PortalInícioCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
YoOdEx_X

Pontos : 100

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Qua Jun 20, 2012 6:29 pm

Danielctba escreveu:
Pois é, mas por mais que ande menos, com certeza deve andar mais que o agile 1.4 que eu tenho hoje, não é mesmo? E eu também não sou mais de dar pau com o carro, ando mais tranquilo hoje em dia.

Numa boa? Com todo respeito, mas o Agile é um carro que não anda bem, é meio manco. O Tiida com certeza vai andar muito mais! Eu tinha um Fox 1.6 que é considerado um carro com bom desempenho, e o Tiida dá um show nele. Tenho um amigo que tem um Agile hoje, e antes ele tinha um Palio 1.4. Ele diz que morre de saudades do Palio devido o motor mais esperto.. e olha que é bem menos potente.

Quando fizer um test drive, ou pegar o seu, faça um teste: acelere todo o curso do pedal sem dó. Você vai ver como ele ganha velocidade rápido!
YoOdEx_X

Pontos : 100

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Qua Jun 20, 2012 6:34 pm

O piloto automático é de fato para se usar na estrada mesmo.. No carro automático ele tem a vantagem de reduzir uma marcha para manter a velocidade. No manual se você pisar na embreagem ele dá uma pausa, precisando você dar um clique no botão pra ele retomar aquela velocidade.

Por outro lado, o carro manual tem um melhor desempenho, então o carro tem mais "força" para aguentar uma subida por exemplo, necessitando menos de redução que um automático.

Existem carros superiores que já freiam em descida (o Tiida e demais "nacionais" usam somente freio motor). Existem outros mais modernos ainda que automaticamente diminuem a velocidade ao aproximar de um outro veículo.

O piloto automático serve para uma estrada livre, em que você mantem uma velocidade constante. Se for uma estrada plana e livre é perfeito! Você joga la, 110, 120 e o carro acelera por você!
Neojunior

Pontos : 929

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Qui Jun 21, 2012 10:48 am

hhehehehehe... quero uma porcaria dessas pra mim... rssssss

Subwoofer Lightning Audio 12'' Strike 950 rms
Subwoofer Tomahawk Evolution 15" 2500rm
kits soundstrean frente e traz.
Sound Digital 8000W.
Power One 500W.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Pontos : 50

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Qui Jun 21, 2012 11:47 am

Explica melhor essa da descida, no automatico? Eu pego várias ladeiras no dia-a-dia, e estava justamente me perguntando como funcionaria: Se teria que sair do D para o 2, ou se o carro ia embalar até virar foguete...
faej

Pontos : 59

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Qui Jun 21, 2012 3:47 pm

Peesoal, fiz um teste frive hoje no AT SL e no MT S, admito que gostei dos dois e continuo na duvida se pego o AT por 3,5k a mais ou nao.
Mas o cara da nissan disse q o piloto automatico no AT acelera pra vc, eqto no MT ele e apenas limitador de velocidade, ou seja, vc tem q continuar pisando no acelerador, mas se pisar demais ele nao ultrapassa o limite programado, Isso procede? Nao vi muito sentido, mas como e o cara da empresa, achei melhor verificar (eles nao tinham nenhum MT SL la pra testar).
Cladocera

Pontos : 109

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Qui Jun 21, 2012 5:49 pm

Nada disso faej.
Não tem nada de precisar continuar pisando no acelerador não. Pelo contrário, acelerando o carro ultrapassa o limite fixado pelo piloto automático, e ao tirar o pé do acelerador o carro volta ao limite previamente estabelecido.
A única desvantagem do piloto no MT em relação ao AT é a troca de marchas que o câmbio exige.
O piloto automático pode ser ativado em qualquer velocidade acima de 40 km/h. No AT, você pode ativar o piloto e ir acelerando pelo botão no volante até a velocidade que quiser. Já no MT, se você estiver a 40km/h em terceira marcha por exemplo, só dá para aumentar a velocidade pelo botão até o limite da terceira marcha. Ao pisar na embreagem o piloto se desliga e é preciso apertar o botão novamente para definir a velocidade desejada.
Pra usar em sexta marcha na estrada não faz diferença nenhuma em relação ao AT.

flw
faej

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Qui Jun 21, 2012 6:15 pm

Cladocera escreveu:
Nada disso faej.
Não tem nada de precisar continuar pisando no acelerador não. Pelo contrário, acelerando o carro ultrapassa o limite fixado pelo piloto automático, e ao tirar o pé do acelerador o carro volta ao limite previamente estabelecido.
A única desvantagem do piloto no MT em relação ao AT é a troca de marchas que o câmbio exige.
O piloto automático pode ser ativado em qualquer velocidade acima de 40 km/h. No AT, você pode ativar o piloto e ir acelerando pelo botão no volante até a velocidade que quiser. Já no MT, se você estiver a 40km/h em terceira marcha por exemplo, só dá para aumentar a velocidade pelo botão até o limite da terceira marcha. Ao pisar na embreagem o piloto se desliga e é preciso apertar o botão novamente para definir a velocidade desejada.
Pra usar em sexta marcha na estrada não faz diferença nenhuma em relação ao AT.

flw

Resposta perfeita, muito obrigado.
vinny

Pontos : 24

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Dom Jul 01, 2012 9:15 pm

Cara, tenho um Tiida 2012 automatico.

Ouça de quem tem e já dirigiu bastante.

O cambio é muito bom. Ele é esperto, quando você precisa dar aquela arrancada rápida ele reduz sim...

Tb tem o overdrive que ajuda bastante nesta situação.

A troca de marcha e tão macia que vc quase não percebe.

Recomendo... Quem dirige automatico uma vez (de novo, o do tiida é ótimo) nunca mais volta para um manual...

A não ser que você seja um piloto profissional que irá passar dos 190 ou sentir falta de 1 segundo na arrancada de 0 a 100...

abs,
Vinny.
faej

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Dom Jul 08, 2012 10:52 am

Pois e Cladocera, Vinny e demais, o cambio manual do Tiida tambem e tao bom que fiquei tentado por ele. he he
Mas acabei comprando o AT mesmo.
Fechei por 54.690,00 com tapete, sensor de re, modulo de vidro, protetor de carter, pintura metalica e pelicula. Alem disso, ganhei desconto no emplacamento e nos frisos laterais.

Acho que fiz um excelente negocio. Como tava viajando so vou pegar o carro esta semana agora.
Ja to com ferias marcadas no final do mes pra testar o carro na estrada...he he

Agradeco muito as contribuicoes da galera aqui, me ajudaram muito.

Nos encontramos por aih nas estradas.

Grande abraco
fm

Pontos : 8

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Sab Jul 28, 2012 11:41 am

faej escreveu:
Pessoal, vcs que tem o AT, quando precisam dar aquela arrancada rapida, tipo quando tem q sair de uma rua menor para uma maior, movimentada, que tem q achar uma brecha entre os carros em movimento, o Tiida responde rapido? Ou demora aqueles 2 a 3 segundos pra acelerar bem?

Sim, comprove isso em um test drive.
Alem disso se vc quer arrancar rapido coloca no 1 e testa!
Ricardo Franco

Pontos : 95

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Dom Ago 19, 2012 12:31 pm

Desenterrando o assunto, o meu Tiida e um AT 12/13, nao tem nada melhor, estilo Bob Marley de teto aberto, no transito caotico de Sao Paulo. Aqui se passar de 60km e multa na certa, AT luxo total !!!
farilopes

Pontos : 65

MensagemAssunto: Maravilhoso!!!!   Dom Set 02, 2012 3:04 pm

Comprei um Tiida S 1.8 AT 2008... um luxo!!! Muito bom, macio, maravilhoso!!! Pode até ter somente 4 marchas, mas como não sou mais garotinho pra ficar correndo...srsrsrsrs não preciso de mais...

Espero em breve, estar trocando por um mais novo e tb AT... não quero outra vida...rsrrssrs
fbarlete

Pontos : 6

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Seg Abr 01, 2013 10:18 am

Eu tenho um SL AT 2011 e até achava que o cambio trocava mt de marchas qdo estou viajando (logicamente que estou pisando bem, OD desligado e ele variava de 4ª pra 3ª, e depois 4ª denovo), com veiculo pesado, em serras ou em mts subidas.

No entanto, no funcionamento achava genial ! Extremamente Rápido, não dá trancos e responde mt bem, ou seja, não se nota perda de força nas rodas qdo ocorre a troca. Sem contar que as 4 marchas é bem ilusório, pq ele realmente mantem rotação muito baixa qdo se viaja a 100~110 km/h. Sem falar que consegue ser econômico, pelo menos em estradas.

A 1 mês meu pai trocou o antigo carro dele e comprou um new FIT 2013, 1.5 AT 5 marchas com borboletas.
Pensei que seria mt superior ao meu tida, principalmente pelo valor do carrinho (que é um verdadeiro assalto), mas realmente fique contente com o meu tiida.

O acabamento do tiida é superior ao fit, em todos os sentidos.
Unico detalhe que vale ser lembrado é o belo volante da Honda. Lindo, e cheio de botoes e com as borboletas. Dá vontade de ficar olhando só o volante no carro.

Qto fato em questão, o cambio automatico, após dirigir mt o NEW FIT, notei o quanto é bom o do tiida.

O NEW FIT parece que tah sempre perdendo força qdo ocorre a troca. E te fale em trocar de marcha toda a hora. E olha que eu sei dirigir carro AT, ou seja, não fica variando mt o acelerador, principalmente qdo sei que ele vai efetuar a trocar. (estou com o tiida a mais de 2 anos e mts KM)

Notei também que no NEW FIT sentimos mais as trocas de marcha, parece que engasta as vezes, principalmente em subidas lentas. Ele não chega a dar solavancos, mas é bem mais sensível que no tiida.

E o barulho do motor então: se eu achava o tiida barulhento qdo fazia ultrapassagens na estrada, hoje, após dirigir mt o new fit, acho o tiida extremamente silêncioso. Claro que isso não tem a ver com o cambio, mas sim com isolamento.

Qto as borboletas, tão desejadas, são uma bela merda cara. Na cidade é quase impossivel tentar utilizar, face a esquinas e td mais (elas são pequenas e presas ao volante). A não ser que voce consiga enrolar os braços, é claro.

Na estrada, até é legal, mas com certeza é bem menos do que eu imaginava. Afinal, se eu paguei bem mais caro para ter um carro automatico, pq vou querer ficar trocando de marchas?!?!

Util apenas em declives, no qual se pode até utilizar um pouco do freio motor reduzindo, ou ainda, em uma preparação para ultrapassagem, para "levantar" o motor.
Mas, quando você "aprende a lidar" com o conjunto acelerador e cambio AT, já se torna desnecessária uma troca manual ou preparação para ultrapassagens.

No mais, escrevo para comprovar que, apesar do chamado "cambio moderno" de 5 marchas da honda, na prática, achei o " antiquado" cambio do tiida bem superior.

Claro que tenho que considerar o motor do tiida que é bem mais forte, no entanto, não poderia ser tão "esquisito" o cambio da honda, principalmente em razao de que a honda assalta seus clientes (os veiculos são muito caros no brasil).
jeancalofrano

Pontos : 6

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Seg Abr 01, 2013 4:43 pm

Pessoal,

Na minha opinião o automático é bom para andar na estrada ou na cidade.

Pois ele pode ser utilizado com o modo esportivo habilitado, ou seja, aumentando a rotação através do botão na lateral.

Tenho o automático e quando preciso podetência eu tenho.

att.
Huganes

Pontos : 197

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Ter Abr 02, 2013 9:49 am

Automático sem sombra de dúvidas... independente de ser 4 marchas!!

É um câmbio macio, sem trancos e na estrada responder mto bem... sem falar o conforto de não precisar cambiar!!

Nunca mais volto pro câmbio manual!!
Muniz

Pontos : 45

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Ter Maio 21, 2013 6:38 pm

Tambem peguei automatico porque não aguentava mais embreagem, nem me incomo de trocar marchar agora ter que pisar em embreagem acho maior coisa sem sentido.

Acho que quando falam mau do cambio de 4 marchas do Tiida é porque o de 6 marchas deve ser muito bom em relação a desempenho, O Tiida tem um motor muito bom então com um excelente cambio manual vira um casamento perfeito.

Na pratica o problema do cambio automatico esta na estrada, e no caso do Tiida não é por gastar muito, a 4 marcha é Overdrive, fica com rotação bem baixa as 120 Km/h.
Tem um botão que deliga a 4 marcha , ou seja deliga o OverDrive , então so vai ate a terceira e da para estivar nessa marcha ate os 178 km/h finais. O problema é fazer ultrapassagens de 80 a 120, nao tem marcha para isso, a segunda é vai no talo e a terceira fica boba, mas quando chega a 120 vai ate 140 muito rapido mesmo, entao se percebe quando bom esse motor é.

Com o cambio de 6 marchas vai ter esse desempenho em qualquer velocidade.

Agora um curiosodade sobre ser 4 marchas , para cidade é melhor, o que faz gastar combustivel num carro automatica são as trocas, da para perceber quando se acelera a mais entre as trocas, então menos marchas tem menos trocas e economiza mais.

Melhor mesmo é cambio automatizado de 2 embreagens que a Ford agora esta disponibilizando para o Fiesta tambem, melhor troca com o consumo de carro mecanico.

Mas resumindo para uso na cidade e viagens de faixa dupla o cambio de Tiida é otimo.

Sobre o piloto automatico, ja tive em carro mecanico e é tão ulti no automatico quando no mecanico.
Na verdade usar o cambio automatico para recuperar velocidae é maior droga, ele fica querendo volvar
a velocidade o mais rapido possivel e da uma esticadas de segunda muito ignorantes, é melhor
acertar no pe e depois dar o set no piloto. Esse é um acessorio que faz as viagens se tornar menos cansativas, acho uns dos mais importantes do Tiida, mas so na estrada mesmo, cidade não tem
utilidade.
rodbb35

Pontos : 80

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Ter Maio 21, 2013 10:15 pm

compre manual... pois a graça neste carro é a vontade de mandar bala .... e com cambio automatico isso é zero....
terry_bogard

Pontos : 25

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Seg Abr 21, 2014 3:06 pm

Pessoal.. sou novo aqui no forum.. e eu me cadastrei para realizar algumas perguntas... eu de principio estou interessado em comprar um Honda Fit... AT.. uma porque eu estava querendo pegar um carro automatico e outra porque me falaram que é um ótimo carro o Fit,... mas pesquisando um pouco sobre outros carro tive conhecimento do Tiida, e o que me deixou muito empolgado com este carro é por ele conseguir realizar quase 17 Km/l na estrada (segundo o fabricante), mas ai pesquisando vi que ele tem um cambo de 6 marchas, ai entendi o motivo de tanta economia... mas quando fiquei sabendo que o Cambio AT ele somente possui 4 marchas... ai fiquei pensando.. será que ele consegui ter esta grande economia? Ou isto somente é possivel com o cambio manual? Então gostaria de infomações do pessoal que possuem os 2 modelos e me fala-se quanto km/l cada um consegui fazer, com cambio manual e automatico. E se é verdade o que o Fabricante falar.... Pois eu particularmente gostaria de um carro bem economico pois utilizo bem mais estrada do que cidade. O que consegui ver é que os 2 modelos de cambio são bons (tirando o automatico por ser um pouco antigo e com 4 marchas). Pois se nao for muito vantajoso a economia do automatico. Vou acabar pegando 1 dos 2.. o Honda FIT AT ou o Nissan TIIDA Manual.
mrb

Pontos : 1510

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Seg Abr 21, 2014 4:56 pm

Você esta querendo comparar câmbios com tecnologia diferente, o FIT é cvt e o TIIDA e AT.

Eu fiquei nessa mesma dúvida porem pulei para o NISSAN AT devido ao câmbio ser mais amadurecido que o CVT.
Só ver o tanto de dúvidas que a própria rede tem na manutenção do CVT seja nissan ou honda.

O tiida flex AT já fez de 10 a 14Km/l dependendo da qualidade do combustível e da estrada, da velocidade de cruseiro, usando ou não o Piloto Automático, calibragem dos pneus, peso de carga,...

O AT da nissan tem a possibilidade de todas as marchas na alavanca, só 1°(posição 1) , 1° e 2°(posição 2), 1° 2° 3°(posição D com overdrive off) e 1° 2° 3° 4°(posição D com overdrive)
Acho muito bom pois consigo dirigir como se fosse manual em algumas condições.
Marcelo Leal de A. Barrêt

Pontos : 51

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Ter Abr 22, 2014 10:03 am

Olá Pessoal

Eu confesso que era contra "automáticos" e, meu objetivo era o Tiida SL Manual, entretanto por falta desse modelo comprei o Tiida SL/AT! Me adaptei, e em apenas duas semanas de uso mudei meu conceito! Hoje, quando for mudar de carro com certeza será outro automático.

Em viagens, rodando com média de 120 e 130 km/h, a rotação fica em 3 mil rpm, o que achei muito bacana! Na estrada com ar ligado fez média de 12 km/l; Na rua faz média de 10 km/l;

Confortável, silencioso, sem trancos, com o OD ligado é esperto na rua, esperto na estrada.
Nada contra o câmbio AT de 4 marchas!

No meu entendimento não é a oitava maravilha tecnológica em câmbio AT.
Mas é na medida para o que eu precisava. Me surpreendeu.

Resultado: Satisfeito com o o Tiida SL/AT.
Neojunior

Pontos : 929

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Qua Abr 23, 2014 12:46 pm

Nada contra o automático, prefiro muuuuuuito o manual.... questão de gosto mesmo, pois o gostoso do carro "ao meu ver" é passar a marcha....

Subwoofer Lightning Audio 12'' Strike 950 rms
Subwoofer Tomahawk Evolution 15" 2500rm
kits soundstrean frente e traz.
Sound Digital 8000W.
Power One 500W.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MensagemAssunto: Re: DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????   Hoje à(s) 5:19 pm

DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» DEVO COMPRAR O MANUAL OU AUTOMATICO??????????
» Devo comprar um picasso 2.0 16v 2002? URGENTE
» Devo comprar Etios HB XS 1.5 ???
» Tem Como Mudar o cambio de manual para automatico?
» Indessiso na mota 125 que devo optar por comprar

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tiida Clube - Oficial - BR :: Geral :: Mecânica e preparação-
Ir para: