PortalInícioCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Oleo correto no Tiida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
mrb

Pontos : 1510

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Dez 04, 2013 8:15 pm

Já passei por isso e não tem jeito, falam que esta 5W30 devido ao manual vir traduzido dos EUA bla bla bla.

Tentei levar o 5W30 para troca e simplesmente falam que perde a garantia, procedimento fora do padrão nissan, consultor técnico se negou a trocar,...

No meu tiida o óleo original parecia ser bem fino comparado ao especificado 15W50 a qual veio escrito a caneta no meu manual de manutenção.
Desde a primeira troca estou usando o 5W30.
Rafael Guerra

Pontos : 34

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Sab Dez 14, 2013 9:35 am

mrb escreveu:
Já passei por isso e não tem jeito, falam que esta 5W30 devido ao manual vir traduzido dos EUA bla bla bla.

Tentei levar o 5W30 para troca e simplesmente falam que perde a garantia, procedimento fora do padrão nissan, consultor técnico se negou a trocar,...

No meu tiida o óleo original parecia ser bem fino comparado ao especificado 15W50 a qual veio escrito a caneta no meu manual de manutenção.
Desde a primeira troca estou usando o 5W30.

Existe a diferença de viscosidade de acordo com a temperatura do local, quando comprei o carro em 2011 em curitiba o óleo recomendado era o 10w40, e no Rio faziam as revisões com o helix 15w50 mineral. Até enviei a questão para o SAC da Nissan, e me confirmaram a diferença. Agora usam o 10w40 SN sintético, para aumentar o intervalo de troca.

Na minha opinião, se quiser utilizar um óleo de característica superior sem comprometer o motor em qualquer condição de trabalho, utilize o o Lubrax Sintético 5w40.

O 5w30, em caso de maior aquecimento do motor por uso severo, perde demais a viscosidade diminuindo a capacidade do óleo manter a película protetora. Para uso moderado não vejo problema.
mrb

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Sab Dez 14, 2013 9:57 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

victorandrei

Pontos : 20

MensagemAssunto: óleo   Sex Jan 10, 2014 1:15 pm

Meu Tiida 1.8 e está om 68 mil. Qual óleo devo usar: 10W40? 5W30?
Nelson_Bartolo

Pontos : 33

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Seg Jan 13, 2014 3:06 pm

Victor, meu carro rodou com 10w40 até os 25mil. Esse sábado eu coloquei um 5w30 SN sintético, o carro ficou mais econômico na estrada, e não foi pouco.
Coloca o 5w30 e seja feliz.

victorandrei

Pontos : 20

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Ter Jan 14, 2014 6:12 am

Valeu pela dica!
fnauter

Pontos : 6

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Seg Jan 12, 2015 8:22 pm

Pessoal tenho o link do site sobre o significado das siglas do óleo a ser utilizado
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

agora como moramos em região tropical que faz calor o óleo tem que ser 10w... pois tiida foi projetado para as estradas e o clima do japão que neva e como são fabricados no mexico eles já viam com o óleo de fabrica para as região qua atinge abaixo de 0°C
Neojunior

Pontos : 929

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Ter Jan 13, 2015 12:40 pm

coloquei o 5w30 e percebi uma certa diferença no consumo para melhor....

Subwoofer Lightning Audio 12'' Strike 950 rms
Subwoofer Tomahawk Evolution 15" 2500rm
kits soundstrean frente e traz.
Sound Digital 8000W.
Power One 500W.

Pontos : 52

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Jan 14, 2015 12:23 pm

Também estou usando o 5w30 no meu 10/11 com 51.000 km, já há duas trocas e notei melhora sim.

mas a troca é a cada 10.000 km ou um ano ? é isso ?
pergunto, pois a última vez troquei com 5.000 km....

abs
Neojunior

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Jan 14, 2015 12:34 pm

10.000 mil ou 01 ano... ou o que acorrer primeiro

Sound Digital 8000W.
Power One 500W.

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Jan 14, 2015 1:09 pm

Obrigado.

tem razão, é óleo sintético....
Joguei dinheiro fora, podia ter esperado mais, pois a troca
ocorreu em 7 meses de uso.
Neojunior

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Jan 14, 2015 2:00 pm

heheheh sussa....

Sound Digital 8000W.
Power One 500W.

Pontos : 3

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Sab Fev 21, 2015 3:09 pm

Senhores Tudo bem? Bom sobre o assunto tratado aqui qual é (Óleo correto no Tiida) tenho alguns comentários a fazer! Bom, sou proprietário de uma X-Gear 2014 A/T e tudo me leva a crer que se trata da mesma mecânica utilizada nas duas máquinas, quero dizer, carros! Logo, sendo o mesmo conjunto de motores e câmbios podemos falar a mesma língua sobre o assunto, porém com alguma ressalva! Vocês vão entender o que quero dizer.
Vou abrir um parêntese (Tive um Honda Civic 2002 e o que estava escrito lá no manual era pra ser usado o óleo do cárter tipo 20W50 mineral e ponto! Só que para minha surpresa depois de alguns anos a engenharia da Honda através de estudos orientou as concessionárias a vender e trocar o óleo de todos Civic´s apartir de 1999 se não estou enganado, pelo óleo 10W30 mineral e ponto! Passei a usar então no meu Civic 2002 o óleo 10W30 durante três anos e nunca tive problemas!!! Daí tive mais tarde outro Civic 2006 onde no manual já constava essa nova especificação a ser usada 10W30 mineral e todas as revisões que realizei na concessionária acompanhei e constatei que realmente o óleo vendido e usado para os Civic´s era mesmo o óleo 10W30). Fechando parêntese!!!
Uma vez as concessionárias vendendo e/ou trocando o óleo conforme orientação da fábrica conforme novas pesquisas dos seus respectivos engenheiros, nem eu, nem o melhor mecânico do mundo muito menos os "axômetros" poderemos dizer qual é o óleo certo para o Tiida e/ou Livina e/ou etc. Temos que confiar mais nos profissionais de verdade e deixamos os "axômetros" de lado, com todo o meu respeito! Vamos ler mais meu povo e minha pova! Para concluir o tempo não para e as pesquisas também não... Muita das vezes devido as condições climáticas temos que mexer em alguma característica disso ou daquilo e tenho a plena certeza que será para melhor!!!
Entendam que não sou tão radical assim, claro que podemos por conta e risco fazer as nossas experiências nos possantes, mas não podemos garantir se a vida útil daquilo que estamos mexendo vai ser maior ou menor, como falei anterior mente é por conta e risco... E retirando algumas exaltações da minha parte muitas das vezes nas tentativos e erros conseguimos melhorar o resultado final, para melhor é claro! Mas voltando para o manual e/ou nas erratas e/ou alterações do fabricante é melhor não arriscarmos, vai que da zebra? rs...
Bom, falei tanta bobagem e já ía me esquecendo, no manual da minha X-Gear 2014 A/T recomenda-se o óleo  Classificação API SM ou Superior e Viscosidade SAE 10W40 Genuíno Nissan e o que não deve ser diferente do Tiida, já que o mesmo usa o mesmo conjunto!
Abraços para todos e caso queiram fotos de alguma parte do meu manual para esclarecimentos estarei a disposição em ajudar todos!
Observação: As trocas do óleo da minha X-Gear em uso severo de uso devem ser realizadas em cada 5 mil Km e/ou 6 meses e em condições normais de uso 10 mil Km e/ou 1 ano, conforme manual. Espero ter ajudado!!!

Sds,
Antonio (e-mail: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.])
mrb

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Sab Fev 21, 2015 3:50 pm

Eu uso 5W30, esta recomendado para economia tanto no manual da livina xgear como no tiida.

Toni Mallet

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Dom Fev 22, 2015 3:22 pm

Esse é parte do Manual da X-Gear 2014
ejunior

Pontos : 38

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Ter Fev 24, 2015 10:37 pm

Saudações a todos!
Eu tenho um Tiida S 11/12, e já fui vendedor de Concessionária Nissan durante 2 anos.
Apesar de atualmente as concessionárias/montadora/Brasil, estarem recomendando o 10W40, eu uso o 5W30, porque está é a recomendação da engenharia da Nissan. Quando o motor foi projetado, o engenheiro decidiu que o óleo que deveria ser usado era esse.
Muitos interesses econômicos entram nesse caso. Por exemplo no Brasil o óleo "genuíno Nissan", é fabricado pela shell(nada contra,pelo contrário). Porém a parceira mundial da Nissan é a Total/Elf.
Só para comparar e pensar, minha esposa tem um Citroen C3 1.6 10/11. As concessionárias Citroen do Brasil, comandadas pela grupo SHF, que é representante da marca por aqui, diz que o óleo para esse carro é o 10W40, porém o manual manda 15W50, que atualmente é somente comercializado pela Total, parceira da marca Citroen no mundo, desde 1968, menos no Brasil que o grupo SHF, fechou com a Shell.
Enfim tem que se informar e chegar as conclusões, nem sempre a concessionaria é a melhor fonte.
No Tiida ou Livina ou Sentra, que usa a mesma familia de motores, eu aconselho 5W30 ou até 5W40 pelas altas temperaturas atuais no Brasil. 5W pela característica dos motores (espaçamento entre as peças internas, para garantir lubrificação na partida a frio, 10W na minha opinião é grosso para esse motor. 30 ou até 40 para garantir a viscosidade nas temperaturas mais altas.
Abraços a todos!
mrb

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Fev 25, 2015 5:43 am

Pois é ejunior sempre existiu essa parte comercial confrontando a parte técnica. Como disse o absurdo partiu do simples fato da concessionaria me rabiscar o manual a qual estava 5W30 e escrever 15W50 que depois passou por 10W40.

Me pareceu mais um acordo para desovar o 15W50 que tinha pouca saída hehe.

A nissan informa que alguns motivos de alto consumo é devido:
Excessive Engine Friction:
 • High viscosity Engine Oil, Use correct grade of engine oil for the engine.
 • Engine Oil Level too high.
 • Engine Oil is overdue for changing. (High viscosity).

Ignorando a parte fria (W), e pensando na parte do motor já aquecido, os manuais informam que o motor é compatível com viscosidades sae50  sae40  sae30.
Logo para economia o sae30 é melhor.

Agora estou a procura de óleo de câmbio que também tem várias dúvidas com relação a especificação do óleo que esta no nosso carro.  Matic D  Matic S   sintético ou não,  mistura ou não,...

Por enquanto o Motul ATF é um dos que cobrem a linha asiática
ejunior

Pontos : 38

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Fev 25, 2015 5:17 pm

Pois é Mrb, este seu caso é claro interesse comercial. O manual vir rabiscado para 15W50, esse óleo nunca foi usado em veículos Nissan, nem nos Livinas com motor Renault. A Shell(que é parceira da Nissan no Brasil) comercializava o 15W50 até pouco tempo atrás, provavelmente já acabou o estoque da shell. Agora a unica que ainda comercializa é a Total. Não que o óleo seja ruim, pelo contrário, ele resolvou o problema de evaporação de óleo no Citroen C3 da minha mulher, no caso do C3 é mais recomendado, visto que o motor trabalha numa temperatura muito alta, mais ainda do que os motores da Fiat, mas é característica do motor.
Mas jamais um motor "refinado" como os da Nissan usariam óleo 15W.
Puro comercio. Mas enfim respeito com o consumidor brasileiro, é algo que nenhuma montadora se preocupa, basta ver a "palhaçada" que a Honda faz com seus clientes, uma hora é óleo 100% mineral (que somente a Honda tinha para vender), depois chegam a conclusão que o melhor é 100% sintético especificação 0W. No Civic já mudaram 3 vezes as especificações do óleo.
Vai entender!
Abraços.
Toni Mallet

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Fev 25, 2015 5:46 pm

Senhores mais uma vez estou aqui, só que dessa vez para elogiar aos brilhantes depoimentos de todos, principalmente do nosso amigo e colaborador (ejunior) que relatou aqui algumas informações com bastante propriedade!!! Logo concluímos que existe sim um estudo/pesquisa sério, mas por motivos de vaidades das concessionárias vale tudo, até descartar óleos encalhados das prateleiras para serem colocados em nossos carros ou até óleos especificados sim, conforme manual, porém o menos indicado! Bom, esse negócio de fórum é maravilhoso e parabéns a todos!!! Ficarei mais antenado, ou melhor, todos deveriam ficar mais antenados! Abraços... Antonio
Gigio70

Pontos : 27

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Sex Fev 27, 2015 10:49 am

Obrigado pelo esclarecimento.
renildo_af

Pontos : 42

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Set 09, 2015 9:57 pm

Pra colocar um ponto final na discussão

é o 5w30 mesmo

Hoje fui em Sete LAgoas (sou de BH, mas a mão de obra lá é 150 a hora e a revisão dos 40 mil sabemos a facada que é, então compensou), e o pessoal lá é MUITO atencioso, acho que não volto na antiga Misaki, atual Nissan Valence em BH nem que seja de graça.

Lá o consultor explicou que sempre seguiam o que a Nissan do BR falava, e antes era o 10w40 pois era a nova logística que garantia a revisão em 1 ano.

Entretanto, há poucos meses a Nissan soltou um comunicado dizendo que TODAS CSS deveriam utilizar o 5w30, e agora (segundo eles da CSS) todas utilizam o 5w30.

O óleo, como disseram, é em parceria som a Shell e ele vem "à granel" para a Nissan.

Então é isso.

E a dica para quem for de BH, vá para Sete Lagoas realizar as manutenções mais caras se quiser continuar na garantia ou garantir os carimbos para revender, pois o pessoal lá tem um pós venda muito melhor do que em BH, além de serem honestos, coisa que em BH não foram comigo e inclusive já me cobraram líquido de arrefecimento sem terem colocado.
fnauter

Pontos : 6

MensagemAssunto: A resposta para o oleo ideal   Ter Set 22, 2015 1:12 pm

Uns falam em usar o 5w 10w mas primeira deve saber em que região mora com temperatura externa
o link do wikipedia [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
diegosclan

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Sex Fev 05, 2016 10:13 am

Pessoal,
Desculpem ressuscitar o tópico.
Comprei há 2 semanas um Tiida 12 AT. Carro maravilhoso, sem igual. Estou muito satisfeito.
O carro está com 67k km e preciso trocar o óleo, na etiqueta diz que está com 15w40 (ou 50). Minha dúvida é: posso trocar pelo 5w30? Ou devo colocar um 10w40 primeiro e somente depois passar pro 5w30?
Nao sei se é relevante, mas segundo o antigo dono, o carro nunca rodou com álcool!
Desde já, Obrigado.

Edit: fui no Rei do Óleo e lá informaram que como o óleo anterior era bom, não teria problema em colocar o 5w30 e foi está a minha opção! O carro parece mais solto e ainda melhor pra dirigir!

Abços

Última edição por diegosclan em Qui Fev 11, 2016 4:37 pm, editado 1 vez(es)
ccotrim

Pontos : 8

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qui Fev 11, 2016 4:17 pm

Eu sempre uso o 5W30. Gostaria de sabe se existe uma marca melhor do que a outra. abs.
Rafael Guerra

Pontos : 34

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qui Fev 11, 2016 5:36 pm

diegosclan escreveu:
Pessoal,
Desculpem ressuscitar o tópico.
Comprei há 2 semanas um Tiida 12 AT. Carro maravilhoso, sem igual. Estou muito satisfeito.
O carro está com 67k km e preciso trocar o óleo, na etiqueta diz que está com 15w40 (ou 50). Minha dúvida é: posso trocar pelo 5w30? Ou devo colocar um 10w40 primeiro e somente depois passar pro 5w30?
Nao sei se é relevante, mas segundo o antigo dono, o carro nunca rodou com álcool!
Desde já, Obrigado.

Bom, como já havia explicado antes, recomendo e utilizo o Lubrax Supera 5W40, o mais barato e com ótimas características.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
border="0" alt="" />

Meu carro sempre usou os óleos conforme troca da concessionária, por isso utilizei por um bom tempo o 15w50 mineral da Shell. A partir dos 50000km o óleo utilizado passou a ser o Nissan Oil 10w40 SN, que era semi sintético. Porém observei que o nível de óleo baixava por volta de 1 litro a cada 5000km  Shocked , usando sempre o carro em uso soviético  Twisted Evil .

Continuou assim na troca de 60000km, até eu fazer por conta própria a revisão dos 70000km. Então constatei que o óleo estava muito escuro, o que achei estranho, pois só uso álcool, como o nível estava baixo novamente, comecei a suspeitar que esse óleo estivesse evaporando muito.

Colocando o Supera 5W40, continuei monitorando o consumo de óleo, e hoje com 77000km não baixou uma gota, além de perceber o óleo bem mais claro.

O óleo original da Nissan hoje mudou e está longe de ser ruim, inclusive ele é o Shell Helix Ultra sintético, vejam que eles nem mudam a embalagem, só a cor da tampinha. Ele inclusive tem classificação GF5, que promove maior economia de combustível.

Então a recomendação que tenho é que se for usar 5W30, assim como outras viscosidades, usar apenas o sintético. Nunca usem óleos semi sintéticos, pois não existe legislação ou norma que diga qual a quantidade mínima de base de lubrificante sintético utilizado.

diegosclan

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qui Fev 11, 2016 8:43 pm

Muito obrigado pela atenção.
Vamos de 5w30 Shell que também julguei ser a melhor opção.
Abços
ClaudioS

Pontos : 61

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Sex Fev 12, 2016 11:20 am

As opções recomendadas pra Nissan:

a) SM ou SN 10w40, a grande maioria no mercado é semi sintético com api SN, mas tem um sintético da Ipiranga, só que é SM um degrau abaixo  do SN.

b) SN 5w30, sintético, que atenda a norma ILSAC GF5;

Esse 5w30 é o que estão usando nas revisões hoje em dia; com essa GF5 é mais voltado pra economia, proteção de desgaste e ferrugem, por causa do etanol e da água que existe na gasolina e no etanol. Acredito ser a melhor opção hoje em dia.

Até ano passado usavam o 10w40, mas depois a rede Nissan passou a usar só o 5w30.
Como o amigo ai em cima, lá pelos idos 2011 - 2012 também passei pela fase do 15w50 mineral Embarassed depois pelo 10w40 e enfim o 5w30.

Eu tenho preferência por sintético; atualmente estou com o Nissan SN 5w30, sintético, vendido na autorizada que na verdade é um Shell, como já comentaram aqui.
Comprei ele em outubro/2015 por R$ 30 o litro, esse ano já tinha subido por R$ 35; se ficarem nessa de aumentar muito, vou procurar outro mais barato; um que falam muito num clube da Nissan é o Valvoline SynPower.
ClaudioS

Pontos : 61

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Sab Fev 13, 2016 10:53 am

Só pra contrariar: o preço do óleo 5w30 na css daqui baixou para R$ 29, liguei hoje pra lá; oscila demais por aqui.

Como postei antes comprei a R$ 30, depois foi a R$ 35 e agora R$ 29.
ccotrim

Pontos : 8

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Ter Fev 16, 2016 12:10 pm

Alguém já usou esse: Motor Selênia K Pure Energy 5W30?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

abs,
Glauco

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Dom Maio 08, 2016 8:33 am

Por descuido, troquei o óleo ontem do meu Tiida 10/11, com 65.000 km rodados, pelo 5W40.....sempre usei o 5W30.

Apesar da dor no bolso Crying or Very sad , espero que não haverá problema, inclusive notei que ele ficou um pouco mais econômico. É isso mesmo ?

abs
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Hoje à(s) 5:35 am

Oleo correto no Tiida
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Oleo correto no Tiida
» qual o preço correto para o QQ? Porque não existe estoque nas CCS ?
» Nível correto óleo de motor C 180 2013 1.6 turbo
» Que óleo usar no Tiida...
» Óleo lubrificante

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tiida Clube - Oficial - BR :: Geral :: Mecânica e preparação-
Ir para: