PortalInícioCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Cuidados com o couro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
santanna



Mensagens : 49
Pontos : 63
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 32
Localização : São Paulo

MensagemAssunto: Cuidados com o couro   Ter Maio 08, 2012 10:30 am

Pessoal,

Poderíamos postar aqui dicas para cuidar melhor dos bancos em couro. Eu mesmo, como nunca tive bancos de couro estou meio perdido como se deve limpar, quais produtos para hidratar. Tanto o couro preto quanto o bege.

Sobre hidratantes encontrei essa matéria
http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/especialista/conteudo_264345.shtml
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.tintoy.com.br
PET
Admin


Mensagens : 837
Pontos : 866
Data de inscrição : 06/08/2011
Idade : 28
Localização : Curitiba

MensagemAssunto: Re: Cuidados com o couro   Ter Maio 08, 2012 3:54 pm

Importante esse tópico...

eu mesmo não sei quais são os cudados!

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://tiidaclube.forumeiros.com
edgard.teza



Mensagens : 51
Pontos : 55
Data de inscrição : 16/04/2012
Idade : 39
Localização : São Bernardo do Campo/ABC SP

MensagemAssunto: Re: Cuidados com o couro   Qua Maio 09, 2012 12:00 am

Muito bom Santanna otimo assunto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.saveiroclubesp.com.br
santanna



Mensagens : 49
Pontos : 63
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 32
Localização : São Paulo

MensagemAssunto: Re: Cuidados com o couro   Qua Maio 09, 2012 8:38 am

Eu tenho pesquisado que o ideal é hidratar o couro com vaselina líquida a cada seis meses. Primeiro retirando a poeira, com solução de água e sabão de coco líquido.

No caso de líquidos derrubados no banco (café, leite, refrigerante, bebidas alcoólicas e água) e produtos gordurosos (óleo, azeite, creme e chocolate) deve-se remover imediatamente com pano macio e absorvente, friccionando suavemente; limpar com pano levemente umedecido com água morna em solução de sabão neutro; deixar secar naturalmente. Nunca se deve usar objetos pontiagudos e/ou abrasivos, bem como esfregar um banco em couro com escova.

Em regiões mais quentes e úmidas, essa manutenção deve ser feita a cada dois meses. Procure estacionar sempre à sombra, pois o sol tende a ressecar o couro, causando rachaduras irrecuperáveis em sua superfície.

Eu li em outros fóruns pessoas dizendo que usam hidratante Nívea para hidratar, mas bancos de couro precisam de compostos hidratantes feitos exclusivamente para couro. Couro não é um tecido vivo, como a pele, por isso não absorve compostos nutritivos. Passar hidratante para humanos nele até resolve, mas em pouco tempo o banco fica sujo, pois a poeira acaba grudando e ressecando ainda mais o couro.


Fontes: http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/autoservico/mecanica/cuidados.shtml
http://goodyear.jalopnik.com.br/conteudo/cuidado-com-os-bancos-de-couro/
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.tintoy.com.br
Juninho



Mensagens : 1189
Pontos : 1261
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 30
Localização : Ponta Grossa-PR

MensagemAssunto: Re: Cuidados com o couro   Qui Maio 10, 2012 6:29 pm

Sobre a limpeza com água e sabão de côco ou neutro, pano úmido e até mesmo aspirador pra retirar farelos, pó e outras sujeirinhas está correto. Sempre uma limpeza minusciosa antes...
Eu utilizo o G-zoX da Soft99 pois quando participei de um workshop de limpeza automotiva foi utilizado na demonstração... É um produto que pode ser utilizado mais vezes durante o ano, mantém o couro com aspecto de novo, limpo e bem hidratado...
Custa 70 reais o litro, é o custo em média de um serviço de hidratação...

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
santanna



Mensagens : 49
Pontos : 63
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 32
Localização : São Paulo

MensagemAssunto: Re: Cuidados com o couro   Sex Maio 11, 2012 1:05 pm

Achei este comentário em outro fórum, muitas informações são parecidas, mas são importantes.

LIMPEZA

Para começarmos devemos deixar claro que o couro é FOSCO e não BRILHOSO, se ele está brilhando é porque está sujo, o couro só brilha se estiver recebido uma dose de hidratação a pouco tempo ou se estiver sujo, fora isso ele deve ser fosco assim como na figura acima.

O couro é uma pele um tanto quanto sensível, se forem utilizados produtos agressivos em sua limpeza ou em sua hidratação o mesmo irá sofrer danos sérios e quase sempre irreversíveis.




Para limpar o banco de couro o único produto que você deverá usar é um pano e uma barra de sabão neutro ou sabão de coco, que não são agressivos contra o couro.
NÃO ENCHARQUE o couro, passe primeiramente um pano SECO para tirar poeira e residuos grossos e só depois passe um pano úmido com sabão neutro. Logo depois de passar o pano com sabão passe outro pano SECO para retirar resíduos de sabão.

HIDRATAÇÃO

Inicialmente depois de ter higienizado o couro é ideal passar um pano levemente úmidecido em água quente, para abrir os poros do couro, feito isso passe um pano para secar.

O couro deve ser hidratado pelo menos em um período de seis em seis meses para que ele não resseque e rache. Deixar o banco exposto ao sol excessivo poderá danificá-lo mesmo estando hidratado, o sol é o inimigo número 1 do couro.

Todos os produtos existentes para hidratar são de algum modo UM POUCO agressivos, não existe produto químico que não tenha propriedades que são ruins para pele assim como para o couro. Creme nívea, vaselina, silicone, protetor solar, óleo de peróba, hidratantes rurais usados em celas de cavalos, todos esses produtos hidratam mas também são bastante agressivos para o couro, com o tempo serão prejudiciais. O ideal é não ficar misturando produtos para “testar” qual ficará melhor.




O mais indicado é mandar sempre na mesma assistência técnica para que hidratem seu couro, porém se você quiser fazer isso em casa utilize o “Óleo johnson’s baby óleo puro” lembre-se deve ser o ÓLEO PURO, não aqueles que tem aroma, colônia, calmante, etc… deve ser puro !

De todos produtos caseiros este é o único que não degradará seu couro pois é um produto suave e puro.

Com o banco limpo e seco passe o óleo por todos os bancos deixe agir por uns 20 minutos e retire o excesso com um pano seco, o ideal é após tirar o excesso ficar sem utilizar o veículo durante 12 horas para que o óleo penetre os poros do couro.

Se começar a utilizar o óleo johnson não fique trocando de produto, a “mistureba” de produtos pode danificar seu banco de couro irreversívelmente.

NÃO UTILIZE creme nivea, vaselina liquída, hidratante rural, protetor solar, nuget, graxa, óleo de peróba, cera, etc. Esses produtos possuem muita química e podem danificar o couro.

CUIDADOS COM O COURO

Para manter seus bancos de couro por muito tempo é de extrema importância que se tome algumas precauções como ao sentar-se olhar se sua calça ou bermuda não possui “ARREBITES” que possam furar o couro, não deixar objetos pontudos em cima do banco para evitar que alguém sente em cima e fure o banco, não deixar no sol, não derramar bebidas alcoólicas, não encharcar, não esquecer de limpar e hidratar pelo menos a cada 6 meses, etc.

Cuidando do seu banco ele irá durar bem mais tempo que um banco de pano normal, pois o couro é muito mais resistente porém precisa de alguns cuidados mais peculiares que o banco normal pois o reparo de um banco de couro é BEM SALGADO, porém existe a possibilidade de reparos sem precisar trocar a capa inteira do banco.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.tintoy.com.br
paulo.morishita



Mensagens : 8
Pontos : 14
Data de inscrição : 21/04/2012
Idade : 35
Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: Cuidados com o couro   Seg Maio 14, 2012 5:25 pm

Eu acabo de comprar o hidratante da marca Meguiar's. Ainda não usei, mas quando tiver resultados lhes informarei.

http://www.miromi.com.br/meguiars-gold-class-hidratante-de-couro-400ml-g17914.html?gclid=COm6sObagLACFQOFnQodcy91SQ
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Cuidados com o couro   Hoje à(s) 5:12 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Cuidados com o couro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Cuidados com o couro
» Cuidados com macacão
» Couro rachando - manutenção, cuidados na Limpeza e hidratação
» Limpeza do volante couro claro
» Limpeza do volante de couro

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tiida Clube - Oficial - BR :: Geral :: Tiida Clube-
Ir para: