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pierre090




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MensagemAssunto: Apresentação   Apresentação Relagi11Qui Jul 25, 2019 6:41 pm

Boa noite sou Jean Pierre sou do RS e tenho um Tiida 2008 sl mt a quase 2 anos. Apesar de ja ter criado a conta a tempos so agora que vim até o forum.
Vou fazer um breve resumo sobre o que já passei com meu tiida.
Comprei consciente que ja estava um pouco rodado 119mil km. Porém o carro estava muito bem conservado e fechei a compra por um valor bem justo. Com uns 3 meses ele esquentou valvula termostatica trancou e de quebra com isso rachou a caixa do radiador. Mandei trocar e fui atrás da até então única valvula termostatica. Foi aí q descobri que são 2 uma achei com facilidade já a outra a do cavalete d'agua nao achei de jeito nenhum, depois de tanta procura achei a do fluence q e a mesma. Logo troquei velas e limpei tbi. Resultado perdi a lenta, por sorte achei um mecanico com equipamento bom e conseguimos ajustsr novamente. Apos isso indo para a praia peguei uma cratera achei q tinha partido o carro ao meio mas na hora nao notei nada de diferente. Alguns meses depois batida na suspensão vi que era a barra axial do lado que eu tinha pego o buraco comprei e eu mesmo troquei facil. Logo após rolamento da roda também começou a roncar. Efetuei a troca eu mesmo após isso novas batidas e um "mecanico" me condenou os coxins do amortecedores barras axiais bieletas e buxas traseiras e dianteiras da balanças. Resumo na verdade era setor que estava bantendo e tive q trocar os amortecedores também. Achei todas aa buxas de agregado e setor com preço bom e pasmem com menos de mil reais troquei setor buxas do agregado e bieletas. Obviamente nao peças originais mas primeira linha de boa qualidade e com 6 meses de garantia. Ai o carro começou a falhar novamente tirei admissao de novo velas e vi que havia óleo nas velas. Na hora eu gelei e pensei q era algo de errado no motor mas depois de análise bem calma vi que o vazamento parece ser no cavalete do cabeço peça que fica entre o cabeçote e a tampa de válvula ja que a junta da tampa de valvula eu ja havia trocado. Limpei bicos troquei velas e o carro ficou ótimo de novo. Porém agora ultimamente estou muito decepcionado pois a umas 2 semanas começou uma batida nova na suspensão vou tentar descobrir mas pela minha pouca experiência parece ser coxin do amortecedor uma vez que nao fui eu que comprei os ultimos e vi que a qualidade nao era boa, e ontem o carro agora começou a falhar e falha tipica de detonação parecendo ser vela, desconfio que possa ser o óleo vazando e atrapalhando na centelha e me lembro que as bobinas estavam com a borracha q cobre a vela rasgadas podendo dar fuga de faisca. Bom aqui estou e faço um desabafo ao senhores sei que rodo bastante com o carro isso eu admito ja rodei quase 40mil km sempre troquei o óleo certo e cuido muito da manutenção, mas estou desgostoso com o carro ja apesar de todo o conforto e beleza dele. Mas alguém ja retirou a gaiola do cabeçote sem retirar o cabeçote. Se nao sabem se e possivel retirar somente ela sem mexer nos comandos pois tenho quase certeza que o cabeçote esta funcionando muito bem.
Perdão pelo texto e será um prazer fazer parte desse fórum
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pierre090




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MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Relagi11Sáb Ago 17, 2019 8:23 pm

Bom pessoal procurei em vários lugares e não achei nada a respeito então como sou metido e tenho conhecimentos em mecânica, "meti os peitos" como falamos aqui no RS. retirei admissão tampa de válvula e descobri que a gaiola do comando não sai sem que se tire a tampa da corrente e também as polias dos comandos!! isso mesmo desmontei praticamente quase tudo, só ficou o cabeçote no lugar. Bom não foi fácil mas não foi difícil o espaço e apertado tive que tirar os coxins do motor (e foi bom pois descobri que estão estourados) e com um macaco tive que levantar e baixar o motor para ter acesso aos vários parafusos da tampa da corrente, descobri que minhas bobinas estavam ruins troquei as 4 e depois de tudo desmontado troquei o que tinha que trocar, acabei tendo que trocar o sensor de pressão do óleo que vai no cabeçote e se forem fazer esse serviço aviso que tenham cuidado com ele pois é muito difícil de tirar ele e por isso tive que troca-lo pois acabei danificando. Aí comecei a remontar com muita calma comprei junta silicone wurt muito boa mas recomendo a loctite por ser anairobica mas não achei, e depois de tudo trocado colocado no ponto os comandos o vira e a corrente pois ela tem várias marcações tudo deu certo o carro está ótimo com tudo funcionando maravilhosamente bem. Caso tenham duvidas me coloco a disposição.
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thlindemann




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MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Relagi11Seg Ago 19, 2019 6:56 am

Bom dia Jean,

Primeiramente obrigado pelo relato do que ja passou com o carro e pelas explicações dos procedimentos.


Tenho um SL 2008 também, com 116mil Km desde abril deste ano.
Estou com um problema de vibração no pedal do acelerador. Sinto uma leve vibração principalmente na segunda e terceira marcha quando o giro está em +- 2000rpm, acima disso a vibração já some.

Ja pedí pra trocar todos os coxins e não resolveu o problema. Tem ideia do que possa ser?

Abraço e obrigado.
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arturo

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MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Relagi11Qua Ago 21, 2019 11:43 am

Bom dia a todos.
Grato por seu relato Pierre e thlindemann.
Eu adquiri meu Tiida 2012 S, MT em 2017. Estava com 61 Mil rodados de primeira dona. Não conhecia o carro em detalhes e minha angústia na época era me livrar de um Logan 1.6 8V que adquiri na CCS Renault aqui de Chapecó. Como tenho de viajar para ver a familia no RS o Logan era uma dor de cabeça na estrada e ainda mais o financiamento. Suportei por três anos e comecei a busca por um carro com mais desempenho na estrada. Fiz uma troca entre Tiida e Logan. Não me arrependo. Até agora foram apenas manutenções rotineiras. Creio que os amortecedores são originais ainda; tive de trocar três coxins (mas o superior troquei por desconfiar, na verdade não era preciso). Minha preocupação desde que adquiri o Tiida é com a embreagem. O Logan trepidava nas saídas, mas isto era coisa do volante da Renault, pois todos os donos se queixam disto. Mas o Tiida nas saídas está me preocupando. Tenho de aumentar muito a rotação do motor, quase 3 Mil para uma saída de sinaleira? Além disto, toda vez que passo as marchas - de primeira até terceira - ouço barulho embaixo do carro, como se uma peça estivesse acoplando ou coisa assim. Levei no mecânico que consegui aqui (que já trabalhou na Nissan), mas ele me convenceu de que era o barulho dos engates na parte superior da caixa. Tudo bem, ele fez a marchas e realmente se ouve um barulho. Bom, não sei se é possível ouvir a embreagem acoplando, pois a coisa fica dentro da caixa. A embreagem do Tiida me preocupa devido ao tal "volante bimassa" que é difícil estragar, mas não há como previnir que estrague pelo que entendi. São raros casos de manutenção, mas.....o custo vai ser alto se estragar. Algumas pessoas informaram que o Tiida é um carro complexo e, muitas vezes, problemas de TBI, velas e bobinas pode aparentar "embreagem patinando". Isto é algo que tenho de resolver na CCS, pois eles tem equipamento específico, o problema vai ser o custo do serviço que vai ser alto.
Existem vários barulhos na suspensão: ao passar no quebra molas, se escuta um barulho de borracha sendo comprimida ou esmagada. Troquei as buchas da barra estabilizadora e continua. Surgiu um barulho de algo solto ao passar por irregularidades do asfalto. O mecânico arrumou as pastilhas de freio que pareciam soltas. O barulho retornou. Tal como o thlindemann também sinto uma vibração com o carro ligado, mas parado. Isto começou depois que tive de trocar o coxim do motor que rasgou a borracha e ficou sem óleo dentro. Depois da troca apareceu a vibração. Eu já havia trocado o coxim inferior, que fica lá embaixo do motor. Agora creio que tenho de trocar o coxim da caixa, que fica na parte superior da mesma, bem abaixo da bateria. Me informaram que o ideal é trocar todos de uma vez e não por partes.
A parte de motor não tive de trocar nada. Agora está com 82 Mil e deve estar na hora de verificar a parte de ignição do carro, apesar de ele estar bem econômico: 9 a 11 na cidade e 13 a 15 na estrada (BR 386).
Agradeço por seu relato Pierre. Eu tento encontrar um outro carro que seja, ao menos, igual ao Tiida e confesso que não encontro. Na comparação custoXbenefício continuo com o Tiida. Ultimamente tenho observado alguns carros da Kia a Carens e o Magentis, a tecnologia mecânica é inferior a da Nissan (ainda tem correia dentada), mas a suspensão é bem melhor, mais macia já que não é estilo esportivo. Minha única queixa do Tiida é esta: estilo esportivo o que não combina com a sexta marcha que é muito econômica.
Abraço a todos
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pierre090




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MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Relagi11Sex Ago 23, 2019 7:50 pm

Bom amigos eu nao sou especialista. Entendo algumas coisas. Sobre o primeiro caso creio que vc deve revisar todos os coxins. São 4. Um embaixo da bateria, um ao lado do motor, outro em cima do motor chamado de limitador de torque e outro embaixo do motor. Após todos revisados é bom olhar também buchas do agregado pois se elas estiverem com problemas também pode ser a causa das vibrações atentar tambem para coxins dos amortecedores eles em si nao podem causar muitas vibrações mas o tiida tem alinhamento de caster ( acho q é assim q se escreve hahahaha) e se nao estiver muito bem alinhado pode gerar vibrações. No segundo caso tudo indica que é embreagem provavelmente e original ainda e 60mil pra uma embreagem é de mais. Acho que por enquanto so oq vc tem q fazer é a troca dela bobinas e velas so daqui uns 30 mil.
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thlindemann




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MensagemAssunto: Re: Apresentação   Apresentação Relagi11Qua Out 02, 2019 9:58 am

thlindemann escreveu:
Bom dia Jean,

Primeiramente obrigado pelo relato do que ja passou com o carro e pelas explicações dos procedimentos.


Tenho um SL 2008 também, com 116mil Km desde abril deste ano.
Estou com um problema de vibração no pedal do acelerador. Sinto uma leve vibração principalmente na segunda e terceira marcha quando o giro está em +- 2000rpm, acima disso a vibração já some.

Ja pedí pra trocar todos os coxins e não resolveu o problema. Tem ideia do que possa ser?

Abraço e obrigado.

Bom dia Galera,

Fiz uma nova manutenção, desta vez fora trocadas buchas do quadro agregado, balanças, etc.
Em resumo:
  • Já foram trocados os coxins do motor (todos)

  • Já foram trocadas as buchas do quadro agregado

  • Já foram trocadas/revisadas suspensão/balanças


Mostrei para o meu mecânico essa vibração e após essas trocas o problema ainda persiste. Ele comentou que depois do que foi feito não sabe o que pode ser essa vibração. (É um mecânico multimarcas, mas de confiança, ele inclusive tem um Sentra)

Se alguém tiver mais uma contribuição, agradeço.

Abraço a todos.

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