Tiida Clube - Oficial - BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Amaciar o motor do carro zero

Ir para baixo 
+3
Maurício
Regioor
Sérgio Koloszwa
7 participantes
AutorMensagem
Sérgio Koloszwa




Mensagens : 7
Pontos : 11
Data de inscrição : 31/05/2012

Amaciar o motor do carro zero Empty
MensagemAssunto: Amaciar o motor do carro zero   Amaciar o motor do carro zero Relagi11Qui Jun 07, 2012 12:31 pm

Alguns dizem que os motores novos não necessitam amaciar o motor. Ainda não peguei o carro na concessionaria, porem assim que fizer, já vou viajar cerca de 600 KM.

oque vcs me recomendam? andar em giros mais altos ou manter abaixo dos 3000 rpm?

abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Regioor




Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 47
Localização : Guarulhos / SP

Amaciar o motor do carro zero Empty
MensagemAssunto: Re: Amaciar o motor do carro zero   Amaciar o motor do carro zero Relagi11Qui Jun 07, 2012 2:51 pm

Oi Sergio.

Segundo o manual até os 2.000Km não é recomendado rodar acima dos 4.000RPM e também não manter a velocidade constante durante muito tempo. Essa é a recomendação da Nissan no manual. Mas não sei se há uma maneira melhor.

Abç.
Ir para o topo Ir para baixo
Sérgio Koloszwa




Mensagens : 7
Pontos : 11
Data de inscrição : 31/05/2012

Amaciar o motor do carro zero Empty
MensagemAssunto: Re: Amaciar o motor do carro zero   Amaciar o motor do carro zero Relagi11Qui Jun 07, 2012 3:03 pm

Valeu, eu já tinha visto algo parecido, mas achei "meio vago" isso hehehe...

abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Maurício

Maurício


Mensagens : 1104
Pontos : 1145
Data de inscrição : 15/12/2011
Idade : 26
Localização : goiania go/bauru sp/novo-horizonte sp.

Amaciar o motor do carro zero Empty
MensagemAssunto: Re: Amaciar o motor do carro zero   Amaciar o motor do carro zero Relagi11Qui Jun 07, 2012 5:40 pm

Ola sergio!

cara assim que eu tirei meu tiida sedan depois de menos de uma semana, ja coloquei ele na estrada tb! kkkkk eu rodei 700kmh com o carro eu tb fui bem tranquilo... para tentar amaciar mais o motor... mas sim eu cheguei no maximo a 120kmh e sempre em giros baixos... como tb eu fui com o carro bem leve so eu estava no carro quase que sem bagagem.. mas msm assim com o ac ligado... e o carro uma vez chegou a marcar 9,9kmh/l na estrada sendo que agora ele ja fez 16,5kmh/l ele no começo pode sim gastar ate um pouco mais... e eu fiquei meio que na media de 3000rpm sim!

ate mais,abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000490381680
Neojunior

Neojunior


Mensagens : 943
Pontos : 963
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 33
Localização : Balneário Camboriú - SC

Amaciar o motor do carro zero Empty
MensagemAssunto: Re: Amaciar o motor do carro zero   Amaciar o motor do carro zero Relagi11Qui Jun 07, 2012 10:47 pm

tirei o meu zerinho no começo do ano e acabei de fazer a revisão dos 20.000...
sempre mandei bala desde o começo, hoje o motor é amaciado pakas....
responde rápido e é muito agil...
Ir para o topo Ir para baixo
Aqz




Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 24/03/2012
Idade : 58
Localização : Belo Horizonte - MG

Amaciar o motor do carro zero Empty
MensagemAssunto: Re: Amaciar o motor do carro zero   Amaciar o motor do carro zero Relagi11Qua Jul 11, 2012 9:18 pm

Oi Sérgio, estou com Tiida HB com 800km , por via de dúvidas estou pegando leve de inicio, mantendo por volta de uns 3.000 giros, devo manter assim até uns 2000kms.
Ir para o topo Ir para baixo
YoOdEx_X




Mensagens : 90
Pontos : 100
Data de inscrição : 26/05/2012

Amaciar o motor do carro zero Empty
MensagemAssunto: Re: Amaciar o motor do carro zero   Amaciar o motor do carro zero Relagi11Qua Jul 11, 2012 9:32 pm

Meu Tiida hoje está com 1600km. O que eu fiz foi seguir a recomendação do meu antigo carro que achei mais sensato. Eu tirei o carro 0km da concessionária e cai inevitavelmente numa viagem, de 500 km ida e volta, ou seja estrada.. Acelerava o carro suavemente, sem pisar fundo sempre subindo giro de vagar e trocando de marcha sempre buscando economia, porém sempre mantinha a 120 ~ 110 km/h.

Quando o carro fez 1000 km, eu subi o giro em segunda marcha lentamente, até chegar as 6500. Subi as marchas e continue normal. Fiz isso de subir a marcha umas 3 vezes.. Agora vou pegar estrada denovo, e agora vou pisar fundo (progressivamente), para chegar o giro ao limite mesmo. E daqui pra frente, completo os 2000 km e vou andar normal.

De fato o processo de "amaciar" o carro se dará por completo quando for feita a primeira troca de óleo. Digo isso pois as párticulas e resíduos que foram se soltando após o atrito entre as peças, ficam toda no óleo do motor. Ao trocar o óleo, ele correrá livremente, sem nada atrapalhando. O carro anda até um pouco mais, fica com o barulho mais suave, e mais econômico.

Só para esclarecer, os carros antigos deveriam seguir rigorosamente o amaciamento, pois devido a qualidade de produção, podia ocorrer trincas, rachaduras no atrito entre as peças e comprometer seriamente o motor.

Hoje, tem gente (engenheiros mesmo) que defendem ser desnecessários devido ao processo de fabricação muito mais preciso e moderno. Na minha opnião, mesmo que sejam modernos de fato, ainda sim é bom esperar o motor se atritar, desgastando o execesso de material ou irregularidade, soltar aquelas "rebabadas". É prudente fazer. Porém, se você já sair da concessionária, pisando fundo e cortando giro, muito provavelmente não vai acontecer nada demais com o seu carro.
Ir para o topo Ir para baixo
faej




Mensagens : 43
Pontos : 59
Data de inscrição : 30/05/2012

Amaciar o motor do carro zero Empty
MensagemAssunto: Re: Amaciar o motor do carro zero   Amaciar o motor do carro zero Relagi11Qui Jul 19, 2012 6:36 pm

Po, este forum e bom mesmo. Peguei meu Tiida semana passada, so tem 130km, amanha de manha saio pra uma viagem de 1.000km e mais 1.000km volta, entrei no forum so por entrar e achei estas dicas. Nao sabia destes detalhes. Vou mais atento agora.

Obrigado e abracos a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Amaciar o motor do carro zero Empty
MensagemAssunto: Re: Amaciar o motor do carro zero   Amaciar o motor do carro zero Relagi11

Ir para o topo Ir para baixo
 
Amaciar o motor do carro zero
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tiida Clube - Oficial - BR :: Geral :: Mecânica e preparação-
Ir para: