PortalInícioCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
mrb

Pontos : 1553

MensagemAssunto: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Dom Jun 30, 2013 4:19 pm

Abaixo vídeo com os procedimentos para efetuar o diagnóstico e reparo no desembaçador traseiro com baixa eficiência.
Foi executado no NISSAN TIIDA mais serve como base para os outros NISSAN que utilizam o mesmo sistema.

Outra vez o NISSAN sofre com o mesmo mau que vem ocasionando diversos problemas elétricos.

Marco S08

Pontos : 70

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Seg Jul 01, 2013 12:44 pm

Se o botão não chega nem à ascender imagina o que pode ser mrb? ( já foi verificado os fusíveis )
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Seg Jul 01, 2013 1:40 pm

Marco precisa fazer o diangóstico seguindo desde o acionamento do botão, entrada do sinal na BCM, saída de comunicação da BCM para IPDM, fusíveis e relés da IPDM.

Marco se já fez esse teste da IPDM pra ver se há o acionamento do desembaçador por 10 segundos?
http://tiidaclube.forumeiros.com/t799-teste-do-modulo-ipdm-do-nissan-tiida#10320
Marco S08

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Dom Jul 07, 2013 11:09 am

mrb escreveu:
Marco precisa fazer o diangóstico seguindo desde o acionamento do botão, entrada do sinal na BCM, saída de comunicação da BCM para IPDM, fusíveis e relés da IPDM.

Marco se já fez esse teste da IPDM pra ver se há o acionamento do desembaçador por 10 segundos?
http://tiidaclube.forumeiros.com/t799-teste-do-modulo-ipdm-do-nissan-tiida#10320

Então mrb, só tive tempo esta final de semana para fazer o teste.

Agora não sei se a notícia é boa ou ruim, fiz o teste e vi pela primeira vez no meu carro aquele luzinha acesa!

Não da pra notar se o desembaçador funciona, mas pelo menos a luzinha ascende! O que poderia ser?
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Dom Jul 07, 2013 2:08 pm

Perfeito Marco
Com isso já deu para isolar diversos sistemas.
Não é o desembaçador
Não é o relé e fusíveis do desembaçador
Não é o módulo IPDM
Não é a comunicação da BCM com a IPDM pois houve o acionamento (indicador ligado no painel)

Seu problema esta no sinal de ligar o desembaçador que vai para o módulo BCM!
O ideal era medir com um multímetro se esta chegando o sinal no módulo BCM ao pressionar o botão do desembaçador.

Se tiver chegando o sinal na BCM:
Fica mais sério e complicado pois o módulo BCM pode estar com problema.

Se não tiver chegando o sinal na BCM:
Pode ser o próprio botão.
Pode ser algum mau contato no conector que sai do módulo AIR CONTROL
Pode ser fio rompido que sai do conector do AIR CONTROL e sinaliza a BCM

Seu ar condicionado é digital ou é o comun?

Marco S08

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Dom Jul 07, 2013 7:47 pm

O ar condicionado é comum. Mas o ar funciona perfeitamente mrb
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Dom Jul 07, 2013 10:15 pm

Se tem conhecimento de elétrica, uso de multímetro para medir tensão DC?

Vai precisar desmontar o porta luvas para acessar o módulo BCM para medir e testar um pino do módulo.
Se a BCM não estiver recebendo o sinal vai precisar desmontar o painel central para medir o circuito da chave do desembaçador.

Ou então leva em um auto elétrico para ele fazer essa pesquisa.

ATENÇÃO QUE ESTE PINO (9) DA BCM DEVE SER TESTADO APENAS COM MULTÍMETRO, NÃO PODE USAR CANETA DE POLARIDADE OU LÂMPADA DE TESTE.

Vou postar o esquema aqui.
Marco S08

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Seg Jul 08, 2013 12:17 pm

Brigadão pela força mrb,

Na verdade sou um pouco leigo sim!
Se der uma lida até consigo fazer, mas não tenho ferramentas.

O problema é achar um auto elétrico com esses conhecimentos!

No entanto, se pelo menos EU souber mais o menos o que fazer ainda posso orientar, ou no minimo supervisionar o serviço!

Marco S08

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Qui Ago 15, 2013 12:59 pm

Fala mrb, dia desses estava em uma loja de som e comentei sobre o desembaçador! O cara apenas mediu para mim o se chegava energia no botão. Pelo teste não chega! Pelo que eu entendi vou ter que pedir para um auto elétrico testar o pino da BCM certo?

Caso de sinal isto significa que tem algum relê ou algum fio zuado no meio do caminho?

Caso não pode ser a própria BCM ou pino? Ah solução para este caso?
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Qui Ago 15, 2013 1:52 pm

Marco conforme te passei seu carro não tem problema algum de alimentação, fusível e relé.
Lembra que falei para fazer o auto teste da IPDM e você viu que durante o teste acendeu a luz do botão?
Isso significa que o problema esta no botão ou na entrada da BCM.

Esse pino 9 da BCM precisa medir com um multímetro.
(NÃO USE CANETA DE POLARIDADE OU LÂMPADA DE TEST POIS AI SIM VAI QUEIMAR DE VEZ A BCM POIS VAI ENTRAR 12Vdc no lugar que funciona com 5Vdc)

PINO 9 DA BCM:
5Vdc com o botão sem estar pressionado
0Vdc com o botão pressionado

Marco S08

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Sex Ago 16, 2013 1:09 pm

Bom mrb, primeiro já peço desculpas pelas perguntas repetitivas, como disse sou leigo no assunto!

Uma hora eu entendo rs.

Bom, relendo aquele post que você comentou os possíveis problemas, podemos anulas o botão certo?

O cara desmontou o painel central e com uma caneta de polaridade ( não conheço bem ferramentas de elétrica, mas ao tocar algo ascendia uma luzinha na ponta da caneta por isso acho que é ) e ao tocar alguma coisa atras do painel a luz ascendia e a luz do botão também!

Então o próximo passo é olhar a BCM né!

mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Sex Ago 16, 2013 1:47 pm

Cara se for mexer na BCM pede ou exija para medir apenas usando um multímetro na escala de Volts DC.

Tem certas funções da BCM que opera com somente 5Vdc e a tal caneta é ligada em 12Vdc e da um pouco de retorno de 12Vdc na agulha de medição.

Se te falarem que é problema de alimentação mostre o auto teste da IPDM a qual a mesma aciona normalmente o desembaçador.
Elber

Pontos : 128

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Sex Set 06, 2013 2:14 pm

Conseguiu resolver o problema Marco S08? Meu carro tem extamente o mesmo problema.
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Sex Set 06, 2013 4:04 pm

Elber você fez o teste da IPDM para saber se tambem liga a luz do desembaçador durante o teste?
Elber

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Sex Set 06, 2013 4:05 pm

Fiz, ela liga sim.
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Sex Set 06, 2013 4:55 pm

Então esta com o mesmo problema Very Happy 
Marco S08

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Sex Set 06, 2013 11:51 pm

Fala Elber, então cara ainda não! Não tive tempo para levar a um bom auto elétrico! Mas se por acaso resolver antes de mim, nos avise por favor!

Abç
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Sab Set 07, 2013 7:25 am

Eu nunca removi o painel analógico do tiida que tem uns cabo de aço para remover, não sei se é simples de remover e instalar esse tipo.
Só desmontei o meu digital que é apenas chicote elétrico.

Marco você que levou no auto elétrico, após desmontar as molduras.... o painel do ar condicionado saí fácil para fora ou tem acesso para visualizar e medir o conector elétrico?
Elber

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Qui Set 12, 2013 9:15 pm

Marco, eu tb não consegui levar no auto elétrico ainda. Nem conheço um bom... Se resolver o problema não deixe de postar aqui.

Aproveitando, vcs que são de SP, conhecem um mecânico bom pra fazer uma revisão legal no carro?

[]´s
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Sex Set 13, 2013 1:32 pm

Se tiver muito complicado passa um tel via mensagem e eu vejo um dia para desmontar/verificar e fazer um orçamento para arrumar caso seja problema no painel.
Parece que a nissan só vende o painel todo do AC, não tem subpartes para comprar.

Só complica mesmo se for problema interno na BCM.
pamontezano

Pontos : 19

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Dom Dez 29, 2013 5:38 pm

ola amigos, estou com o mesmo problema... aguardando a luz!!! rs
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Dom Dez 29, 2013 7:34 pm

pamontezano se fez o teste da IPDM para ver se há o acionamento do desembaçador por 10 segundos?
http://tiidaclube.forumeiros.com/t799-teste-do-modulo-ipdm-do-nissan-tiida
pamontezano

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Dom Dez 29, 2013 8:41 pm

fiz veio... agora top preocupado...
pamontezano

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Dom Dez 29, 2013 8:42 pm

a luz acendeu como dos amigos ai...
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Seg Dez 30, 2013 5:53 pm

Ai só testando somente com um multímetro igual descrevi para o pessoal.
O pior caso é a entrada do módulo BCM estar danificada.

O seu ar cond também não é digital?
pamontezano

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Qua Jan 08, 2014 6:32 pm

opa!! desculpe a demora!!! outro dia resolvi desmontar os forros traseiros pra ver se tinha algum fio solto mas tava tudo no lugar... pra não perder o frete, aproveitei e desconectei tudo e joguei um liquio mágico que serve pra quase td nessa vida, conhecido vulgarmente como wd40 e qual não foi minha surpresa ao remontar e fechar td quando acionei o desembaçador e .. voilá!!!!... voltou a funcionar... nao entendi nada mas agora que funcionou não mexo mais rss....
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Qua Jan 08, 2014 7:04 pm

Estranho pois a parte de trás não tem nada a ver com o acionamento, mesmo porque quando você fez o teste da IPDM o mesmo já estava ligando e funcionando a parte de potência.
pamontezano

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Ter Jan 21, 2014 2:00 pm

tb nao entendi naa... mas como doria o sábio Chicó..
"nao sei, só sei que foi assim..."
Leonardo Paz

Pontos : 1

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Qua Dez 30, 2015 6:40 am

Olá, sei que o post é meio antigo, mas tenho algo parecido. Na verdade é mais uma Dúvida.
Peguei meu tiida faz uma semana, é um 2009 S. Gostaria de saber se há alguma dependência para
o acionamento do desembaçador traseiro, ou se ao girar a chave e clicar no botão, ele já deve acender?

Quando cliquei a primeira vez no meu não acendeu. Tava com o a/c ligado no frio, e a chave
estava no ar e não na circulação.

Com eu estava dirigindo, minha esposa começou a mexer, passando pro quente,
pra função de desembaçador dianteiro e do nada ela clicou e ligou a luz do desembaçador traseiro.

Então essa é minha dúvida. Ele tem algum termostato que só liga com o vidro em determinada
temperatura, ou só se ta na função de circulação ou algo assim?

Desde já grato!
mrb

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   Sex Jan 01, 2016 6:58 am

Que eu saiba é independente, única coisa que tem é que o desembaçador desliga automaticamente após alguns minutos.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro   

Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Diagnóstico e reparo do desembaçador traseiro
» Desembaçador traseiro x fusíveis
» Insulfilm e desembaçador traseiro
» Luz interruptor Desmbaçador Traseiro
» [DÚVIDA] - Diagnóstico geral sobre falhas e falta de força. O q fazer?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tiida Clube - Oficial - BR :: Espaço reservado aos membros :: Faça você mesmo (How-To)-
Ir para: