está no sol a uma temperatura superior a 16º C., o nível de Benzeno subirá a 2000-4000 mg, 40 vezes mais o nível aceitável...
A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.
O Benzeno é uma toxina que afeta o rim e o fígado. E o que é pior, é extremamente difícil para o organismo expulsar esta substância tóxica.

Ar condicionado ou ar simples dos Automóveis

O manual do condutor indica que antes de ligar o ar condicionado, deve-se primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por um tempo de dois minutos, porém não especificam "o porquê", só deixam entender que é para seu "melhor funcionamento".

Aqui vem a razão médica:

De acordo com um estudo realizado, o ar refrescante antes de sair frio, manda todo o ar do plástico quente o qual libera Benzeno, que causa câncer (leva-se um tempo para dar-se conta do odor do plástico quente no carro). Por isto é a importância de manter os vidros abertos uns minutos.
"Por favor não ligar o ar condicionado ou simplemente o ar, imediatamente ao se entrar no carro. Primeiramente deve-se abrir as janelas e depois de um momento, ligar o ar e manter as janelas abertas até uns minutos.
Além de causar câncer, o Benzeno envenena os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue.
Uma exposição prolongada pode causar Leucemia, incrementando o risco de câncer. Também pode causar um aborto. O nível apropriado de Benzeno em lugares fechados é de 50 mg/929 cm2.

Assim amigos, por favor, antes de entrar no carro, abrir as janelas e a porta para assim dar tempo a que o ar interior saia e disperse esta toxina mortal.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
PET
Admin
avatar

Mensagens : 837
Pontos : 866
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 30
Localização : Curitiba

MensagemAssunto: Re: Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado   Ter Nov 01, 2011 5:32 pm

Ufa....achei que meu figado estava estragando por causa da bebida..

AInda bem que é por causa do benzeno...

haushuashuahsuahs

bobao
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://tiidaclube.forumeiros.com
brunoguarato



Mensagens : 9
Pontos : 11
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 33
Localização : Uberaba, MG

MensagemAssunto: Re: Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado   Qui Jan 19, 2012 2:25 pm

Mais uma dica (que PODE ser um mito):

Quando estiver próximo do seu destino, desligue o AC 1 ou 2 minutos antes de desligar o carro, deixando somente a circulação de ar. Dizem que Isso evita o cheiro de mofo que começa devido ao ar frio que fica preso no assoalho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Maurício

avatar

Mensagens : 1104
Pontos : 1145
Data de inscrição : 15/12/2011
Idade : 20
Localização : goiania go/bauru sp/novo-horizonte sp.

MensagemAssunto: Re: Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado   Qui Jan 19, 2012 3:21 pm

brunoguarato, isso pode ser um mito msm,mas comigo isso nunca aconteceu porque as vezes desligo o ac e abro os vidros quando estou quase chegando mas maioria das vezes nunca desligo não ficom o ac ligado direito o tempo todo ainda mais estes tempos em goiania estava fazendo um calorzão msm coisa aqui em sao paulo kkkk e so vc cuidar tb nao deixar o assoalho humido,ou com liquidos como quando chove voce entra no carro o assoalho molhado pode ficar cheirando mal msm...

ate mais,abraços.

_________________
fyeah


R 135
└┼┼┤
    246
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000490381680
Cladocera

avatar

Mensagens : 105
Pontos : 109
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo

MensagemAssunto: Re: Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado   Ter Jan 24, 2012 11:22 am

Não acho que seja mito hein?
Os dutos que estão resfriados, ao se desligar o ar num dia de calor, esquentam e o vapor de água em sua volta se condensa proporcionando um ambiente úmido propício para a proliferação de fungos e bactérias que causam o mau cheiro.
O difícil é saber com exatidão quanto tempo o ar precisaria ser mantido em circulação para deixar o sistema seco.
Alguns manuais (Palio) sugerem o uso do aquecedor de ar em intensidade máxima durante alguns minutos antes de se chegar ao destino. Quem é que consegue fazer isso com um calor de mais de 30 graus? Eu não consigo hehehe.

"Outra dúvida comum diz respeito à utilização correta da recirculação. Esse recurso propicia um resfriamento mais rápido do automóvel e ainda impede que o ar externo entre no carro, o que é ideal para situações de trânsito pesado, com muita fumaça e poluição. Porém, a recirculação deve ficar ativa cerca de quinze minutos e depois desligada, evitando a sobrecarga do equipamento."

Não entendi a razão da recirculação sobregarregar o equipamento. Se o ar no interior do carro já está resfriado, a sua recirculação não deveria poupar o equipamento?

falous

Voltar ao Topo Ir em baixo
Maurício

avatar

Mensagens : 1104
Pontos : 1145
Data de inscrição : 15/12/2011
Idade : 20
Localização : goiania go/bauru sp/novo-horizonte sp.

MensagemAssunto: Re: Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado   Ter Jan 24, 2012 2:15 pm

e Cladocera pode haver proliferação de fungos sim ja pensei nisso mas nao sabia de tudo isso tb não,e ta loco fica com o ar quente no maximo durante alguns minutos no calor que ta ainda tb nao consigo não! kk, tb estou com esta duvida cladocera nao entendi porque ira sobrecarregar o sistema se o interior do carro ja esta resfriado nao e? acho que ele ira sobrecarregar porque ainda continuara resfriando muito nao sentindo que o interior do carro ja esta resfriado... não sei vamos ver a opinião dos outros...

ate mais,abraços.

_________________
fyeah


R 135
└┼┼┤
    246
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000490381680
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dicas para manter a qualidade do ar-condicionado
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» dicas de motorização
» exames carta de caçador
» dicas para meter caes de rasto mais rapidos
» Dicas para montar Bomba injetora Bosch + injetores????
» Dicas para treino de Perdigueiro Português.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tiida Clube - Oficial - BR :: Off - Topic-
Ir para: