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 Oleo correto no Tiida

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Cladocera



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Ter Mar 20, 2012 5:43 pm

Agora o 5W30 tem mineral também né? O pessoal do forum que usa esta viscosidade usa sintético ou mineral?
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claus.rj



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Ter Mar 20, 2012 5:53 pm

Elber,

Deveria sair com 5W30 q é o que eles indicam mas depois dessas respostas desencontradas do SAC sei lá... rs

Mas acho que o óleo é trocado na revisão de entrega até pq esses carros costumam passar um tempo em estoque. O meu é 2011/2012 mas comprei agora em março de 2012 e o óleo tem prazo de validade de no máximo 1 ano.

Alguém sabe se eu posso trocar o óleo por conta própria e não correr risco de perder a garantia já que terei que trocar o filtro tb!?
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valds



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Ter Mar 20, 2012 9:25 pm

Claus, trocou o oleo fora da nissan é "adeus garantia" do motor.........
Não vale a pena fazer isso.
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Maurício



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Mar 21, 2012 12:42 pm

Claus e como o valds falou trocar o oleo do motor ou qualquer coisa do motor e etc... voce perde a garantia... sim acho muito estranho esse caso da nissan ou de suas revendas tenho familiares quase entrando na justiça por causa disso... porque não usar 5w30 nos carros? sendo que vai melhores em tudo no motor e esta no proprio manual.... muito estranho tive esta sorte porque aqui em go na cc eles usam 5w30 no meu carro e otimas peças e so voce ficar de olho ou pedir as peças ou caixas... assim voce consegue tudo do seu carro na revisão... as vezes consigo ficar la assim peço as caixas das peças para dar uma olhadinha... kkkkk, pessoal o tiida deve ser de fabrica com o 5w30 sintetico ou tb tem chaches de ser estes 10w40 ou 15w50 que seria um absurdo... o jeito e tentar buscar informações no sac nissan que tb não sabem muita coisa... ou nos mecanicos das autorizadas nissan... vou ver se consigo alguma informção da cc... mas n tenho tanta certeza..... e esse pessoal do sac nissan e bem enrolado msm....

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Maurício



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Mar 21, 2012 12:45 pm

kkkk boa ideia claus!!! levar o oleo 5w30 para a autorizada, vamos ver se funciona.... o problema tb e que voce gasta mais dinheiro.. kkk mas fazer oque... se der certo voce tb ganha no desempenho do motor consumo e durabilidade, ate porque o motor ira trabalhar melhor...

ate mais,abraços.

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marcossmathias



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Mar 28, 2012 4:00 pm

Pessoal,

Trabalho com lubrificantes a 21 anos, vou tentar explicar aqui o que acontece com os óleos lubrificantes.

Na verdade o grau que nos interessa é o SAE (30.40 ou 50), esses regem na verdade a exigência de cada motor. Os 5W ; 10W ; 15W, 20W etc.. São na verdade graus de referência à baixa temperatura. A letra "W" depois do nº na verdade é a inicial da palavra em inglês "Winter" de inverno. Essa referência vale muito para os EUA e Europa , no Brasil, ela praticamente não vale de nada, a não ser pelos estados do sul do país. O nº antes da letra "W" são as referências onde a partida a frio do veículo, será garantida até aquela temperatura abaixo de zero. Na verdade aconselho aos Tiidas a colocação de 5W30, pois evidencia uma melhor lubrificação até nas partes superiores do motor, o que é muito importante. Um abraço e vamos em frente !!!
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Maurício



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Mar 28, 2012 6:53 pm

sim marcossmathias! sabia um pouco sobre lubrificantes mas agora voce me ajudou mais! kkkkkk obrigado! e sim o 5w30 concerteza e o melhor a ser usado no tiida eu sempre usei 5w30 nos meus carros ate no del-rey que ja tive! kkkkkkkkkkk em um escort 16 2003 em grande maioria sempre usando lubrificantes de alta qualidade para que o motor trabalhase muito bem que nem sentia... e oque acontece com o tiida usando 5w30 ele trabalha mais leve.. assim alta economia,anda mais, e mais vida longa para o motor entre outras coisas... por isso temos que ir atras das autorizadas que n usam um oleo de maior qualidade nos motores...

ate mais,abraços.

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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Seg Abr 09, 2012 11:32 am

Nossa que confusão, eu quando fiz a primeira revisão foi colocado o ELF Competition Tx 10w40 semisintetico.

Agora meu carro está com a minha mãe e falei para ela colocar esse mesmo óleo.
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Maurício



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Seg Abr 09, 2012 12:44 pm

E barra concerteza e uma confusão danad!! kkkkkk mas a nissan poderia dar um pouco mais de antenção a seus consumidores ou ao certo tentar se organizar, porque cada autorizada fala uma coisa... a nissan fala outra,manual... kkkkk ai fica dificil e os carros podem estar tb recebendo oleos de pessima qualidade... mas acho que ate n chegando e um 20w30 e etc... ai sim seria um absurdo! usando um 10w40 ou talvez melhor ainda ja esta de bom tamanho para o tiida!...

ate mais,abraços.

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jocaneto



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Seg Abr 09, 2012 5:49 pm

resumindo qual fica? 15W 50 ou 5 W30?

aproveitando tem um tópico de pneu aqui?
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Maurício



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Seg Abr 09, 2012 6:03 pm

ola jocaneto! cara, se voce aidna tiver an garantia se n corrermos atras no que esta escrito no manual ou noque propria nissan diz, vamos ter que usar o oleo que a autorizada aplica em nossos carros! que e bem diversificada quase que cada uma aplica um oleo diferente! mas concerteza no minimo um 10w30 se pussivel um 5w30 quando mais fino e de qualidade o oleo melhor! porque o oleo e quase que tudo no motor... economia,durabilidade,desempenho assim o motor trabalha mais suave fazendo menos barulho, e com mais desempenho...

Topico sobre pneus por inquanto n! mas fique a vontade para discutir sobre isto! criando um topico! acho que o clube esta aqui sobre isso! o meu tiida sedan venho com pneus originais 185/65/15, ja o hatch vem com pneus 195/65/15, assim como eu coloquei no meu tiida sedan 195/65/15 como no hatch... e melhorou foi em tudo no carro! em minha opinião os pneus originais do tiida sedan deveriam ser estes 195... o carro ficou na msm media de combustivel sempre acima de 9,0, agora esta mais macio,dando menos pancada, o carro roda melhor, conforto aumentou assim como estabilidade e segurança no carro porque o pneu e um pouco mais largo... n sabia que ia melhorar tanto no carro como melhorou agora! concerteza o pneu faz muito diferença no carro!.

ate mais,abraços.

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Rohsubtil



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Sab Maio 26, 2012 9:29 pm

Pessoal o 5W30 tem apenas uma marca? qual é? vou fazer o mesmo do Claus. ele é Semi sintetico ou Sintetico? qualquer marca serve? ou 5w30 é de apenas uma marca?
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Rohsubtil



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Sab Maio 26, 2012 9:35 pm

Pelo que lí, será o SAE 5W30 o melhor?
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Raphael_b2



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Maio 30, 2012 12:57 pm

Na cc dara em são conrado no rio, informaram que o óleo usado é 10w40. Esse ainda é aceitável né?
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Maurício



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Maio 30, 2012 5:16 pm

Sim raphael_b2 ate que o 10w40 e sim um oleo aceitavel para o TIIDA!

ate mais,abraços.

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LucasLCF



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MensagemAssunto: Óleo correto!?   Seg Jul 16, 2012 10:12 am

Prezados bom dia,

Vou dar um UP nesse tópico, porque eu sou mega encanado nessa questão de óleo, ainda mais se tratando dos combustíveis de "excelente qualidade" que encontramos no Brasil! Eu sempre troco o óleo do carro com 1000 a 2000 km antes de vencer a KM!

Entendo alguma coisa de lubrificantes por ter cursado Eng. Mec. E trato essa questão com seriedade!

A falta de informação ou até mesmo informações truncadas entre as redes da Nissan mostram a falta de preparo e alinhamentos das autorizadas as quais devíamos ter a maior confiança para a manutenção em nossos carros. Lamentável!
Espero que a Nissan, depois do comando Frances, não esteja perdendo sua qualidade e credibilidade... Porém é o que eles estão transparecendo... pale

De qualquer modo acabei de adquirir um Tiida 2010 1.8 e foram feitas as revisões dos 10 mil e 20 mil km na concessionária, o carro hoje tem 26700 km.. A etiqueta do óleo está como "HAVOLINE SEMI-SINTÉTICO 15w40" para troca com 29923km, ou seja, eles colocam a troca a cada 10 mil km... O que foge até mesmo de todos os óleos mencionados aqui que foram adotados pelas redes..

Fico agora com a mesma dúvida que está matando todo mundo... Qual óleo ideal?.. Eu sempre sigo o que está no manual.. Pois para obter esta especificações os engenheiros aplicam diversos testes em diversas condições até encontrar a viscosidade que proporciona a melhor longevidade equalizado com o consumo, desempenho e emissão de poluentes.

Apriori gostaria de usar o 5W30, mas uma mudança da base de óleos (semi-sintético ->100% sintético) é um questão delicada.. Não é tão simples.. 5w30 salvo engano é 100% sintético.. A vantagem dele é sem dúvida a viscosidade, mas ele utiliza maior quantidade de "detergente e dispersantes" que acaba resultando em borras devido a sua longevidade, ou seja, maior intervalo de trocas. O que acaba não compensando para muitos devido ao custo elevadíssimo se a opção for utilizá-lo, mas trocar com maior antecedência..

A questão é não sabemos se no manual o 5w30 é um óleo default deles que ignora alguns fatores climáticos específicos de cada região onde o carro é comercializado e também a qualidade de combustível utilizada (não é dificil no brasil enfretarmos temperatura externa acima de 30º, o que pode desclacificar o 5w30), por isso a readequação da especificação, mas mesmo levando em conta essa hipótese é estranho eles não oferecerem outras opções no manual para abranger essas variações regionais... Como a VW e etc faz...

De qualquer forma vou entrar em contato com a Nissam e tentar extrair alguma explicação técnica para essa "adoção" de óleo diferente do manual. By the way alguém tem ideia de valor da revisão dos 30 e 40 mil km ???

Obrigado!

Att,

Lucas.

OBS: SEGUE ESPECIFICAÇÃO DO MANUAL:
Oil viscosity
The engine oil viscosity or thickness changes
with temperature. Because of this, it is important
to select the engine oil viscosity based on the
temperatures at which the vehicle will be operated
before the next oil change. Choosing an oil
viscosity other than that recommended could
cause serious engine damage.
Selecting the correct oil filter
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Cladocera



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Seg Jul 16, 2012 4:13 pm

Legal LucasLCF, bastante esclarecedor.
Quanto ao 5W30 ser 100% sintético, vale dizer que há essa especificação para óleo mineral também. Eu usava em um celta que eu tive um ACDelco 5w30 mineral.

Outra coisa:
Acabei de retirar o Tiida da revisão de 24 meses e qual óleo usaram? 15w50 MINERAL. E agora? É veneno para o carro ou posso usar tranquilamente?

falou!
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LucasLCF



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Ter Jul 17, 2012 5:26 pm

Cladocera escreveu:
Legal LucasLCF, bastante esclarecedor.
Quanto ao 5W30 ser 100% sintético, vale dizer que há essa especificação para óleo mineral também. Eu usava em um celta que eu tive um ACDelco 5w30 mineral.

Outra coisa:
Acabei de retirar o Tiida da revisão de 24 meses e qual óleo usaram? 15w50 MINERAL. E agora? É veneno para o carro ou posso usar tranquilamente?

falou!

Cladocera,

Estive lendo muito a respeito dos óleos para o Tiida.. Realmente a condição climática é o item de principal relevância e a especificação 15w50 não é um absurdo para as condições que temos aqui no Brasil.. Só que por ser 100% mineral eu recomendaria troca com 4000 km se seu uso for em trafego pesado.
Para o meu estou quase certo de que ficarei com o meio termo o 10w40, assim garanto uma melhor partida a frio, mas mantenho uma margem boa para quando o motor estiver quente e em condições severas de temperatura externa..
O 5w30 Definitivamente é um óleo bem fino, eu não me sinto confiante em usá-lo para as condições aqui do BR mais especificamente São Paulo que o transito é absurdo!

Abraço.

Att,

Lucas.
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Cladocera



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Jul 18, 2012 4:58 pm

Valeu Lucas! Fico mais tranquilo assim.
Vou me atentar para fazer trocas de óleo mais frequentes se continuar usando mineral. Atualmente rodo uns 5000 Km a cada 6 meses então pelo menos não passou muito da quilometragem segura para um óleo mineral.

Falou!
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boorishjam



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Ago 01, 2012 2:22 pm

Pessoal, sou novo no fórum e dono de um Nissan Tiida SL 2012, gosto muito dele. Vou realizar a primeira troca de óleo e devo dizer que me encontro perplexo com o assunto.

Além disso, sou engenheiro mecânico e tenho alguma base sobre lubrificação. Vou tentar explicar a diferenças entre os tipos de óleo.

Os óleos como conhecemos é indicado na embalagem do tipo Xw-Y, por exemplo 15w50. O número “X” a frente do “w” se refere a viscosidade do óleo na temperatura de partida, já o número “Y” se refere a viscosidade do óleo a temperatura de utilização do motor. A letra w vem da palavra “winter”. Mas atenção, esses números não são de fato a viscosidade nessas temperaturas, e sim apenas um número indicativo. Na minha opinião o correto seria utilizar letras.

Geralmente, considera-se que a temperatura de operação de um motor é de 100ºC. Esse é o motivo dos fabricantes de lubrificantes colocarem em sua ficha técnica a viscosidade do óleo a 100ºC. No entanto em alguns casos, como em uma corrida, ou ao puxar um reboque, essas temperaturas podem aumentar.

Os motores modernos são projetados para trabalharem nessa temperatura de 100ºC, independentemente se você mora no Rio de Janeiro ou no patagônia, portanto a temperatura do motor pouco varia com a temperatura externa, exceto quando o seu motor é refrigerado a ar, como no caso do fusca.

No entanto a temperatura do motor, e a temperatura do óleo, no momento da partida, é equivalente a temperatura externa, após o motor ter esfriado e chegado no equilíbrio térmico. Da mecânica dos fluídos, a viscosidade do óleo é influenciada por sua temperatura, quanto mais frio maior será a sua viscosidade, e portanto o óleo será mais grosso.

Um óleo mais grosso tem maior dificuldade em penetrar nas partes a gerem lubrificadas. Além disso, a bomba de óleo não consegue bombear com eficácia o óleo com maior viscosidade, sendo que grande parte deste óleo no momento da partida não é bombeado para as partes de interesse, passando por uma válvula by-pass e retornando ao cárter do motor. As partes sem lubrificação, em movimento, geram atrito e desgaste das peças, por isso é pouco recomendado altas rotações enquanto o motor ainda está frio.

Por este motivo, as empresas de lubrificantes tentam ao máximo que a viscosidade do óleo no momento da partida seja a mais próxima possível da viscosidade na temperatura de operação 100ºC. No Brasil, essa viscosidade é encontrada na ficha técnica como viscosidade a 40ºC.

Como tentativa de aproximar a viscosidade a frio da viscosidade a quente, é utilizado alguns aditivos no óleo.

Na prática, vamos dar uma olhada na viscosidade de dois óleos, uma 5w-30 e outro 10w-30. Pelo que já foi dito, os dois apresentam a mesma viscosidade na temperatura de operação (100ºC), no entanto no momento da partida (40ºC), o 5w-30 será mais fino permitindo melhor lubrificação. O exemplo será a linha Durablend da Valvoline. O link da especificação técnica é o seguinte:

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Verifica-se que para 100ºC os dois têm viscosidades próximas, 10 cSt, no entanto no momento da partida, o 5w-30 apresenta viscosidade 58 cSt e o 10w-30 apresenta 71 cSt. Além disso o ponto de fluídez, ou seja a menor temperatura que o óleo flui pelo motor, no caso do 5w-30 é ligeiramente menor.

Ou seja, a viscosidade recomendada para lubrificar o seu motor é de aproximadamente 10 cSt, no entanto, no momento da partida seu óleo encontra-se a mais de 5 vezes este valor, por isso a lubrificação neste momento é pobre. Em casos de temperaturas extremamente baixas, abaixo de zero, ao utilizar um óleo grosso no momento da partida como o 15w50, por exemplo, o motor pode até não partir.

Pode-se pensar que o momento da partida do motor pouco importa para sua vida útil, uma vez que damos partida e rapidamente o motor se esquenta. No entanto, dados comprovam que 90% do desgaste do motor ocorre no momento da partida.

Retornando ao caso da Nissan no Brasil, creio que a utilização de óleo mineral está desuso, uma vez que os aditivos colocados nos óleos minerais para deixá-los menos viscosos no momento da partida se perdem com o tempo, por isso o seu tempo de troca tem que ser menor que o de um óleo sintético. Atenção: o óleo sintético também é mais viscoso no momento da partida, no entanto o óleo mineral perde os elementos que o torna menos viscoso na partida, enquanto a viscosidade do óleo sintético se mantém quase constante em sua vida útil.

A utilização do 15w50 apresenta uma viscosidade muito elevada para o momento da partida, aumentando o desgaste, e na minha opinião, muito elevada no momento da utilização para este motor. Além disso, no próprio manual consta que o óleo a ser utilizado deve ser o 5w30. Perguntei na concessionária qual era a marca do óleo para eu pesquisar as especificações técnicas, e me foi dito que é um óleo da própria marca Nissan. (Não sabia que a Nissan também fabricava lubrificantes).

Percebi que algumas pessoas alegaram que pelo fato de o Brasil ser um país quente, pode-se desclassificar o 5w-30. Acho improvável, pois como já foi dito, o motor foi projetado para operar em uma temperatura constante, independente da temperatura ambiente, pois o mesmo apresenta um sistema de refrigeração a água. Além disso, um óleo mais fino vai ter uma vazão maior na bomba de óleo, sendo assim, com um maior fluxo de óleo nas partes do motor, o mesmo vai ser melhor refrigerado do que o uso de um óleo grosso. Além disso, escrevi a respeito disso em fóruns no exterior, no qual o Tiida e conhecido como Versa nos EUA, e todos utilizam o óleo 5w30. Lembrando que nos Estados Unidos há locais extremamente quentes como no Brasil, a exemplo do Texas e do Arizona, que no verão passam dos 40ºC, assim como aqui no Rio de Janeiro, onde eu moro.

Ao escrever neste fórum americano, as pessoas ficaram perplexas ao falar sobre o uso do 15w50 mineral no Brasil. Lembrando que o Tiida brasileiro, é o mesmo do americano, fabricado em Aguascalientes, no México. Não há nenhum relato da utilização do óleo 15w50 em carros da Nissan na América do Norte, Europa e Ásia.

Indagado, enviei email para o SAC da Nissan do Brasil, e fui informado que o correto é o 15w50 mineral para minha decepção. Bom, se realmente o correto, de acordo com a Nissan, é o 15w50 o manual está errado. Se o manual está incorreto, o mínimo que se espera de uma empresa séria é que nos envie uma nova cópia da última revisão do mesmo, o que não aconteceu.

Como gosto muito do carro, e pretendo ficar com ele por um bom tempo, acabei de abdicar minha garantia, com 4.700 km rodados para não utilizar este óleo mineral 15w50, que na minha opinião é um absurdo para este tipo de motor novo. Até concordaria em utilizar este tipo de óleo neste motor, depois que o mesmo apresenta-se grande desgaste.

Além do óleo não ser o correto na minha opinião, devo dizer que o filtro original (que não passa daqueles filtros FRAM baratos pintados de Nissan) também não é dos melhores. Acabei de encomendar dois novos filtros K&N para colocar na próxima troca. Mais detalhes sobre a qualidade dos filtros está neste site, em inglês:

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A minha conclusão é que a Nissan está aplicando este plano de manutenção, utilização de óleo mineral, é para que a gente tenha que trocar o mesmo com mais frequência, 5.000 km ou 6 meses, pagando valores absurdos de mão de obra. Aqui no Rio, por exemplo, a hora de mão de obra é de R$280,00.

É realmente lastimável pagar este valor de mão de obra para uma simples troca de óleo e filtro, que não leva mais de 5 minutos para ser realizada, que qualquer um pode fazer no quintal de casa, e ainda por cima utilizando produtos de qualidade duvidável sem seguir a especificação do manual da própria Nissan.

Além disso, o óleo 5w30 apresenta melhor refrigeração, menor desgaste das peças em uso e principalmente no momento da partida, além de economia de combustível, sendo recomendando atualmente pela normas européias e norte americanas para veículos de passeio, pois são conhecidos como óleos verdes que denigrem menos o meio ambiente, ao consumir menos combustível e precisar de menos trocas.

Obviamente que utilizar este tipo de óleo recomendado 15w50, com o período de troca de 5.000km não trará danos ao bloco do motor no durante a garantia, assim a Nissan se resguarda neste período. Se você pensa em vender o carro antes deste prazo, recomendo que mantenha a garantia e faça a troca na concessionária, pois vai ajudar no momento da revenda. No entanto eu quero ficar com o carro por mais tempo que isto. Por esse motivo estou abdicando da minha garantia e colocando um óleo que eu considero adequado para meu carro. O ideal seria que nos fizéssemos algo em relação a isso, uma manifestação, boicote, perguntas na hora da troca de modo a deixar os consultores contrangidos, etc.
Já mandei email para o SAC da Nissan pedindo uma explicação técnica sobre o porquê da utilização deste óleo no nosso motor, sendo que no mundo todo é utilizado o 5w-30. No entanto, sem resposta. Mandei email para a Nissan dos EUA sobre este assunto, e não consegui contato com a Nissan no México onde é fabrico o veículo, uma vez que o link do site está quebrado, nem com a Nissan do Japão onde é realizado o projeto, pois a mesma só atende por telefone.

Por fim, gostaria de expressar meu desapontamento com o pós venda da Nissan, pois o carro realmente é muito bom, mas ao tratar os clientes desta maneira, pouco clara, utilizando produtos de qualidade duvidáveis em suas concessionárias e com preços exorbitantes de mão de obra eles acabaram de perder o respeito que eu tinha pela marca.
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Elber



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Ago 01, 2012 3:20 pm

Antes de tudo, obrigado pela aula sobre lubrificantes.
Ficou claro que as CCs da Nissan não estão bem orientadas. Se você leu o tópico todo, deve ter visto que me indicaram inclusive o 25w50 em uma das CCs que entrei em contato.
Como você, desisti de fazer a troca de óleo nas concessionarias pelo valor abusivo para uma simples troca de óleo e também pelo óleo utilizado e, no meu caso, por não ter mais a garantia.
Utilizei na troca óleo 5w30 e senti a diferença no consumo logo após o primeiro tanque.
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Cladocera



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qui Ago 02, 2012 4:25 pm

Mandou bem boorishjam, muito esclarecedor.
Na próxima troca tentarei usar o 5w30.
Uma dúvida: Se eu usar o 5w30 mineral e trocar a cada 5000km, ele me fornecerá os mesmos benefícios da versão sintética?

valeu
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badboyste



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qui Ago 02, 2012 6:49 pm

OTIMO esclarecimento booris!

sera que quando a gente for passar pela revisao dos 6 meses e falar que queremos um oleo 5w50, eles nao colocam?? eh OBRIGADO a colocar o 15w50 para nao perder a garantia???
sacanagem hein!

a gente poderia pegar diversos artigos (inclusive os da NISSAN EUA/MEXICO/EUROPA) e mostrar que eles usam esse.... e que a gente quer esse tb!
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Ricardo Franco



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Sex Ago 03, 2012 8:15 pm

Boa, mas prefiro nao perder a garantia, pois passarei este carro p/ frente e pretendo vender c/ garantia... Mas vai entender a Nissan do Brasil...
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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Seg Ago 06, 2012 2:00 pm

Até os 40.000 Km utilizei o óleo original da cc 15W50. Nos 40.000 Km resolvi colocar o 5W30. Já está quase na hora de fazer nova troca. Conferi o nível esta semana e não baixou praticamente nada. Percebi que o carro está um pouco mais econômico e o motor um pouco mais ligeiro.
Abs.
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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Seg Ago 06, 2012 2:18 pm

Eai pessoal no manual completo do meu carro ( o gordo ) diz que o óleo correto é o 15w50, porém o manualzinho (guia rápido) diz que o correto seria 5w30. Vai entender.... Passei na CC ARmotors de SP capital e me disseram que lá utilizam 15w50. Que foda meu carro esta gastando mais que V12,hehehe...
E o manual de vcs o que diz???
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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Ter Ago 14, 2012 6:16 pm

Engraçado: nos dois manuais (o "gordo" e o de revisão) fala-se apenas no óleo 5w30.

Agora não sei mais que oleo devo usar...

Que merda...
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valds



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Ter Ago 14, 2012 7:08 pm

Para esclarecer essa questão, fui na nissan hoje.
Aqui em Curiitba é 15w-50.....
É óleo pra Escort 1984 mesmo......
Vejam a foto
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Ricardo Franco



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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qua Ago 15, 2012 2:58 pm

Isso mesmo me falaram 15W- 50, mas mineral??? Para rodar 10.000km??? Quando for a revisao do meu vou levar o 15w-50 sintetico... Logicamente carro zero nao vai dar problema, mas e o consumo??? Vou ligar no sac como ja fizeram e vou jogar lenha na fogueira p/ ver oq da.... Vcs podiam fazer o mesmo, ninguem sabe dizer o oleo correto, muito menos dos novos pneus 205/55/16 que ja estao saindo nos tiidas novos. Pq no manual , panfleto de propaganda do carro continua dizendo que os pneus sao 195/55/16 e no site da nissan tb.
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MensagemAssunto: Re: Oleo correto no Tiida   Qui Ago 16, 2012 7:18 am

De fato os consultores da nissan (que encontramos nas concessionárias) em sua grande maioria nem entendem nem sabem o que dizem à respeito de óleo. Nenhum entende as siglas, números, etc... já tive dor de cabeça aqui em fortaleza com isso e resolvi que até acabar a garantia vou usar este oleo de bicicleta (15w50) no meu carro, depois vou usar um 5w30 sintético. Enquanto isso estou trocando a cada 3 meses ou 5000km. O preço aqui no ceará é de 4 x 30 (4L de oleo) + 80 (filtro) = 200 (sem mão de obra)

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