Olá pessoal,
Hoje completo um mês com meu Tiida. Já dirigi o suficiente para uma boa avaliação e gostaria de deixar registrado aqui no fórum e ver opiniões diferentes de todos.
Pois bem, seguem meus comentärios:
O que gosto:-Espaço interno, incluindo o porta malas.
-Motor potente e silencioso.
-O câmbio automático desliza as marchas.
-O couro dos bancos não é dos mais lindos, mas achei bem resistentes apesar dos bancos serem um pouco duros.
-O acabamento interno tem plásticos de excelente qualidade. Quem já teve Mercedes Classe A 2005 sabe do que estou falando.
-O teto solar parece bem firme, ao contrário dos carros que já tive e que sempre deram problema no teto, inclusive do Land Rover que deu pau 2 vezes.
-O visual externo. Doa a quem doer, eu acho meu Tiida lindo, todo original. Não entendo o povo que diz que Tiida é feio.
-Segura nas curvas que é uma beleza.
-A visibilidade do vidro traseiro é ótima pelo retrovisor interno.
-Todos os mecânicos que conheço super elogiam o carro.
-A arrancada é potente, mesmo com câmbio automático.
-A alavanca de câmbio é firme e reta. Ou pra cima ou pra baixo, nada de zigue-zague do P pro D.
-O volante tem o tamanho e a pegada perfeitos, mas infelizmente não tem comando de som ou piloto automático.
-A cor vermelha é linda demais.
-O freio de mão é super leve e nem precisa puxar até o suvaco pra segurar o carro na ladeira.
-iluminação interna da cabine é bem forte.
-O forro de teto é de um material meio grosseiro, mas bem firme. Diferentes daqueles aveludados sedosos cheios de frescura que descolam a toa.
-No trânsito é bem espertinho.
-Revisões baratas na concessionária. Comparadas com Volvo, BMW, Mercedes e Land Rover é uma pechincha.
-Meu filho adorou os bancos traseiros reclináveis.
-É bem discreto, apesar de vermelho.
O que eu não gosto:-Os para choques, tanto o dianteiro como o traseiro, parecem grampeados na lataria. Encostou na parede da garagem, já se desencaixam facilmente.
-O mesmo para os retrovisores externos.
-Faltam piloto automático e comandos de som no volante, pelo menos no meu SL 2008 gasolina.
-Nem entro na questão USB do som, pois colocarei multimídia em breve.
-Estabilidade na estrada péssima. Não sei se viciei no meu Land Rover, mas achei super perigoso passar de 120 km/h. No Freelander 2, a 160 km/h me sinto muito mais seguro. Tudo bem, sei que não tem comparação.
-Suspensão durinha no asfalto liso, mas que odeia buracos e paralelepípedos. Mesmo assim é mil vezes melhor que a do Mercedes Classe A.
-Iluminação dos faróis péssima. Acostumei com o xenon que o Tiida não tem. Sorry.
-Encosto de cabeça dos bancos dianteiros são muito distantes, tipo bateu quebrou a coluna.
-Todos os dias eu tenho que ajustar os retrovisores, mesmo sabendo que eu mesmo dirigi o carro a semana toda. Estranho...
-Os pneus poderiam ser mais gordinhos.
-A frente do carro poderia ser mais alta pra igualar com a traseira.
-Não tem peito de aço.
-Lataria do teto muito fina. Tem umas 6 marcas de chuva de granizo no teto do meu.
-Ao esterçar o volante, ouço e sinto uns estalos.
-A tampa da mala não encaixa 100% no para choques traseiro.
-Pra fechar as portas tem que bater um pouco mais firme, senão as portas não fecham de primeira.
-Na estrada a noite, farol de milha é obrigatório pra conseguir uma iluminação melhor. Penso nos que não tem... Deve ser bem mais difícil.
-O comando de setas é meio estranho ao desacionar o alerta automaticamente virando o volante retornando das curvas. As vezes vai, as vezes não vai.
-O painel é pobre. Muito espaço, poucos botões, principalmente ao lado do ar condicionado.
-O painel não é inteligente. Ao ligar o carro já acende a luz dos instrumentos mesmo durante o dia. A noite, com esta luz acesa, você esquece de ligar os faróis. Me acostumei com acendimento automático dos faróis e nunca me preocupei com isso. Por isso, já saí todo apagado com o Tiida 3 vezes.
-A cor laranja no painel além de fraca, é super ultrapassada. Os mais novos já vieram com um colorido mais legal. Paciência, meu dinheiro só deu pra um Tiida velho.
-Ar condicionado barulhento demais na potência máxima. Parece uma ventoinha de motor.
-Alto falantes originais do carro péssimos. Nem tem subwoofer e se aumentar muito, o som sai rachado.
-Não é muito respeitado no trânsito. Com meu Freelander todos os outros motoristas dão passagem e ninguém se aproxima. Com o Tiida sempre dão fechadas e colam na traseira, principalmente os engraçadinhos de Golfs e Stilos. Parece que tenho a obrigação de sair em disparada no Tiida porque os outros querem.
-Bebe um pouco mais que o esperado. O meu fez 7,5 km/l na cidade. Vou continuar testando o carro com o pé mais leve.
-Fraco nas ultrapassagens em alta velocidade. Principalmente em leves subidas.
-Não tem rack.
-Não aciona o limpador de para-brisas automaticamente.
-Computador de bordo bem fraco, se é que tem.
-Marcador de temperatura ou vai ou racha. Ou azul ou vermelho.
-Buzina de motoboy.
Enfim,
Todas as características que não gosto no Tiida não foram suficientes para eu não gostar do carro.
Pelo contrário, apesar de descrever mais os aspectos que considero negativos, os positivos são essenciais para se ter um carro perfeito.
Comprei meu Tiida para uso urbano, 100% cidade. Pegar filho na escola, ir pro trabalho, mercado e trajetos curtos. Para isso o Tiida é maravilhoso.
Super recomendo para aqueles que gostariam de comprar, mas ainda tem suas dúvidas.
No teste drive, comparando a dirigibilidade que senti em outros carros posso afirmar que deu um banho no Citroen C3, no PT Cruiser, no Honda Fit e em todos os nacionais. Não dirigi Renault, Peugeot, Kia e Hyundai e outros da categoria. Achei o modo de dirigir bem parecido com o do Civic 2008, mas o Corolla é mais confortável. BMW, Volvo, Audi e afins, certamente são superiores.
Fico por aqui e espero que curtam meu post, assim como estou curtindo meu Tiida!
Um abraço a todos!