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Assunto: Câmbio AT e seu uso adequado Sex Ago 30, 2013 7:40 pm
Devido as dúvidas do pessoal sobre como proceder com câmbio AT fiz esse primeiro vídeo com alguns detalhes de funcionamento.
Stanley Tesch
Mensagens : 13 Pontos : 17 Data de inscrição : 28/09/2014 Idade : 48 Localização : São Paulo
Assunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado Seg Set 29, 2014 7:51 pm
Boa dica !! Perfeita pra quem costuma colocar direto no Parking em uma ladeira e deixa dar aquela descidinha no qual o câmbio segura todo o peso do carro. Só não tenho certeza se concordo é com o posicionamento do câmbio em N ao parar no farol. Na minha opinião, ao trocar de D para N toda hora em todos os faróis, pode causar desgaste prematuro do câmbio. A gasolina é muito barata comparada a uma manutenção de câmbio. Claro que se o farol for daqueles de 5 minutos, melhor passar pra N mesmo. Outro detalhe que vale destacar é a banguela em túnel ou ladeira pra economizar. Câmbio automático usa-se com pouco contato da mão na manopla. Se você está a 60km/h e colocar em N e depois engrenar o carro ainda em movimento para D, também podem ocorrer danos na hora do engate ou até trancos que danificam os coxins. Não adianta: carro automático consome mais combustível que manual. Não tem jeito... De qualquer forma, a dica mais importante é a de como estacionar sem deixar o câmbio segurar o carro.
Abçs!!
mrb
Mensagens : 1267 Pontos : 1575 Data de inscrição : 28/10/2012 Localização : São Paulo
Assunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado Seg Set 29, 2014 8:40 pm
O pessoal que compra AT tem medo de mexer na alavanca. A alavanca e botões foram feitos para usar mesmo em movimento.
Bem colocado, não é para ficar mudando toda parada em Neutro, só em trânsito muito parado ou farol que dura uma eternidade.
Porem em declives ou situações de redução precisa sim por a mão na alavanca para fazer com que o câmbio trabalhe com freio motor pois em Drive( o carro fica solto e tende a sempre engatar a 4° macha)
Dependendo do declive leve precisa reduzir para 3°marcha apertando o botão de overdrive OFF Dependendo do declive moderado precisa reduzir para 2°marcha mudando a alavanca para 2 Dependendo do abismo precisa reduzir para 1°marcha mudando a alavanca para 1
Pode se fazer isso em movimento desde que respeite as velocidades máximas de cada marcha do câmbio AT, tudo é gerenciado eletronicamente para não danificar motor e câmbio nessas condições.
O mesmo pode e deve ser feito nas situações de subidas.
Outro detalhe é que o tiida tem uma faixa de rotação elevada para fazer o cutoff completo de combustível quando em freio motor. Descer em Drive muitas vezes a rotação fica baixa por estar em 4° marcha e só ira fazer o cutoff quando engatar uma 3° 2° ou 1° marcha. Alem de economizar combustível poupa o uso do freio
Última edição por mrb em Seg Set 29, 2014 9:16 pm, editado 2 vez(es)
Stanley Tesch
Mensagens : 13 Pontos : 17 Data de inscrição : 28/09/2014 Idade : 48 Localização : São Paulo
Assunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado Seg Set 29, 2014 8:56 pm
Ops, esqueci completamente que o Tiida tem ainda as marchas 3,2 e 1 que DEVEM ser usadas em situações que pedem mais força do motor. Concordo 100%!
Fato curioso: difícil ver alguém que use o câmbio automático de forma manual (quando disponível). A não ser com jipes, Pick-ups ou SUVs na lama, ou quando o veículo é equipado com "borboletas" no volante.
mrb
Mensagens : 1267 Pontos : 1575 Data de inscrição : 28/10/2012 Localização : São Paulo
Assunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado Seg Set 29, 2014 9:56 pm
Já vi também proprietários de carros AT que devido a delicadeza/medo de mexer na alavanca, muda muito devagar a alavanca para entrar e sair do PARK.
Quando sair do PARK para o Drive ou vice-versa não pode ser muito lento pois se não dá tempo da eletrônica comandar o engate e entrada da ré.
Se entrar a Ré e depois Park o câmbio também vai ficar segurando peso do carro.
Zorzi
Mensagens : 25 Pontos : 31 Data de inscrição : 19/08/2013
Assunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado Seg Nov 03, 2014 9:44 am
Ótimas dicas, mrb! Estou ainda me acostumando ao AT, mas nesses 3 dias de uso já tenho colocado em N em semáforos mais demorados. Imagino que ficar parado em Drive desgaste mais embreagem também, além do maior consumo de combustível? Abs e obrigado!!
Zorzi
Neko
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Assunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado Seg Nov 03, 2014 10:11 am
Zorzi escreveu:
Ótimas dicas, mrb! Estou ainda me acostumando ao AT, mas nesses 3 dias de uso já tenho colocado em N em semáforos mais demorados. Imagino que ficar parado em Drive desgaste mais embreagem também, além do maior consumo de combustível? Abs e obrigado!!
Zorzi
Com certeza gasta, não é bem igual, mas é como se vc estivesse parada em um sinal com pé na embreagem