Tiida Clube - Oficial - BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?

Ir para baixo 
+5
Cladocera
Neojunior
valds
Juninho
YoOdEx_X
9 participantes
AutorMensagem
YoOdEx_X




Mensagens : 90
Pontos : 100
Data de inscrição : 26/05/2012

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Seg Jun 11, 2012 7:38 pm


Meu carro é novo e ainda não tive a oportunidade de testar o alcool. Sei que não é vantajoso na maioria das cidades, mas até que aqui em BH, apesar de sair um pouquinho mais caro, não é tão absurdo assim colocar alcool. Estou falando de algo do tipo. Gasolina: 2,65 e Álcool, 1,95.

Então a dúvida é seguinte. O desempenho altera algo com o combustível vegetal? Na teoria, é apenas um cavalo a mais. Porém, meu antigo carro tinha motor de 101 cavalos com gasolina e 104 com alcool. E a diferença de desempenho era considerável. Bem mais interessante com o alcool, o carro respondia mais rápido!
Ir para o topo Ir para baixo
Juninho

Juninho


Mensagens : 1189
Pontos : 1261
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 38
Localização : Ponta Grossa-PR

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Ter Jun 12, 2012 8:38 am

Meu sedan já completou 1 ano e 6 meses e nunca abasteci com álcool, mas o motivo é o preço. Aqui em Ponta Grossa - PR o álcool está custando mais de R$2,00 faz muito tempo, e por esse motivo continuei abastecendo gasolina aditivada, ou a comum quando dá diferença de preço grande da comum p/ aditivada...

Mas agora com o relato no outro tópico, vou começar a optar pela pódium. Se a diferença é gritante na autonomia total de cada tanque, a vantagem mesmo é a pódium. O Tiida tem apenas 1cv de diferença do álcool p/ gasolina, e se a alta octanagem é a grande diferença, o álcool seria a opção mais barata porém consome muito mais rápido.
Ir para o topo Ir para baixo
YoOdEx_X




Mensagens : 90
Pontos : 100
Data de inscrição : 26/05/2012

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Ter Jun 12, 2012 10:00 am

A dúvida eh essa mesmo juninho. É apenas 1 cavalo, mas temos octanagem diferente. Alem do mais talvez altere um pouco a curva de torque para melhorar com o alcool dando uma melhoria, mesmo sem alterar o torque máximo.

Gasolina podium aqui em BH é R$ 3,20. Gasolina Comum 2,65. É muita diferença! Como estão os preços por ai?
Ir para o topo Ir para baixo
valds




Mensagens : 261
Pontos : 295
Data de inscrição : 19/02/2012
Localização : Curitiba

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Ter Jun 12, 2012 10:28 am

Eu já usei alcool....
Acho que não dá muita diferença, ou quase nenhuma, na potencia. Meus outros carros davam bastante diferença mas o tiida não.
A única diferença é no consumo, pois meu tiiida fica um V8 com alcool.
Aqui em curitiba tem gasolina por 2,43 e alcool a 1,77, em posto de confiança.
Mas estou indo na gasolina mesmo, em razão do consumo.
Ir para o topo Ir para baixo
Neojunior

Neojunior


Mensagens : 943
Pontos : 963
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 33
Localização : Balneário Camboriú - SC

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Ter Jun 12, 2012 2:57 pm

estou fazendo um teste com a podium e até agora só gastei grana a toa... faz a mesma coisa de comum ou aditivada, não vale a pena....
Ir para o topo Ir para baixo
YoOdEx_X




Mensagens : 90
Pontos : 100
Data de inscrição : 26/05/2012

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Ter Jun 12, 2012 4:00 pm

neojunior escreveu:
estou fazendo um teste com a podium e até agora só gastei grana a toa... faz a mesma coisa de comum ou aditivada, não vale a pena....

Eu acho que pode até melhorar um pouquinho o consumo, mas nada que justifique a exorbitância de diferença de preço. O meu nunca verá gasolina Podium! Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Cladocera

Cladocera


Mensagens : 105
Pontos : 109
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 45
Localização : São Paulo

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Ter Jun 12, 2012 9:58 pm

Já abasteci com os dois e costumo ir pelo melhor preço/rendimento. Aqui em SP está praticamente empatado, etanol R$1,70 e gasolina comum R$2,50.
Nunca percebi diferença de desempenho.
Etanol 6,9 km/L
Gasolina 9,5 km/L
100% de uso urbano.

falous
Ir para o topo Ir para baixo
Neojunior

Neojunior


Mensagens : 943
Pontos : 963
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 33
Localização : Balneário Camboriú - SC

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Qua Jun 13, 2012 8:30 am

É galera meu tanque cheio de podium só fez 465 km.... resumindo.... gastei grana.. rsssssss
Ir para o topo Ir para baixo
YoOdEx_X




Mensagens : 90
Pontos : 100
Data de inscrição : 26/05/2012

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Qua Jun 13, 2012 9:11 am

E o consumo foi exatamente o mesmo neojunior? ou melhorou pelo menos 0,5kml? rs
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Guerra

Rafael Guerra


Mensagens : 32
Pontos : 34
Data de inscrição : 16/01/2012
Localização : Rio de Janeiro

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Qua Jun 13, 2012 10:08 am

Só coloco alcool no carro, mesmo sendo mais caro no final. O carro fica mais barulhento, no frio tem um cheiro igual de chevette a alcool ligando (rsrs) e o acelerador com o carro frio fica um pouco impreciso, porém o carro fica mais esperto. Pesquisando um pouco, esse motor com alcool bate 130 cv no dinanômetro, que seria a diferença de desempenho mais plausível entre os dois combustíveis. A podium coloco só no reservatório de partida a frio. Pra quem não se preocupa com essa diferença, compensa a gasolina.
Ir para o topo Ir para baixo
Elber

Elber


Mensagens : 116
Pontos : 128
Data de inscrição : 26/10/2011
Localização : São Paulo

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Qua Jun 13, 2012 10:16 am

O meu já fez até 1 km/l a mais com V-Power, podium nunca coloquei.
Ir para o topo Ir para baixo
Neojunior

Neojunior


Mensagens : 943
Pontos : 963
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 33
Localização : Balneário Camboriú - SC

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Qua Jun 13, 2012 12:01 pm

E o consumo foi exatamente o mesmo......
Ir para o topo Ir para baixo
YoOdEx_X




Mensagens : 90
Pontos : 100
Data de inscrição : 26/05/2012

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Qua Jun 13, 2012 7:18 pm

Rafael Guerra escreveu:
Só coloco alcool no carro, mesmo sendo mais caro no final. O carro fica mais barulhento, no frio tem um cheiro igual de chevette a alcool ligando (rsrs) e o acelerador com o carro frio fica um pouco impreciso, porém o carro fica mais esperto. Pesquisando um pouco, esse motor com alcool bate 130 cv no dinanômetro, que seria a diferença de desempenho mais plausível entre os dois combustíveis. A podium coloco só no reservatório de partida a frio. Pra quem não se preocupa com essa diferença, compensa a gasolina.

Como assim 130 cavalos? Você já viu isso acontecer? Acho difícil crer porque se fosse assim, a Nissan divulgaria esse valor, o que seria um Marketing a mais, não? Acho que foi-se o tempo que as montadoras "escondiam" os cavalos para pagar menos imposto.

Comparando no "Carros na Web" o Tiida mono-combustível, de 124 cavalos faz 0-100 em 10,6s. O Tiida Flex, de 126 cavalos, faz 9,6 segundos. A velocidade máxima é de 192km/h no primeiro, e 195km/h no segundo. Se a mudança foi capaz de melhorar 1 segundo na aceleração, estou até disposto a testar um tanque de álcool para ver se realmente fica mais esperto!

Ir para o topo Ir para baixo
YoOdEx_X




Mensagens : 90
Pontos : 100
Data de inscrição : 26/05/2012

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Qua Jun 13, 2012 7:26 pm

Rafael (meu xará) Guerra, encontrei um artigo que eles testam o Tiida no dinamômetro. Com alcool, o carro bate 131 cavalos (contra 126 declarados) e torque máximo de 18kgfm.

Tem também nas fotos, o resultado das curvas de potência e torque. O de torque é sensacional! Praticamente linear e constante o tempo todo, característica de carros turbo modernos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não sei qual a credibilidade do site, mas é algo que chama a atenção mesmo! Vou testar por cana no meu carro! Você conhece outra fonte que tenha um feito parecido no dino?
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Guerra

Rafael Guerra


Mensagens : 32
Pontos : 34
Data de inscrição : 16/01/2012
Localização : Rio de Janeiro

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Sex Jun 15, 2012 4:47 pm

YoOdEx_X escreveu:
Rafael Guerra escreveu:
Só coloco alcool no carro, mesmo sendo mais caro no final. O carro fica mais barulhento, no frio tem um cheiro igual de chevette a alcool ligando (rsrs) e o acelerador com o carro frio fica um pouco impreciso, porém o carro fica mais esperto. Pesquisando um pouco, esse motor com alcool bate 130 cv no dinanômetro, que seria a diferença de desempenho mais plausível entre os dois combustíveis. A podium coloco só no reservatório de partida a frio. Pra quem não se preocupa com essa diferença, compensa a gasolina.

Como assim 130 cavalos? Você já viu isso acontecer? Acho difícil crer porque se fosse assim, a Nissan divulgaria esse valor, o que seria um Marketing a mais, não? Acho que foi-se o tempo que as montadoras "escondiam" os cavalos para pagar menos imposto.

Comparando no "Carros na Web" o Tiida mono-combustível, de 124 cavalos faz 0-100 em 10,6s. O Tiida Flex, de 126 cavalos, faz 9,6 segundos. A velocidade máxima é de 192km/h no primeiro, e 195km/h no segundo. Se a mudança foi capaz de melhorar 1 segundo na aceleração, estou até disposto a testar um tanque de álcool para ver se realmente fica mais esperto!


Tenho um outro gráfico da Dastek, que comercializa o unichip, com um tiida commais de 140 cv e quase 150cv com o aparelho, só não sei se estava com alguma outra coisa, tipo filtro esportivo ou escape.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não acho jogada de marketing colocar maior potência, pois nessa faixa existem vários parâmetros como isenção de alíquotas para até 127cv, consumo de combustível e concorrência, além do público alvo. E não é nenhuma surpresa, pois qualquer motor com essa característica (1.8 16v com comando variável na admissão) rende na faixa de 130 cv, vide os projetos da toyota, fiat, honda entre outros.
Ir para o topo Ir para baixo
YoOdEx_X




Mensagens : 90
Pontos : 100
Data de inscrição : 26/05/2012

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Dom Jun 17, 2012 8:11 pm

Na verdade essa potëncia do primeiro gráfico, o Power (B.H.P) é a potência do motor desconsiderando as perdas por atrito de peças, por bombeamento, na caixa de marcha etc.. É um pouco diferente de potência em cavalos. Na prática um motor com 150 B.H.P de potência, possui uma potência menor quando usado a unidade c.v.

Em compensação no gráfico de troque, que está em Nm, se você pegar o torque máximo, do carro original, dá um pouquinho mais que 190 Nm. Convertendo para kgf.m, temos mais de 19,3kgf.m! Seria o torque bem maior que os 17,5kgf.m divulgados. É torque de motor 2.0 aspirado moderno. Muito curioso esse teste!
Ir para o topo Ir para baixo
leoprudencio




Mensagens : 11
Pontos : 15
Data de inscrição : 01/06/2012
Idade : 47
Localização : Maringá - PR

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Seg Jun 18, 2012 1:51 pm

Só lembrando que a gasolina podium não influencia o consumo do carro. A diferença dela é a octanagem mais alta (95) contra 87 da gas. comum. E o fato dela ser tbm aditivada e poluir menos por ter menor quantidade de enxofre (30 ppm contra 1000 ppm da comum).
A vantagem de se usar a gas. podium é que o carro tem melhor rendimento e melhora nas retomadas de velocidade (em motores que tem taxa de compressão de no mínimo 9.5 por 1). O consumo permanece praticamente igual com qualquer tipo de gasolina.

Ir para o topo Ir para baixo
faej




Mensagens : 43
Pontos : 59
Data de inscrição : 30/05/2012

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Qui Jul 19, 2012 6:41 pm

Nao pus alcool no meu ainda, mas vi em algum lugar que a relacao preco do alcool sobre preco da gasolina para o tiida nao é 0,7, como na maioria dos carros, e sim 0,62 (ou coisa assim). Ou seja, pra compensar financeiramente a divisao do preco do alcool pelo preco da gasolina tem que dar menor que este valor.
Ir para o topo Ir para baixo
valds




Mensagens : 261
Pontos : 295
Data de inscrição : 19/02/2012
Localização : Curitiba

Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11Qui Jul 19, 2012 7:45 pm

cara, diferença no consumo....o meu ta fazendo 5,7 no alcool
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?   Vocês percebem diferença no desempenho com alcool? Relagi11

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vocês percebem diferença no desempenho com alcool?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Não pega com álcool / Luz injeção acendendo
» ADMINISTRADORES CADE VOCês
» Sprint Booster - melhora em desempenho ?
» O AUTOMATICO DE VOCÊS VIBRA PRA CARAMBA AO MUDAR PARA 3ª EM BAIXA?
» Mistura de combustível Gasolina e Alcool

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiida Clube - Oficial - BR :: Geral :: Mecânica e preparação-
Ir para: