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 Câmbio AT e seu uso adequado

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mrb



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MensagemAssunto: Câmbio AT e seu uso adequado   Sex Ago 30, 2013 7:40 pm

Devido as dúvidas do pessoal sobre como proceder com câmbio AT fiz esse primeiro vídeo com alguns detalhes de funcionamento.

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Stanley Tesch

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MensagemAssunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado   Seg Set 29, 2014 7:51 pm

Boa dica !!
Perfeita pra quem costuma colocar direto no Parking em uma ladeira e deixa dar aquela descidinha no qual o câmbio segura todo o peso do carro.
Só não tenho certeza se concordo é com o posicionamento do câmbio em N ao parar no farol. Na minha opinião, ao trocar de D para N toda hora em todos os faróis, pode causar desgaste prematuro do câmbio. A gasolina é muito barata comparada a uma manutenção de câmbio. Claro que se o farol for daqueles de 5 minutos, melhor passar pra N mesmo. Outro detalhe que vale destacar é a banguela em túnel ou ladeira pra economizar. Câmbio automático usa-se com pouco contato da mão na manopla. Se você está a 60km/h e colocar em N e depois engrenar o carro ainda em movimento para D, também podem ocorrer danos na hora do engate ou até trancos que danificam os coxins. Não adianta: carro automático consome mais combustível que manual. Não tem jeito...
De qualquer forma, a dica mais importante é a de como estacionar sem deixar o câmbio segurar o carro.

Abçs!!
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mrb



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MensagemAssunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado   Seg Set 29, 2014 8:40 pm

O pessoal que compra AT tem medo de mexer na alavanca. A alavanca e botões foram feitos para usar mesmo em movimento.

Bem colocado, não é para ficar mudando toda parada em Neutro, só em trânsito muito parado ou farol que dura uma eternidade.

Porem em declives ou situações de redução precisa sim por a mão na alavanca para fazer com que o câmbio trabalhe com freio motor pois em Drive( o carro fica solto e tende a sempre engatar a 4° macha)

Dependendo do declive leve precisa reduzir para 3°marcha apertando o botão de overdrive OFF
Dependendo do declive moderado precisa reduzir para 2°marcha mudando a alavanca para 2
Dependendo do abismo precisa reduzir para 1°marcha mudando a alavanca para 1

Pode se fazer isso em movimento desde que respeite as velocidades máximas de cada marcha do câmbio AT, tudo é gerenciado eletronicamente para não danificar motor e câmbio nessas condições.

O mesmo pode e deve ser feito nas situações de subidas.

Outro detalhe é que o tiida tem uma faixa de rotação elevada para fazer o cutoff completo de combustível quando em freio motor.
Descer em Drive muitas vezes a rotação fica baixa por estar em 4° marcha e só ira fazer o cutoff quando engatar uma 3° 2° ou 1° marcha.
Alem de economizar combustível poupa o uso do freio


Última edição por mrb em Seg Set 29, 2014 9:16 pm, editado 2 vez(es)
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Stanley Tesch

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MensagemAssunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado   Seg Set 29, 2014 8:56 pm

Ops, esqueci completamente que o Tiida tem ainda as marchas 3,2 e 1 que DEVEM ser usadas em situações que pedem mais força do motor. Concordo 100%!

Fato curioso: difícil ver alguém que use o câmbio automático de forma manual (quando disponível). A não ser com jipes, Pick-ups ou SUVs na lama, ou quando o veículo é equipado com "borboletas" no volante.

Smile
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mrb



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MensagemAssunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado   Seg Set 29, 2014 9:56 pm

Já vi também proprietários de carros AT que devido a delicadeza/medo de mexer na alavanca, muda muito devagar a alavanca para entrar e sair do PARK.

Quando sair do PARK para o Drive ou vice-versa não pode ser muito lento pois se não dá tempo da eletrônica comandar o engate e entrada da ré.

Se entrar a Ré e depois Park o câmbio também vai ficar segurando peso do carro.
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Zorzi



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MensagemAssunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado   Seg Nov 03, 2014 9:44 am

Ótimas dicas, mrb! Estou ainda me acostumando ao AT, mas nesses 3 dias de uso já tenho colocado em N em semáforos mais demorados. Imagino que ficar parado em Drive desgaste mais embreagem também, além do maior consumo de combustível? Abs e obrigado!!

Zorzi
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Neko

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MensagemAssunto: Re: Câmbio AT e seu uso adequado   Seg Nov 03, 2014 10:11 am

Zorzi escreveu:
Ótimas dicas, mrb! Estou ainda me acostumando ao AT, mas nesses 3 dias de uso já tenho colocado em N em semáforos mais demorados. Imagino que ficar parado em Drive desgaste mais embreagem também, além do maior consumo de combustível? Abs e obrigado!!

Zorzi

Com certeza gasta, não é bem igual, mas é como se vc estivesse parada em um sinal com pé na embreagem
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